APRESENTAÇÃO: Nissan GT-R “Track Pack”, 550 cv e menos de 3 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h

Aproveitando o lançamento de uma versão especial e musculada capaz de elevar as exigências dinâmicas a um novo patamar, recorda-se este super-desportivo do século XXI que recupera uma designação cara à marca japonesa. Lançado em 2007 continua a ser, provavelmente, o veículo de elevado desempenho mais bem-sucedido e tecnologicamente avançado já alguma vez produzido. Por causa disso é também um dos mais rápidos do mundo, apesar de não se inibir de proporcionar uma condução acessível e segura. Esta versão GT-R Track Pack acrescenta, a tudo isto, um conjunto de características desenvolvidas especificamente para este espantoso superdesportivo da Nissan. Destinado aos que desejam uma condução ainda mais exigente, vamos de seguida perceber como foi possível melhorar o que já era bom.
Característica responsável pelo elevado desempenho do GT-R é o avançado sistema de tracção permanente às quatro rodas, de uma terrível eficácia a garantir tracção e aderência em curva. Este sistema de tracção às quatro rodas utiliza um diferencial intermédio 4WD independente, uma solução única e inédita no mundo automóvel.
Outro responsável é motor Nissan V6 twin-turbo de 3,8 litros estreado neste Nissan GT-R, capaz de assegurar óptimos consumos e baixas emissões. Inicialmente com 480 cv e um binário máximo de 588Nm, das 3.200 até às 5.200 rpm, melhoramentos recentes fizeram subir ainda mais estes valores (ver mais adiante).
Outro factor que contribui para o excelente e boa rentabilidade energética deste modelo reside na carroçaria leve que utiliza um novo conjunto de características construtivas desenvolvidas pela Nissan, designada por Premium Midship, e que é formada por alumínio fundido, fibra de carbono e aço leve de características mecânicas específicas.
Ou ainda o extraordinário coeficiente aerodinâmico, líder da classe, com apenas 0,27.

Controlo visual e afinações para um desempenho melhorado

A caixa de seis velocidades de embraiagem dupla garante troca de velocidades excepcionalmente rápidas e a facilidade de conduzir, em modo completamente automático, melhora o conforto da condução.
Para melhorar a segurança, o Nissan GT-R dispõe ainda de grandes discos ventilados e travões Brembo, bem como de uma suspensão cujo amortecimento pode ser ajustado manualmente, através de simples interruptores no painel de instrumentos. Igualmente ajustáveis podem ser os controlos electrónicos de tracção e estabilidade.
Além disso, como é óbvio, possui o multifuncional visor LCD central de 7 polegadas do GT-R, desenvolvido em conjunto com a Polyphony Digital Inc., criadora da série Gran Turismo para a Sony Playstation.
Tudo isto complementado com um painel gráfico no interior, ao melhor estilo das consolas para jogos. Neste multifuncional visor LCD central de 7 polegadas, desenvolvido em conjunto com a Polyphony Digital Inc. (criadora da série Gran Turismo para a Sony Playstation), não falta um medidor de força “G” para mostrar as forças laterais (de aceleração e travagem) e transversais (em curva). O condutor tem ainda acesso a dados mecânicos como a temperatura e a pressão do óleo e o impulso do turbo.
Não é difícil de adivinhar que muitos outros pormenores tiveram que ser tidos em conta, num carro que facilmente atinge mais de 300 km/h. O conforto e comodidade dos ocupantes, passando por coisas tão simples como a capacidade de conseguir abrir e fechar os vidros em velocidades até 250 km/h.

Um GT-R ainda mais potente, dinâmico e exigente

Ora se tudo isto já é demais para o comum dos mortais, a Nissan resolveu elevar ainda mais a fasquia ao lançar a versão “GT-R Track Pack”.
Como a própria designação indica, é um carro muito próximo da versão de competição, especialmente centrado no desempenho em circuito.
Além de uma suspensão desenvolvida pela Nissan, Bilstein e NordRing Corp, o sistema de arrefecimento dos travões foi melhorado e passou a incluir um novo deflector dianteiro com conduta de ar de carbono.
O GT-R Track Pack beneficia igualmente das actualizações recentemente introduzidas no GT-R MY2012. As alterações feitas no motor de 3.8 litros twin turbo V6, montado à mão, fizeram a potência subir para 550 CV às 6.400 rpm e o binário máximo subiu para 632 Nm, estando disponível entre as 3.200 e as 5.800 rpm.
Ao utilizar o modo R-Start de série, o desempenho de arranque é espantoso: a aceleração dos 0-100 km/h é de apenas 2,8 segundos com condições ideais de pista!
Um pacote opcional de deflector traseiro de carbono e silenciador de escape em titânio não impede a circulação em estrada destre “monstro”, apresentando ainda os mesmos requisitos de manutenção e garantia do GT-R padrão, com excepção do escape opcional.
Garantias distintivas face à versão “civil” do GT-R são as jantes de liga leve Spec-V da Rays e o logótipo interior “Track Pack” personalizado.
Naturalmente desenvolvido para aumentar o desempenho - afinal, é mais leve, mais rápido e ostenta um chassis afinado para pista com uma capacidade de travagem melhorada -, o GT-R “Track Pack” viu alterada a taragem das molas e dos amortecedores ajustáveis e a suspensão tão afinada, quanto possível, para o comportamento de um carro de pista.
Pneus “run-flat” Dunlop SP MAXX GT600 DSST CTT de 20 polegadas, insuflados com azoto, montam jantes RAYS de liga leve com seis raios, de um acabamento em cor cromada em quartzo preto especial.
Guias de ar e condutas de arrefecimento dos travões adicionais ajudam a reduzir as temperaturas dos travões em cerca de 50 graus durante a utilização em pista.

Interior especial, à medida das novas exigências

O interior também foi abrangido pelo tratamento Track Pack, manifestamente visível na remoção dos bancos traseiros, de modo a reduzir 14 kg ao peso total.
Os bancos dianteiros desportivos parcialmente em pele possuem uma cobertura especial para aderência adicional em curvas apertadas. Este tecido, com elevada resistência à fricção, cobre a superfície de ambos os bancos e “cola-se” às roupas vestidas pelo condutor e passageiro, de modo a mantê-los na devida posição aquando da condução em pista.
Embora o GT-R Track Pack tenha sido criado para percorrer circuitos como Nürburgring o mais rapidamente possível, este super desportivo da Nissan continua a ser completamente legal para a utilização em estrada. Para que os clientes possam desfrutar do GT-R tanto em estrada como em pista, os amortecedores podem ser ajustados para uma afinação mais suave com um simples toque num interruptor, assegurando que o GT-R Track Pack pode ser utilizado diariamente.
Como se não bastasse, este GT-R possui a mesma cobertura de garantia que os GT-R “normais” e requer a mesma manutenção periódica, excepto se o seu proprietário optar por incluir o pacote opcional.
Este pacote - a única opção disponível para o GT-R Track Pack - inclui um deflector traseiro de carbono montado na tampa da bagageira (a mala mantém os 315 litros de capacidade) e um silenciador de escape feito em titânio. Este último, para além de reduzir ainda mais o peso, também proporciona um desempenho soberbo a altas temperaturas.
Contudo, o escape de titânio requer uma manutenção especial antes e depois da utilização em pista.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários