APRESENTAÇÃO: Detroit Electric SP: 01. O desportivo eléctrico mais rápido do Mundo

É o carro eléctrico de produção em série mais rápido do Mundo. Ou pelo menos promete sê-lo quando, em Agosto de 2013, começar a ser comercializado. O Detroit SP: 01 é um super-desportivo de dois lugares puramente eléctrico, capaz de acelerar até quase 250 Km/h ou de cobrir os tradicionais 0 até 100 km/h em apenas 3,7 segundos. A autonomia das baterias, garante o construtor, oscilará entre os 240 e os 290 km. Com tracção traseira e motor de 200 cv montado sob uma carroçaria em fibra de carbono, igual ou muito semelhante à do Lotus Exige, o conjunto apresenta um peso total de 1.090 kg. O SP: 01 será uma edição limitada a 999 unidades com preços que, nos EUA, deverão começar nos 135 mil dólares.

-->

No início do século XX, a Anderson Carriage Company produziu e vendeu um dos veículos eléctricos mais populares da época: o “Detroit Electric”.
Ao longo de 32 anos a empresa produziu e comercializou cerca de 13 mil carros eléctricos, o último dos quais em 1939.
A marca “Detroit Electric” está de volta com o logótipo original, recriando ainda designação histórica SP: 01. Revitalizada em 2008 por Albert Lam, ex-CEO do Grupo do Grupo de Engenharia de Lotus e director executivo da Lotus Cars da Inglaterra, a sede da empresa fica, como não podia deixar de ser, num edifício histórico da capital americana do automóvel, a cidade de Detroit.

O primeiro da grelha de partida

A SP: 01 é ponto de partida de uma nova empresa que promete uma gama de modelos familiares já nos próximos anos, estimando uma capacidade de produção anual de 2.500 veículos.
No imediato foi já anunciada uma parceria com o grupo chinês Geely, proprietário da marca Volvo, para o desenvolvimento de um veículo familiar inteiramente eléctrico dirigido primeiramente ao mercado chinês. Se lhe interessa saber mais, o desenvolvimento da noticia desse acordo de cooperação encontra-se AQUI: A Geely e a Detroit Electric estabelecem parceria para o fabrico de veículos eléctricos na China
Quanto ao SP: 01, que a Detroit Electric afirma ser é o carro de produção em série inteiramente eléctrico mais rápido no mercado, estão planeados 999 exemplares, com um preço inicial de 135.000 dólares.
A propulsão é fornecida por um motor eléctrico assíncrono de corrente alterna refrigerado a ar, alimentado por baterias de lítio-polímero de 37 kWh e colocado na parte traseira do carro. A potência do motor é de 150 KW nas 7.000/8.000 rpm (equivalente a 201 cv), com um binário de 225 Nm. Poderá dispor de três tipos de transmissão: caixa de 4 velocidades, opção para uma quinta ou automática de 2 velocidades.
O peso reduzido (1090 kg) e a aerodinâmica contribuem não só para os valores desportivos que ostenta – 3,7 segundos dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 249 km/h – como para a elevada autonomia: 222 a 288 consoante a norma de medição utilizada.
O tempo de carga varia consoante a potência da rede eléctrica e vai de 4,3 a 10,7 horas.
Dados mais completos sobre o modelo encontram-se no final deste texto.


Um Lotus eléctrico?

A carroçaria em fibra de carbono provém do Lotus Exige. As linhas angulares de bordas afiadas do SP: 01 e a forma dianteira arrojada, com destacadas entradas de ar, enfatizam o poder e a destreza do carro.
Estas entradas de ar servem para arrefecimento de dois condensadores que fornecem ar condicionado para a cabine e para a bateria. A traseira contrasta com um conjunto de luzes traseiras que são uma reminiscência dos desportivos americanos do passado, enquanto as saídas de refrigeração destacam as credenciais desportivas do carro.
Pormenor curioso, a impressionante bateria pode ser vista através de uma escotilha transparente na parte superior da zona traseira da carroçaria.
O equipamento padrão inclui um hard top na cor da carroçaria. Mas os compradores poderão personalizar ainda o exterior dos SP: 01 com três jantes em liga à escolha, partes expostas da carroçaria de fibra de carbono opcional e um de sete acabamentos de pintura metalizada ou com acabamento pérola. 
O interior de 2 lugares combina requinte de luxo com avançada tecnologia, através do uso de fibra de carbono e de acabamentos em couro especialmente seleccionado com inserções em alumínio.
A cabine do SP: 01 está repleta de inovação, podendo usar smartphones com aplicativos para gerir completamente diversos sistemas de informação e entretenimento.
Designado "SAMI", este sistema fornece acesso a uma gama ampla de funções, incluindo leitor de música, navegação por satélite, ajuste da travagem regenerativa, ajuste da iluminação interior e fornece indicações do nível de carga da bateria, período de recarrega e telemetria do veículo.
O SAMI pode também actuar como uma unidade de controlo remoto através da rede GSM, permitindo ao usuário localizar o veículo, ligar o sistema de controle de temperatura ou verificar o estado de carga.
A garantia total é de 3 anos e 50.000 km com uma extensão opcional a cinco anos e 80 mil km para a bateria.

DIMENSIONS & WEIGHT
Overall length
3880mm
Overall width
1751mm
Height
1117mm
Wheelbase
2300mm
Weight
1090kg
ELECTRIC MOTOR DRIVE SYSTEM
Type
AC Asynchronous
Max power
150 kW
Max torque
225 Nm
Specific output kw/kg
3
Bi-directional capability
V2G, V2H, V2V
PERFORMANCE
0-100 km/h
3.7 secs
Top speed
155mph, 249km/h
ENERGY CONSUMPTION & EMISSIONS
Energy consumption
EUDC
0.12 kW/km
FTP
0.11 kW/km
HAIZAM
0.15 kW/km
Range (calculated figures)
EUDC
288 km, 180 miles
FTP
300 km, 188 miles
HAIZAM
222 km, 139 miles
Emissions
Emissions
Zero
GEARBOX
Option 1
4 speed
Option 2
Optional 5th gear
Option 3
2 speed auto
ELECTRONICS
Inverter
IGBT
Charger
18 kW max (car limited to 7.7 kW)
DC/DC convertor
100 A @ 13.5 V
SUSPENSION
Front/rear
Fully independent double wishbone
Dampers
High performance gas dampers, front and rear
Coil spring
Coaxial, front and rear
BRAKING SYSTEM
Front
AP Racing twin-piston front calipers
Rear
Brembo single-piston sliding rear-calipers
Regenerative braking
User adjustable
BATTERY
Energy capacity
37 kWh
Thermal management
Conditioned air
Cell type
Lithium Polymer
Battery mgmt. system
Passive, Master/Slave topology
Charge time
4.3 hours @max charge rate

10.7 hours using EU standard outlet
TYRES
Front
195/50 R16
Rear
225/45 R17

Sem comentários