Nova Honda Civic Tourer disporá de suspensão traseira adaptável em função da carga e da velocidade

Aguardado com bastante expectativa o regresso de uma carrinha à gama Civic, vão sendo revelados mais pormenores sobre o novo modelo. A Honda anunciou que a Tourer fará a estreia mundial de uma suspensão traseira equipada com um novo sistema de amortecimento adaptativo, desenvolvido especificamente para garantir a estabilidade e o conforto independentemente da carga ou das condições de condução. O novo Civic Tourer foi desenhado e desenvolvido pela equipa de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda na Europa, será produzido na fábrica da marca japonesa localizada no Reino Unido e fará a sua estreia em Setembro de 2013, no Salão de Frankfurt. O lançamento, na Europa, está previsto para o início de 2014. A seguir recuperamos mais detalhes e imagens do modelo publicados anteriormente.

A nova versão carrinha do Honda Civic, uma forma de carroçaria há duas gerações arredada da gama deste familiar japonês, dispõe de uma suspensão traseira equipada com um novo sistema de amortecimento adaptativo.
Este sistema, introduzido pela primeira vez num automóvel de produção, foi especialmente desenvolvido para o Civic Tourer e permite que este modelo exceda todas as expectativas das utilizações-tipo do segmento C, agradando ao maior número possível de clientes.
Para garantir estabilidade e o conforto independentemente da carga ou das condições de condução, os amortecedores estão equipados com válvulas solenoide que controlam o fluxo do óleo no interior do amortecedor e que controla a força de amortecimento.
De modo a oferecer uma condução confortável e consistente, a unidade de controlo ECU analisa o movimento da carroçaria usando os sinais enviados por diversos sensores de 3 eixos integrados e dispostos pelo automóvel. Depois, a ECU processa as informações recebidas do sistema CAN bus e controla a força de amortecimento do eixo traseiro, variando-a entre macia e rija, aplicando mais ou menos corrente aos amortecedores.
Na posição Confort, o sistema cria uma base mais macia para os amortecedores, enquanto o modo Dynamic torna a suspensão mais rija, com foco numa maneabilidade dinâmica. Independentemente do modo seleccionado, o sistema de suspensão traseira adaptável ajusta a força de amortecimento de acordo com as acções do condutor e as condições de condução.
Com a intenção de desenvolver o novo Civic Tourer para o cliente Europeu, foram realizados testes exaustivos e aperfeiçoamentos em estradas reais em toda a Europa, abrangendo os mais variados tipos de superfície e características de pavimentos, bem como diversas velocidades. O objectivo da equipa de desenvolvimento era criar um automóvel de maneabilidade previsível, confortável e seguro, alcançando um patamar evoluído que denominaram '‘Dinâmica Amadurecida’'.

Garantir dinâmica e conforto

O Civic Tourer possui a mesma suspensão dianteira McPherson e barra traseira de torção usadas no Civic 5 Portas, mas revistas em alguns pormenores com benefícios significativos, incluindo a capacidade de regular com precisão os amortecedores dianteiros de forma a melhorar o conforto geral. As melhorias direcção, através do aperfeiçoamento do sistema EPS permitem que o Civic Tourer ofereça uma direcção de excelentes respostas e muito previsível nas estradas de muitas curvas e a alta velocidade, com uma excelente sensibilidade e uma experiência de condução de muita confiança.
A estabilidade a alta velocidade também mereceu muita atenção, para maior sensação de segurança. Isto foi alcançado por um elevado alto nível de rigidez da carroçaria, graças à adição de novos pilares traseiros e por um excelente equilíbrio dinâmico da elevação traseira, com um trabalho exaustivo realizado em componentes visíveis do carro, como, por exemplo a porta traseira, e os spoilers dos vidros laterais, bem como em outros componentes não-visíveis.
A nova Civic Tourer tem uma presença baixa e larga que enfatiza uma forte identidade desportiva, enquanto o design traseiro privilegia a capacidade da bagageira. Com comercialização prevista para o início de 2014, a carrinha do Civic foi, tal como o modelo de 5 portas, especificamente desenvolvida para o mercado Europeu, dispondo, claro está, do novo motor diesel 1.6 i-DTEC. Seguem-se as imagens oficiais já divulgadas. Detalhes mais pormenorizados sobre esta versão podem ser vistos AQUI.

Sem comentários