APRESENTAÇÃO Opel Astra 1.7 CDTI ecoFLEX

Reivindica o facto de ser o Astra mais económico de sempre. Chega agora a Portugal com um consumo médio de apenas 3,7 l/100, graças a um motor diesel que dispõe de regeneração de energia na travagem e sistema Start/Stop. Com a aerodinâmica revista visando a optimização dos consumos e uma nova gestão térmica do motor, tem um preço de 25.150 € para um nível de equipamento completo.

Com emissões de 99 gramas de CO2 por quilómetro, o Opel Astra 1.7 CDTI ecoFLEX de cinco portas destaca-se, mesmo assim, por não sacrificar as performances em favor das emissões ou da economia de combustível.
Os 130 cv situam-no num patamar francamente superior face à potência média de 105 cv de outros familiares compactos criados mediante a filosofia de baixas emissões. Conjugado a isso, um binário máximo de 300 Nm, proporciona índices superiores de performance e dinâmica de condução. A velocidade máxima é de 201 km/h e 11,2 segundos é quanto leva a cumprir os típicos 0 aos 100 km/h.
Os componentes aerodinâmicos activos, o evoluído sistema de regeneração da energia na travagem e a redução da resistência ao rolamento permitem, em conjunto com a apurada gestão térmica do motor, reduzir significativamente o consumo de combustível (menos 0,8 l/100 que o 1.7 CDTI de base, ou 17 por cento) e baixar as emissões de dióxido de carbono (um corte de 20 g/km).
O consumo urbano anunciado é de 4,3 litros.


Proposta competitiva


Este novo Opel Astra 1.7 CDTI ecoFLEX está disponível no mercado português no nível de equipamento Enjoy.
O equipamento de série inclui ar condicionado, vidros eléctricos, fecho centralizado de portas, chassis desportivo rebaixado, rádio com leitor de CD e ficheiros MP3 com entrada AUX para dispositivos portáteis, entre muitos outros.
No capítulo da segurança, o modelo está equipado com Programa Electrónico de Estabilidade (ESP), sistema de travagem anti-bloqueio (ABS) e com airbags frontais, laterais e de cortina.
Equipado com uma caixa de seis velocidades de atrito reduzido, específica para este modelo, possui ainda uma luz indicadora de mudança de velocidade e um “económetro”, ambos situados no ecrã entre o conta-quilómetros e o velocímetro. Possui ainda luzes diurnas em led.
Um deflector de ar activo integrado na grelha dianteira optimiza a aerodinâmica do automóvel e a gestão térmica do motor. Com a função de fazer variar o volume de entrada de ar no compartimento do motor, este deflector abre quando o automóvel circula a baixa velocidade ou no caso de maior esforço do motor, como em subidas, situações que causam o aumento da carga térmica do motor. A velocidades mais elevadas, o deflector activo fecha e direcciona o fluxo de ar para os contornos da carroçaria.
A altura reduzida da carroçaria ao solo e os pneus 215/60 R 16 ou 225/50 R17, de baixo atrito, são outros contributos.


Nova injecção directa e novo turbocompressor


O novo sistema de injecção efectua até oito injecções a alta pressão (1800 bar) por cada ciclo do motor, o que, a par da redução da taxa de compressão, melhora o controlo do processo de combustão, com influência significativa na redução dos consumos de combustível. Neste processo intervém igualmente o novo turbocompressor de geometria variável, equipado com sensor adicional de informação relativa à posição das pás da turbina, assegurando extrema precisão no controlo da pressão de sobrealimentação.


Gestão térmica do motor


Com o objectivo de reduzir consumos e emissões, o motor recebeu importantes alterações ao nível da configuração dos pistões. O atrito dos componentes internos do motor foi reduzido, conseguindo-se simultaneamente uma maior resistência ao desgaste. Para isso, as guias das válvulas e os pinos dos pistões recebem um revestimento à base de diamantes sintéticos.
O colector de admissão construído em plástico atribui maior eficiência ao processo de combustão, papel repartido com o controlo electrónico variável da preparação da mistura.
A elevada precisão do controlo da combustão no motor 1.7 CDTI ecoFLEX é garantida pelos sensores de pressão nos cilindros, incorporados nas velas incandescentes (tecnologia CleanTech). Com esta configuração, a combustão é efectuada no ponto ideal do curso do pistão.


Tecnologia Start/Stop


O sistema Start/Stop é um importante contributo para a redução dos consumos de combustível, emissões de gases de estufa e níveis de ruído nos centros urbanos. O processo desliga o motor ou coloca-o em funcionamento de forma automática e instantânea, enquanto uma bateria de elevado rendimento assegura a fiabilidade máxima do sistema Start/Stop.
Durante a fase “autostop” o conforto e a segurança dos passageiros mantém-se, já que a climatização, a direcção assistida e a travagem permanecem em funcionamento. O sistema Start/Stop pode ser desligado pelo condutor, bastando pressionar o interruptor
“eco” situado na consola central.
Um sistema de recuperação de energia na travagem do Astra 1.7 CDTI ecoFLEX permite gerir de forma ideal a energia eléctrica. Quando o automóvel está em desaceleração, a energia cinética é recuperada através de um alternador especial que efectua a conversão da energia do movimento em electricidade. A corrente eléctrica gerada é armazenada na bateria. Isto acontece de forma automática quando o condutor levanta o pé do pedal do acelerador ou pressiona o pedal de travão.
Quando a bateria tem carga suficiente, a alimentação dos órgãos consumidores de electricidade é efectuada pela energia eléctrica acumulada na bateria. A diminuição do esforço do motor, através da redução da força exercida pelo alternador, permite poupar combustível e atenuar emissões. As luzes de condução diurna de LED auxiliam igualmente na redução do consumo energético.


Texto elaborado com base no documento distribuído pelo Departamento de Comunicação da marca


Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Pretende saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários