Mercado automóvel em Portugal acentua queda em Agosto

Não adianta voltar a falar das razões que fizeram prosseguir a queda das vendas de veículos ligeiros em Portugal no mês de Agosto, agravando os números que se vêem acumulando desde o início de 2012. Apesar do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho ter apontado uma razão (estapafúrdia) para o facto: os portugueses estão a guardar o dinheiro que (não) têm, em vez de comprar carros novos! Dessa forma, quem não comprou carro novo, entregando praticamente metade desse valor em impostos para o Estado, é que é o responsável pelo actual estado das contas públicas portuguesas. Só faltou acrescentar “e quem não andou mais, para gastar mais em combustível”. Brilhante, sim senhor! Confira ainda quem são as marcas que mais vendem em Portugal.


Toda a gente sabe e um economista tem razões para conhecer melhor, o enorme peso que o mercado automóvel português tem nas contas do Estado.
Se acrescentarmos os dinheiros provenientes de impostos das empresas e dos trabalhadores do sector (incluindo fabricantes ou o retalho de peças e acessórios) e dos combustíveis, quase que se pode afirmar que ele é responsável por quase 50% do PIB português.
Segundo dados da ACAP, em Agosto de 2012 o mercado de automóveis ligeiros de passageiros registou uma nova queda que se situou em 33,1% por cento. E os (apenas) 5.443 veículos comercializados mais não fizeram do que acentuar a queda registada, desde o inicio do ano face ao mesmo período de 2011, da ordem dos 40,4%...
Em termos acumulados, no período acumulado de Janeiro a Agosto de 2012, as vendas de automóveis ligeiros de passageiros situaram-se nas 68.103 unidades.
Em termos de impostos, isso representa uma diminuição de 45,1% do Imposto Sobre Veículos (ISV), até Julho de 2012, além de colocar sérias dificuldades às empesas do sector que, naturalmente, irão traduzir-se em mais falências e mais desemprego. Com custos agravados daí resultantes.
Eis a tabela dos números distribuídos por marcas:


Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários