APRESENTAÇÃO: Škoda CITIGO

É a estreia da marca checa no segmento dos pequenos compactos citadinos. Com elevados padrões de segurança, design atraente, económicos motores a gasolina e carroçarias de três ou cinco portas, o Citigo possui um comprimento de 3,56 metros. A comercialização na Europa está agendada para o início do Verão de 2012.
Apesar da sua pequena dimensão, oferece um amplo espaço interior, é ágil e económico. Com o Citigo, a ŠKODA alarga o seu público-alvo ao segmento dos compactos, numa altura em que cresce a procura de carros pequenos, com reduzidos consumos de combustível, de baixo preço e reduzidos custos de manutenção.
O design típico da marca checa está bem patente na parte dianteira, nomeadamente na grelha com uma moldura cromada e nos grupos ópticos.
Nisso difere dos mesmos automóveis comercializados com as marcas VW e Seat, todas do universo do mesmo grupo construtor alemão. 
Com apenas 3,56 metros de comprimento, 1,65 metros de largura e 1,48 metros de altura, os principais grupos-alvo são os condutores jovens e famílias numa faixa etária jovial.


Capacidades e equipamento


Dependendo de cada mercado, o Citigo será oferecido até quatro níveis de equipamentos distintos: Easy, Active, Ambition e Elegance.
Seguindo o seu lema de "Cidade Inteligente”, o Citigo é o carro ideal para circular em percursos urbanos e em estrada. Oferece um espaço interior surpreendentemente generoso, beneficiado por uma distância entre eixos de 2,42 metros.
Com lotação para quatro passageiros, o volume da bagageira é de 251 litros, e pode atingir expressivos 951 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
Além da disposição clara e precisa de toda a instrumentação e de apoios de cabeça dianteiros integrados nos respectivos bancos, o design interior inclui numerosos compartimentos de arrumação, suportes para copos e sistemas multimédia, bem como bolsas de arrumação nas partes laterais dos bancos dianteiros.
Um gancho de bolsa especial está integrado no mecanismo de abertura do porta-luvas, enquanto na parte central do tablier um suporte integra um monitor com variadas funções (navegação, comando do sistema áudio, telefone, etc). Na bagageira, uma grelha permite a melhor arrumação vertical e um conjunto de redes impede o deslizamento de pequenos objectos soltos.


Funcionalidade e segurança


O veículo dispõe de uma série de soluções para oferecer um conforto total. Na versão de três portas, o sistema de "easy entry" permite um fácil acesso aos bancos traseiros. Também o banco dianteiro do passageiro pode ser movido e dobrado para a frente para garantir um acesso ainda mais fácil e cómodo aos bancos traseiros.
Pela primeira vez, um veículo da ŠKODA possui airbags laterais dianteiros para uma eficaz protecção da zona da cabeça e do tórax do condutor e do passageiro da frente. Juntamente com uma série de outros itens, este sistema integra um pacote de segurança impressionante para este segmento. Além disso, a segurança activa é reforçada pelo “City Safe Drive", um novo sistema de assistência de travagem baseado num sensor laser que é activado automaticamente a uma velocidades abaixo de 30 km/h para identificar o perigo de uma eventual colisão.
Dependendo da velocidade e da situação do tráfego, esta solução automática de travagem pode impedir completamente uma colisão ou, pelo menos, reduzir a sua gravidade. O risco de colisão com o carro da frente é, portanto, reduzido de uma forma significativa em tráfego de cidade.
Juntamente com o Volkswagen up! e o Seat Mii, o Citigo é actualmente o único veículo deste segmento a oferecer esta funcionalidade de travagem de emergência.


Motores a Gás


Duas novas motorizações a gasolina de 3 cilindros e 1.0 litros de cilindrada irão estar disponíveis na fase de lançamento, com potências de 60 Cv (44 kW) e de 75 Cv (55 kW). Os motores e a transmissão foram projectados para oferecer a melhor economia de combustível. Por exemplo, a super-económica versão Green possui um consumo médio de 4,2 l/100 km e 4,3 l/100 km, respectivamente, com emissões de CO2 de 97 e de 99 g/km.
Já nas versões “normais” o consumo médio de combustível e as emissões de C02 continuam a exibir valores extremamente baixos: 4,5 l/100 km e 105 g/km no bloco menos potente e 4,7 l/100 km e 108 g/km na motorização mais musculada.
Apesar de se tratar de motorizações de 1.0 litros atingem um elevado binário máximo desde os baixos regimes de rotação. O motor 1.0 MPI é utilizado como plataforma para unidades com combustíveis alternativos, tais como o GNC (Gás Natural Comprimido) em que o valor de emissões C02 é a partir de 79 g/km.
A caixa manual de cinco velocidades está disponível a partir do lançamento, mas, algum tempo depois, disporá também de uma transmissão automática de cinco velocidades.




(texto elaborado com base em documento do Departamento de Comunicação da marca)

Sem comentários