APRESENTAÇÃO: Suzuki Swift Sport 1.6 VVT/136 cv

É o mais desportivo da gama Swift, ou não contasse com 136 cavalos para animarem uma carroçaria compacta, equilibrada a preceito e com excelente maneabilidade. Apesar das elevadas prestações, o motor a gasolina 1.6 promete consumos comedidos, de apenas 6,4 l por cada 100 km e emissões de CO2 de 147 g/km. Assim é o Swift Sport, já disponível por 20.800 euros, em exclusivo na carroçaria de 3 portas e com amplo equipamento de série.
Resumidamente, o novo Suzuki Swift Sport, disponível somente no “3 portas”, viu a carroçaria crescer 12 centímetros no comprimento, alargou as vias dianteira e traseira e ganhou meio centímetro na distância entre eixos. Uma frente mais vincada, a grelha de maiores dimensões, as jantes exclusivas de 17 polegadas, um “spoiler” e saias laterais reforçam a imagem desportiva do exterior, aparência que, no interior, é vincada pelos bancos desportivos, pedais em aço inoxidável e volante multifunções de três raios e forrado a pele.
Mecanicamente ganhou 11 cavalos, reforçou o binário, obteve nova caixa manual de seis velocidades e diminui em mais de meio litro o consumo médio.
Mas vamos aos pormenores:

Design exterior

Dominada por uma grelha de maiores dimensões, na secção dianteira ressalta a inserção dos faróis de nevoeiro e das ópticas HID nos flancos. Pilares A e B pintados de negro, exclusivas jantes de liga leve com pneus 195/45 R17, um marcante “spoiler” traseiro e saias laterais que ajudam a diminuir a sua altura ao solo, reforçam-lhe a desejada imagem desportiva. E isso completa-se com o novo desenho cilíndrico das ópticas traseiras, com as duas ponteiras de escape e o difusor metálico a acrescentarem uma certa agressividade atlética.

Design Interior

Menos significativas foram as alterações interiores, embora os bancos desportivos e os pedais em alumínio cheguem para distinguir a versão.
Os bancos dianteiros, mais arredondados e confortáveis, integram almofadas de assento e encostos com apoio nos flancos, envolvendo o piloto e mantendo-o seguro em curva. As costuras em vermelho nos bancos, no volante e no topo da alavanca da caixa intensificam a sensação desportiva, acompanhando o aspecto estilizados dos mostradores da instrumentação, com aros metalizados de maior dimensão.
Um “display” informativo complementa os manómetros do nível de combustível e da temperatura da água.
O volante de três raios é ajustável em altura e inclinação.

Dimensões

O comprimento de 3,89 metros denuncia 12 centímetros a mais do que o seu antecessor, sendo ainda quatro centímetros maior do que os derivativos convencionais da gama Swift. Isso deve-se sobretudo devido às diferentes configurações dos pára-choques dianteiro e traseiro, conservando, ainda assim, a estrutura compacta, maleável e ágil que lhe permite fôlego até mesmo nas estreitas ruas de uma qualquer cidade.
Com uma largura de 1.695 milímetros e uma altura de 1.510 milímetros, as vias mais largas e a distância entre eixos curta acentuam o prazer e a eficácia da sua condução.
Existiram naturais preocupações em melhorar e tornar mais seguro o seu desempenho, reforçando a rigidez da suspensão, aumentando o diâmetro dos rolamentos das rodas e aumentando a resistência dos braços de suspensão traseira, especialmente concebida para o efeito.

Motor/Transmissão

A intenção de aumentar a potência e, simultaneamente, reduzir os consumos, levou a alterações na admissão de combustível e na escolha de uma nova caixa de seis velocidades.
Assim, o mesmo motor de 1,6 litros, a gasolina, da geração anterior, viu a potência crescer 11 cv para os 136 cv e o binário aumentar dos anteriores 148 Nm para 160 Nm.
Esse aumento de desempenho foi obtido, principalmente, através da melhoria do processo de carga dos cilindros, da eficiência da admissão e escape e da maior elevação das válvulas. O comando de válvulas variável na admissão e um colector de admissão variável garantem também um fluxo de ar melhorado.
Os consumos viram-se reduzidos dos 7,0 para os 6,4 l/100km, enquanto as emissões de CO2 são agora 147 g/km.
Por fim, uma cura de “emagrecimento” tornou-o 15 kg mais leve do que o seu antecessor, apesar do lote de equipamento disponível. É um dos automóveis mais leves do seu segmento.

Equipamento

Fazem parte do equipamento de série do Swift Sport os sete airbags (incluindo o airbag de cortina e airbag de joelho para o condutor), o Programa Electrónico de Estabilidade (ESP®) e ABS com distribuição electrónica da força de travagem (EBD), assistência à travagem e duas fixações ISOFIX no banco traseiro.
Integra também várias soluções de conforto: bancos desportivos exclusivos, pedais em aço inoxidável, vidros eléctricos, volante em couro, controlo automático da climatização, “cruise control” e um sistema áudio com rádio CD, entrada USB e “kit” mãos-livres Bluetooth®, para além de comandos no volante.
Adicionalmente, o Sport Swift tem, de série, faróis com projectores HID regulação em altura automática e sistema de lavagem de faróis, sensor de luminosidade, faróis de nevoeiro, retrovisores exteriores rebatíveis com regulação eléctrica e aquecimento, jantes de liga leve de 17 polegadas e um escape desportivo com dupla saída de escape, além do “spoiler” montado no tejadilho, na cor da carroçaria.


(elaborado com base em documento distribuído pelo Departamento de Comunicação da marca)

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários