APRESENTAÇÃO: Concept Mercedes-Benz GLA, um SUV do Classe A

A marca alemã revela um dinamismo sem precedentes, ora se sucedendo na apresentação de novos modelos ou versões, ora (re)criando novos segmentos de mercado. O GLA é um exemplo disso mesmo. Apresentando-se como a variante SUV da compacta classe A, que já se desdobrou no novíssimo CLA, um coupé de 4 portas, combina um estilo dinâmico com vantagens óbvias na utilização recreativa. Sob o capot do protótipo mostrado na edição 2013 do Salão Automóvel de Shanghai está um motor a gasolina de quatro cilindros com 211cv e 1991 cm3, equipado com uma caixa automática de dupla embraiagem 7G-DCT e tracção às quatro rodas 4MATIC. Contudo, aquilo em que o Concept GLA mais inova é uma nova forma de faróis com tecnologia laser, capaz de projectar luz… e imagens! Até porque não foram esquecidas câmaras frontais capaz de as recolher em andamento…
-->


Na parte frontal apresenta um poderoso capot com relevos e uma grelha de radiador desportiva com a estrela posicionada ao centro. O novo estilo do envolvimento da estrela funde-se elegantemente em duas barras horizontais. São também novidade os chamados “softcubes”, pequenos blocos que definem a grelha do radiador e que também se encontram nos painéis das embaladeiras laterais e junto aos tubos de escape.
Os retrovisores nas portas, com barras de suporte duplas, são equipados com uma grelha de protecção, características que, em conjunto com a protecção inferior na frente, são típicas de um SUV. 
Lateralmente, o Concept GLA transmite uma sensação de poder e confiança, com linhas que confluem e se interligam de modo dinâmico e, contudo, elegante. Os manípulos das portas do veículo de cinco portas são completamente embutidos, emergindo com o toque de um botão. Os vidros laterais sem estrutura também enfatizam as características de coupé deste veículo conceptual.
As jantes de 20’’, com o design distinto de cinco raios, são equipadas com pneus 255/45 R 20 e foram criadas especificamente para o Concept GLA. O padrão do rasto continua as linhas dos raios numa ilusão de óptica que faz com que os raios pareçam mais longos.
O amplo spoiler no tejadilho é mais uma característica apelativa. Este spoiler acompanha cuidadosamente a estrutura do painel do tejadilho na traseira e serve ainda para alojar a luz de travagem adicional.
Outras referências aos SUVs, como a protecção da abertura de carga e um painel de revestimento inferior de ocultação, encontram-se na área da cobertura do pára-choques traseiro. 
A porta da bagageira apresenta um sistema de fecho eléctrico que permite a abertura e fecho com o toque de um botão. Ao abrir a porta da bagageira, com os conjuntos de luzes integrados, são visíveis as luzes suplementares para alertar os veículos que se aproximem que a bagageira está aberta. Existem mais conjuntos de luzes no elemento transversal traseiro entre as calhas do tejadilho.
Quanto ao sistema de escapes duplos prova apenas as aspirações desportivas do veículo.

Interior "flutuante" e retro-iluminado 

O interior reinterpreta para um SUV a sofisticação dos restantes novos modelos compactos da Mercedes-Benz. Os quatro bancos individuais e os painéis centrais das portas são revestidos em pele natural num tom de castanho. Tanto as cores como a mão-de-obra evocam a imagem de uma sela: globalmente, o Concept GLA incorpora mais de 20 metros de costuras feitas à mão para unir as peças de pele. As almofadas dos bancos, com painéis centrais embutidos em tecido de alta qualidade, apresentam um padrão em relevo que prossegue o tema da sela. Os apoios de cabeça integrados em cada um dos quatro bancos desportivos têm uma inserção iluminada.
O painel de instrumentos é construído em várias camadas. Em cima da superfície revestida a pele encontra-se uma estrutura numa combinação de alumínio mate polido, que fornece o suporte necessário para todos os instrumentos. Esta é fixada por parafusos com um design especial. Esta unidade é protegida de poeiras e sujidade por uma cobertura de plexiglas, retro-iluminada, aumentando a impressão de que os diferentes níveis estão a flutuar livremente. Os botões de controlo do COMAND Online também foram fabricados com uma precisão técnica, em plexiglas e pintados a preto no fundo. Os pictogramas são então gravados no fundo preto antes de serem preenchidos.  
Os ventiladores de ar no painel de instrumentos e na traseira também são retro-iluminados e mudam de cor conforme a temperatura interior ajustada pelos ocupantes. A uma temperatura de 22 graus Celsius são iluminados a branco. Se for seleccionada uma temperatura mais baixa para o interior, iluminam-se a azul, e se optar por uma entrada de ar quente mudam a iluminação para vermelho.
A iluminação ambiente em fibra óptica no compartimento de carga prolonga visualmente a linha desenhada pela consola central desde o painel de instrumentos passando pelos bancos traseiros.
Um rectângulo de faixa de iluminação embutido no fundo do compartimento de carga serve para realçar a superfície plana. A bagagem pode ser fixada com um arnês de quatro pontos pressionado por molas, como os utilizados nos helicópteros. Uma simples pega é utilizada para dobrar os encostos dos bancos desportivos traseiros para a frente e assim criar um fundo plano para o compartimento de carga.  

Luzes de laser: novo estilo dos faróis que projectam luz e imagens

Cada farol frontal do Concept GLA é equipado com um projector de raios laser. Estes projectores fornecem a luz para conduzir e também podem projectar imagens ou filmes num ecrã ou noutra superfície. Qualquer formato que possa ser operado através de COMAND Online pode servir de fonte: imagens ou filmes num smartphone, na internet ou num disco rígido.  
Em alternativa, a acção pode ser produzida ao vivo. O Concept GLA tem duas câmaras alojadas na calha do tejadilho da frente. Estas câmaras podem ser utilizadas para muito mais do que imagens 3D recolhidas enquanto o Concept GLA passa: as câmaras HD podem ser removidas e, por exemplo, montadas no capacete de um ciclista. Uma unidade de iluminação adicional em cada câmara garante que a luz está sempre certa em qualquer situação. Como alternativa à opção do projector, também pode ver os filmes no interior do veículo no ecrã COMAND Online.
Os projectores de raios laser representam muito mais do que um simples exercício académico da parte dos engenheiros e designers na Mercedes-Benz. Como um desenvolvimento do visor de alerta, também podem ajudar a melhorar a segurança na estrada: a tecnologia pode ser utilizada, por exemplo, para projectar as instruções direccionais do sistema de navegação na estrada em forma de setas – o que permitiria aos outros utilizadores da estrada ver para onde o condutor se dirige.

Tecnologia laser e LED: os faróis

Não são só os projectores de raios laser e o respectivo sistema de arrefecimento com ventiladores rotativos que tornam o brilho azul dos faróis do Concept GLA numa característica tão interessante. Com a função “Coming home”, a luz azul começa a pulsar para indicar que o veículo está pronto e à espera do condutor.   
Enquanto as luzes de condução são produzidas aqui pela primeira vez por um raio laser reflectido numa lente espelhada, as luzes de circulação diurna, com o efeito característico de “lanterna”, e as luzes indicadoras são compostas por LEDs. Os indicadores têm a forma de faixas de iluminação de seguimento digital e, como tal, representam mais um desenvolvimento do design “onda mexicana” utilizado no Concept Style Coupé.

1 comentário:

  1. Não estou achando se este brinquedinho já está no Brasil e nem o valor do mesmo, alguém sabe?

    ResponderEliminar