APRESENTAÇÃO: Mercedes-Benz G 63 AMG 6x6 (protótipo)

Por enquanto é apenas um protótipo mas reúne todas as condições para passar rapidamente à fase de produção. Até porque tudo o que contém já existe e está actualmente a ser utilizado em outros modelos. Mas aquilo que realmente distingue este todo-o-terreno da Mercedes é ser dotado, como rapidamente se percebe pelas imagens, de um sofisticado sistema de tracção integral... a seis rodas! Animado por um motor AMG V8 biturbo de 544 cv, com transmissão 6x6, cinco bloqueios de diferencial, eixos descentrados, monitorização da pressão dos pneus e chassis especial, munido de tais argumentos e senhor de um visual que não deixa ninguém indiferente, o Mercedes-Benz G 63 AMG 6x6 está perfeitamente apto a progredir em ambientes nos quais o conceito de mobilidade individual quase não existe.

Se as características mecânicas fazem dele um “monstro” capaz de trilhar os caminhos mais inóspitos e difíceis, a realidade é que, graças aos requintes existentes no habitáculo – cortesia da AMG – os ocupantes podem desfrutar de elevado nível de conforto, além de acabamentos e detalhes excepcionais que incluem uma superfície de carga em bambu sólido!
Só que, ao olhar para os principais dados técnicos do G 63 AMG 6x6, fica bem claro que os caminhos fora de estrada deste modelo começam onde só um veículo com lagartas poderia avançar: seis rodas motrizes, caixa de transferências de relações curtas, eixos descentrados, cinco bloqueios de diferencial accionáveis em andamento e um sistema que permite regular, também em andamento, a pressão dos enormes pneus de 37 polegadas.
Em conjunto, estas características asseguram ao G 63 AMG 6x6 uma dinâmica de condução que lhe permite ultrapassar o mais difícil dos terrenos: não terá qualquer dificuldade em subir a mais alta das dunas ou vacilará em pistas de areia, os terrenos pedregosos são negociados com enorme agilidade e atravessar um rio será uma brincadeira de criança, porque tem nada menos do que um metro de capacidade de passagem a vau. 
Apesar das extraordinárias capacidades do sistema de transmissão, este concept da Mercedes-Benz não apresenta, na verdade, qualquer desenvolvimento novo em termos de tecnologia. Ele recorre quase exclusivamente a peças e componentes produzidos em série: o motor AMG V8 biturbo com 544 cv (400 kW) e 760 Nm de binário, a caixa automática AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC acoplada ao sistema de transmissão dianteira do G 63 AMG e até a transmissão dupla da versão 6x6 já existe e comprovou as qualidades em diversos tipos de serviço, como é o caso do exército australiano. Igualmente com origens militares, os eixos descentrados são uma solução absolutamente engenhosa e apresentam-se em estreia num veículo de utilização civil com este modelo.

Exterior revela para o que vem

Pneus de grandes dimensões, enorme distância ao solo, os quase 2,30 metros de altura e os 2,10 metros de largura, linhas rectas e bem definidas da carroçaria tipo pick-up… esteticamente o G 63 AMG 6x6 não deixa margem para dúvidas acerca da sua natureza! Tal como os seus antecessores G 63 AMG e G 65 AMG, este "super todo-o-terreno" com uma carroçaria de 5,87 metros de comprimento apresenta a expressão típica da AMG, com a grelha de duas “lâminas”.
Este visual é reforçado pela utilização de fibra de carbono nas faixas de luzes LED por cima do pára-brisas, bem como pelas abas alargadas dos guarda-lamas. Já a secção traseira de carga possui elegantes barras de segurança (para protecção em caso de capotamento) em acabamento cromado. A zona de carga, com um robusto e durável piso em bambú sólido, tem acesso por um portão traseiro.

Interior ao nível do Classe S

O interior está subordinado ao luxo desportivo, imagem de marca da AMG. O G 63 AMG 6x6 recebe os seus ocupantes com um ambiente exclusivo de revestimentos em cabedal em vermelho ou castanho claro, com o contraste das cores das minuciosas costuras e a elegância das zonas acolchoadas em forma de diamante. Os quatro bancos individuais possuem comandos eléctricos, aquecimento e ventilação. Os lugares traseiros integram uma consola central. O revestimento do tejadilho e os pilares são revestidos em Alcantara®, enquanto o painel traseiro é revestido a cabedal.

Independente e neutro: o chassis

O chassis foi, em grande parte, desenvolvido com base na actual configuração do Classe G. A única diferença reside na alteração da taragem das molas helicoidais e dos amortecedores, de acordo com as características específicas da versão de três eixos. Mesmo no que respeita às molas helicoidais, os engenheiros recorreram à ampla disponibilidade de componentes do G "normal", que dispõe de 15 taragens diferentes. Ao passo que o eixo dianteiro é herdado de uma versão especial com carroçaria blindada, o primeiro eixo traseiro recebeu molas com taragem reforçada e o segundo eixo traseiro dispõe de molas com taragem mais suave. Juntamente com os amortecedores a gás reguláveis, comprovados em competição, esta afinação resulta numa simbiose perfeita entre uma dinâmica desportiva e um conforto eficaz, tanto em asfalto como fora deste.

Características e decisão de produção

A receptividade que o protótipo agora apresentado vier a obter junto do público irá determinar se, e quando, o Mercedes-Benz G 63 AMG 6x6 entrará em produção. Embora sempre em pequena escala.


G 63 AMG 6x6
G 500 Longo Station
 Distância ao solo
460 mm
210 mm
 Ângulo de ataque/saída
52°/54°
36°/27°
 Ângulo ventral
22°
21°
 Inclinação lateral
30° (58%)
28° (54%)
 Passagem a vau
1000 mm
600 mm
 Pendente máxima
100%
100%

Sem comentários