APRESENTAÇÃO: Nissan Leaf Nismo RC

Imagine-se um carro de corridas. Um pequeno desportivo capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 7 segundos ou de atingir uma velocidade máxima próximo dos 150 km/h. Pouco impressionante não é verdade? Mas se esse carro for totalmente eléctrico e derivado de uma versão de produção? Claro que para o construir os engenheiros limitaram-se a aproveitar o nome, parte das formas, tiveram que alterar a disposição mecânica e reduziram o peso total a menos de uma tonelada. Desde a sua estreia que o Nissan Leaf Nismo RC tem atraído multidões em salões internacionais ou em provas desportivas míticas, como as 24 Horas de Le Mans, em França, ou o Festival de Velocidade de Goodwood no Reino Unido. Foi mesmo o primeiro automóvel de corridas, 100% eléctrico, a concluir uma subida cronometrada na famosa Hill Climb deste icónico evento. Descubra mais sobre este modelo e perceba o que representa o espírito Nismo.

Nissan/Prince Skyline 2000GT (S54)
Há quase 50 anos, os engenheiros da Nissan tiveram uma ideia simples para tentar aumentar as vendas tirando partido dos desportos motorizados: instalarem um motor poderoso num sedan japonês comum.
Pegaram então no bloco de seis cilindros e 2.0 litros do Gloria, uma berlina luxuosa de grandes dimensões, e colocaram-no sob o capot do Skyline, um modelo de dimensões mais reduzidas. Para isso foram obrigados a aumentar a distância entre eixos do mesmo, mas melhoraram substancialmente a sua relação peso-potência.
Dando-se conta do potencial competitivo daquilo que tinham criado, esforçaram-se para produzirem 100 exemplares para clientes, de modo a cumprirem as rigorosas e exigentes regras de homologação japonesas para competição.
Lançado a 1 de Maio de 1964, esse automóvel foi o Nissan/Prince Skyline 2000GT (S54), que se estreou nas corridas somente dois dias depois. E com resultados surpreendentes! Apesar de a vitória ter pertencido a um Porsche 904, a Nissan ocupou todos os lugares entre a segunda e a sexta posição! 
Nissan Skyline R32 GT-R
O que esses engenheiros pioneiros certamente estavam longe de imaginar era o alcance daquilo que tinham criado. Com esse lendário Skyline nascia um espírito competitivo que mais tarde seria baptizado como Nismo, abreviatura de Nissan Motorsport, uma designação que seria utilizada após a fusão dos diversos departamentos desportivos ou de criação de veículos especiais da marca japonesa.
E o reinado de modelos tão especiais como o R32 GT-R, de tracção às quatro rodas, acabaria por conquistar toda uma geração nas pistas de corridas, tanto reais como… virtuais! É que, tirando partido do potencial da era digital, os automóveis Nismo tornar-se-iam estrelas planetárias na já longa série GranTurismo® da Sony!

Leaf eléctrico com "pedigree" Nismo

Ora o que é que acontece quando se junta esta filosofia de elevado desempenho com o primeiro veículo eléctrico de produção em massa acessível do mundo?
A resposta é o Nissan LEAF Nismo RC, um protótipo em fibra de carbono personalizado e pronto para a pista, com um grupo motopropulsor 100% de iões de lítio com emissões zero.
Com uma autonomia de 20 minutos em condições de corrida, este carro consegue chegar aos 100 km/h em 6,8 segundos e possui uma velocidade de ponta de 149 km/h.
Pode ser carregado até 80 por cento da sua capacidade total em 30 minutos utilizando a porta de carregamento rápido CHAdeMO, localizada no interior do resguardo traseiro.
Na verdade, se esquecermos que faltam duas portas traseiras, o banco traseiro, a mala, o sistema áudio, a navegação por satélite, os tapetes e várias características de conforto e conveniência, podemos encontrar semelhanças entre o Leaf Nismo e o Nissan Leaf de produção.
E, claro, ao contrário de outros veículos de competição, o Nismo RC não possui nem um tubo de escape, uma panela de escape ou emissões de escape!

RC significa “Racing Competition”.

Concebido para mostrar o potencial dos veículos com uma consciência ecológica nas séries de desportos motorizados, o Nissan LEAF Nismo RC é uma verdadeira máquina de corridas.
Começando pela sua carroçaria monocoque, totalmente em fibra de carbono, essa estrutura de três peças inclui secções dianteiras e traseiras amovíveis, vidros fixos, faróis e luzes traseiras LED e um volumoso deflector traseiro ajustável pelo condutor.
É 20 mm mais longo que um LEAF padrão e 1.700 mm mais amplo. A altura geral é 350 mm inferior e a distância ao solo está restringida a apenas 60 mm. Com 938 kg, pesa aproximadamente 40 por cento menos do que o veículo de produção. 
A disposição dos órgãos mecânicos no Nismo RC é claramente diferente, estando o conjunto da bateria, o motor eléctrico e o inversor localizados num ponto central. A tracção é feita às rodas traseiras em vez das dianteiras.
O Nismo RC também apresenta um design de suspensão de braços duplos horizontais dianteiro e traseiro e um equilíbrio de travões ajustável pelo piloto. Recorre a jantes de 18 polegadas de 6 raios com pneus de competição P225/40R18 da Bridgestone.
Tal como o Nissan LEAF de produção, o Nismo RC é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 48 módulos compactos e um motor síncrono de resposta rápida de 80 kW CA que gera uma potência de 107 cv e um binário de 280 Nm.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários