APRESENTAÇÃO: Ford Focus Electric

Já começou a produção na Alemanha do Ford Focus inteiramente eléctrico, o primeiro de uma linha de modelos destinados à Europa e que incluirão o C-MAX Energi híbrido “plug-in” e o novo Mondeo Hybrid. Dotado de tecnologia “SmartGauge” e “Brake Coach”, para ajudar os condutores a optimizarem todo o potencial de condução de um veículo eléctrico, o Focus Electric vem equipado com um avançado motor eléctrico e bateria de iões de lítio que produzem 145 cv e permitem alcançar uma velocidade máxima de 135 km/h. Um carregador de 6,6 kW, totalmente integrado, pode fornecer cerca de 100 km de autonomia com um carregamento de 2 a 3 horas, a partir de uma fonte de alimentação de 32 A. Uma carga completa da bateria do Focus Electric de 3 a 4 horas proporcionará 162 km de autonomia.

Lançado nos mercados em finais de 2010, a nova geração do Ford Focus conhece agora uma versão inteiramente eléctrica.
Projectado não só para fornecer uma excelente eficiência energética, o Focus Electric visa também proporcionar o verdadeiro prazer de uma condução totalmente eléctrica, com transmissão de velocidade única, resposta imediata e aceleração suave.
Não querendo deixar de ser ágil ou até desportivo, esta versão compartilha as mesmas sensações de direcção, comportamento e travagem, pretendendo-se, com isso, que este Focus não perca nada da dinâmica ou da qualidade de condução de um carro tradicional.
Também de série irá contar com os mesmos padrões e características de segurança, incluindo seis airbags e controle de tracção electrónica, junto com o sistema SYNC com conectividade telefónica ou o “MyKey”, que garante ao proprietário o controlo sobre algumas das funções do veículo.
Cada Focus Electric está equipado com um carregador de 6,6 kW totalmente integrado que pode fornecer cerca de 100 km de autonomia, com um carregamento de 2-3 horas, a partir de uma fonte de alimentação de 32 A. Uma carga completa da bateria do Focus Electric em 3-4 horas proporcionará 162 km de autonomia. A sofisticada motorização do Focus Electric utiliza a travagem regenerativa para capturar até 95 por cento da energia cinética, normalmente perdida durante a travagem, enquanto o recurso inovador “Break Coach” incentiva a travagem gradual para ajudar a recuperar mais energia para a bateria.

Ligar e carregar

As baterias de iões de lítio do Focus podem ser carregadas numa tomada doméstica, através de uma ligação a um carregador integrado que converte a energia fornecida pela rede eléctrica.
Quando o conector do cabo de alimentação está ligado à porta de carga do veículo, localizado entre a porta do condutor e a roda dianteira, é activado um anel de luz que roda duas vezes em reconhecimento da conectividade. Cada quadrante desse anel de luz irá então iluminar-se consoante a carga recebida ou, em caso de falha, todo o anel pisca. Quando todo o anel estiver aceso, as baterias do veículo encontram-se totalmente carregadas.

Tecnologias que permitem poupar

No interior, sistemas de informação irão ajudar o condutor a gerir o processo de recarga, calcula e exibe a autonomia com base na energia existente e no tipo de condução (através das informações de aceleração e travagem), escolhe o trajecto mais económico, fornece indicações sobre o estado da bateria e maximiza a eficiência energética dos sistremas de climatização e áudio para optimizar a condução.
Entre estas ferramentas de auxílio inclui-se a tecnologia de conexão MyFord, que oferece uma apresentação inovadora das informações do veículo, como o estado de carga da bateria, os gastos desde o ponto de partida e os limites ainda disponíveis.
Mais dispositivos medem os consumos e ajudam a controlar os gastos de energia, dando ainda indicações sobre os ganhos de distância obtidos com a travagem regenerativa, por exemplo, e até a poupança de gasolina atingida com a condução de um veículo integralmente eléctrico.
Sem esquecer que algumas funções podem ser controladas ou ter acesso remoto através de um smartphone, como a possibilidade de programar antecipadamente a temperatura do interior do veículo. Remotamente é ainda possível localizar o veículo com GPS e bloquear ou desbloquear as portas do carro.

Sem comentários