Carros eléctricos prestes a chegarem

Os primeiros custam menos...

Renault Twizy Z.E.
Já é possível fazer a reserva ou encomenda de um dos novos modelos que a partir do final deste ano, inícios de 2011 começam a rolar em estradas nacionais. Os primeiros 5000 compradores particulares terão 5000 euros de desconto a menos que os cofres do Estado fiquem sem dinheiro. Ainda assim, bem vistas as coisas, os "eléctricos" da Carris vão continuar a ser os mais acessíveis aos bolsos dos portugueses...

Renault Fluence Z.E.
Os primeiros modelos familiares com motor exclusivamente eléctrico, produzidos por construtores automóveis conhecidos e consagrados, deverão começar a chegar ao mercado português no final deste ano, princípio de 2011. A precisão de frase anterior - "modelos familiares eléctricos" e "construtores consagrados" - deve-se ao facto de há alguns anos serem comercializados em Portugal pequenas viaturas de 2 lugares, com autorização para circularem nas estradas nacionais, além de bicicletas com motor e scooters, provenientes de fabricantes com nomes menos "sonantes".


Mitsubishi i-MiEV
Não é portanto desses que se trata, mas sim de carros com 4 ou mais lugares como o Mitsubishi i-MiEV e seus homónimos Peugeot iOn e Citroën C-Zero, ou o Nissan Leaf, cujas baterias são produzidas em Portugal. Contudo, em 2011 e 2012, caberá à francesa Renault dispor da gama mais completa, com 4 modelos Z.E. (Zero Emissões): o familiar Fluence, o utilitário Zoe, o comercial Kangoo Express Z.E. e um dois lugares que será concorrente do Smart eléctrico, o Twizy. Fluence e Express já têm preços anunciados. Custarão respectivamente 26620 e 24200 euros, com IVA de 21%, mas a este valor deverá sempre acrescentar-se o aluguer mensal da bateria, 79 euros no Fluence e 87 no Kangoo.

Nissan Leaf
Desde o início associado ao projecto português Mobi-E (projecto de mobilidade eléctrica que passa pela instalação de uma rede de postos de carregamento e outras condições de incentivo à utilização de viaturas eléctricas), o Nissan Leaf também já têm um preço recomendado de venda ao público: 30200 euros. Os concessionários estão igualmente a aceitar a pré-reserva do carro, cuja entrega está agendada para o primeiro trimestre de 2011.


Peugeot iOn
Peugeot, Citroën e Mitsubishi ainda não anunciaram o preço final e a modalidade de venda (aluguer ou venda das baterias), mas já é igualmente possível fazer uma reserva sem compromisso. Por força da menor autonomia que estes modelos dispõem (no máximo 300 km, necessitando de pelo menos meia hora para um carregamento parcial das baterias ou seis, em média, para o carregamento total) a Peugeot criou um serviço complementar de aluguer de veículos convencionais (a gasolina ou diesel) destinado aos proprietários do iOn que tenham a necessidade pontual de um veículo com maior autonomia, lotação ou capacidade de carga.

Renault Zoe Z.E.
Recorde-se que o Estado português prevê "oferecer" 5000 euros aos primeiros 5000 compradores particulares (desconhecendo-se se a dedução deste valor é feita no acto de compra ou será atribuído de forma parcial), a que se pode ainda acrescentar o incentivo ao abate de viaturas antigas, se tal continuar contemplado no próximo Orçamento do Estado. Às empresas beneficiarão de outro tipo de deduções fiscais.

Renault Kangoo Express Z.E.

Citroën C-Zero


1 comentário:

  1. O aluguer de carros é uma boa opção desde que não aluguemos carros que não condizem com poupança.

    ResponderEliminar