APRESENTAÇÃO: Volvo S60, V60, XC60 (MY 2014)

A série 60, a gama da Volvo mais vendida em muitos dos mercados onde a marca sueca está presente, ganhou um novo design e uma assinalável redução nos consumos e emissões. Conquistou ainda novos bancos desportivos – mais confortáveis e eficazes – e o sistema “Sensus Conected Touch”, com acesso à internet a bordo. Foi também introduzido o sistema “Active Beam”, uma tecnologia que elimina a necessidade de alternar entre médios e máximos. Os novos modelos S60, V60 e XC60 já podem ser encomendados em Portugal. Saiba então tudo o que mudou e que os tornou mais dinâmicos e apelativos.

Exteriormente, as diferenças apostam sobretudo na zona dianteira: novos faróis inspirados nos olhos de um lobo e com as luzes de circulação diurna na linha do pára-choque e uma grelha de maiores dimensões, sem cobertura cromada ao seu redor. Enquanto a cobertura do radar se tornou mais discreta, o logotipo da Volvo aumentou, redobrando a “auto-confiança” dos novos modelos.
A frente ganhou assim uma beleza que se inspira na natureza, com superfícies limpas e contornos fluidos que lhe dão uma aparência definitivamente escandinava.
Ainda na frente, os limpa pára-brisas estão agora ocultos no capot, enquanto que na traseira existe um novo conjunto de iluminação LED.
Os modelos oferecem também uma panóplia de novas jantes que aumentam as possibilidades de personalização: S60 e V60 com jantes de 18 (para maior conforto) ou 19 polegadas (mais desportivas), já o XC60 está disponível com jantes de 20’’, mantendo a mesma altura do perfil do pneu e conforto obtido com jantes de 19’’.
Interiormente, a par de novas cores de estofos, novos acabamentos em madeira e detalhes em aço escovado, novos bancos desportivos proporcionam maior apoio lombar e “abraçam” o corpo, de modo a que o condutor se mantenha, firme e na posição correcta, mesmo nas curvas mais rápidas e apertadas.
O banco de trás foi igualmente redesenhado e agora oferece mais espaço para as pernas dos passageiros na parte traseira.
No caso da carrinha V60, a versatilidade é dominada pelos seus assentos inteligentes: os assentos traseiros podem ser dobrados em 40/20/40, de modo a aumentar a capacidade de carga de 430 litros com rapidez e facilidade.
Para as crianças, a V60 oferece bancos integrados de duas alturas. Com um simples movimento, o reforço das almofadas eleva-se da base do assento, dando uma altura confortável e segura para crianças com mais de três anos.

Chassis diferentes para cada tipo de utilização, consumos menores e controlo de tracção de série

Diversas configurações do chassis ajustam-se às necessidades particulares do cliente: Chassis Base, Chassis Four-C (Continuously Controlled Chassis Concept) e Chassis Desportivo R-Design.
Acelerando a redução dos consumos de combustível, o motor D2 de 115 cv, com caixa manual, foi homologado no S60 para um valor líder na sua classe: 3,9 km l/100 de consumo combinado e emissões de CO2 de apenas 103g /km.
Os valores correspondentes com a caixa de velocidades automática são de 4,1 l/100 km e 107g/km (dados preliminares).
Na Volvo V60 D2, esse consumo é de 4,1 l/100 km e as emissões de 108g/km), com caixa de velocidades manual, ou de 4,2 l/100 km e de 110g/km, com caixa automática. 
Os volantes de três raios passam a poder contar com patilhas no caso de caixa automática, podendo também ser especificado com aquecimento, para maior conforto em dias frios de inverno.
O novo Volvo XC60 apresenta também melhor desempenho, tanto com o motor D5 de 215cv, como com o D4 de 163cv. Isto em versões com caixa manual e “All Wheel Drive”, proporcionando um consumo de combustível combinado de 5,3 l/100 km (139g/km).
O sistema de Controlo de Tracção é agora de série. Este sistema ajuda o condutor a evitar a subviragem.
Com o “All Wheel Drive” o XC60 é um veículo preparado para qualquer estrada, caminho, em qualquer tipo de clima, enquanto o “Hill Descent Control” (opcional) aumenta essa capacidade, controlando automaticamente a velocidade do automóvel ao descer encostas íngremes.

Novos sistemas comuns à série 60 

“Sensus” é o nome da Volvo para a nova funcionalidade HMI (Human Machine Interface) e o novo "Sensus Connected Touch" a sua mais recente criação.
Este sistema permite a conectividade e o acesso à internet no automóvel, comandado a partir de um ecrã táctil de 7’’ e que pode ser operado mesmo com luvas calçadas.
A conexão é feita através da ligação 3 ou 4G do próprio automóvel ou do telemóvel do condutor ou de qualquer um dos passageiros.
O utilizador tem acesso a navegação internet completa (excepto durante a condução), streaming de música, rádio online (TuneIn Radio Live and Orange) com milhares de canais de todo o mundo, Google Maps e Pesquisa. Tem ainda acesso a navegação 3D com informações on-line de trânsito e avisos de perigo. O sistema inclui ainda localização de estacionamento, informações sobre o tempo, uma série de aplicações e um serviço de busca de concessionários e oficinas Volvo. Possibilita, ainda, Wi-Fi para todos os passageiros. Este sistema pode ser activado por voz e funciona em todas as fontes de música conectados ao Sensus.
Quanto ao novo “Active Control High Beam”, trata-se, basicamente, de uma tecnologia que elimina a necessidade de alternar entre médios e máximos.
O Active Controle High Beam torna possível manter os faróis acesos em máximos continuamente. Quando um outro automóvel se aproxima em sentido oposto (ou circula na mesma faixa a menor velocidade), o sistema evita o encandeamento do condutor que se aproxima sombreando, conforme necessário, a zona do farol que provocaria o encadeamento.
O Display Digital Adaptativo, estreado na Nova Volvo V40, está agora também disponível no S60, V60 e XC60. O condutor pode escolher entre os três temas gráficos - o tema Elegance, o modo “ base” com uma aura tradicional e calma, o tema Eco iluminado a verde e com informação que fomenta uma condução ecológica e o tema Performance, com iluminação de fundo vermelho.

3 comentários:

  1. Anónimo10 junho

    V60 novinha para mim!!!!!

    ResponderEliminar
  2. v60 2014, não vem com airbag externo, nem como opcional? Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Viva. Agradeço o seu comentário. Quando fala em airbag externo presumo que se refere ao airbag para peões presente no Volvo V40 (http://www.cockpitautomovel.com/2012/05/tecnica-airbag-para-peoes-da-volvo.html). Essa funcionalidade não está para já presente na gama 60.

    ResponderEliminar