Portugueses triunfam no rali de Marrocos

Os portugueses estiveram em destaque na 14.ª edição do Rallye Oilibya Maroc: Elisabete Jacinto e a equipa OLEOBAN®/ MAN Portugal triunfaram na categoria reservada aos camiões, Paulo Fiúza "navegou" o argentino Orlando Terranova e o Mini da X-Raid Team até ao lugar mais alto do pódio e, entre as motos, Paulo Gonçalves e a sua nova Honda CRF450 RALLY chegaram a Marrocos na primeira posição. Nesta categoria e na última etapa do rali marroquino, o segundo lugar foi de outro português, o ex-campeão do Mundo de todo-o-terreno Hélder Rodrigues. E por falar deste campeonato mundial, com a brilhante vitória alcançada neste rali, Paulo Gonçalves é o novo campeão do Mundo de todo-o-terreno e torna-se um sério candidato à vitória no próximo Dakar.

O champanhe correu no final da competição africana e bem que poderia ser espumante português. Em três das quatro categorias em competição, os portugueses ocuparam o lugar mais elevado do pódio.
As coisas não poderiam ter sido melhor para a nova Honda CRF450 RALLY. Além da vitória no Rali de Marrocos e do título do Campeonato do Mundo alcançado pelo português Paulo Gonçalves, o espanhol Joan Barreda terminou em terceiro lugar, a Honda venceu cinco das seis etapas disputadas e tem três pilotos nas cinco primeiras posições gerais. E para terminar uma prova que não correu tão bem quanto esperava, o outro português da equipe HRC, Hélder Rodrigues, terminou a última etapa na segunda posição, apesar do 32.º lugar na classificação geral.
Ora se a vitória mais mediática é geralmente a dos automóveis, a que invariavelmente corresponde também o primeiro lugar da geral, o português Paulo Fiúza saboreou o champanhe da vitória como navegador do piloto argentino Orlando Terranova. A dupla luso-argentina completou a prova com uma vantagem de mais de 9 minutos sobre o segundo classificado e a Mini colocou 3 carros entre os 4 primeiros a cortarem a meta.
Por fim mas não menos importante, Elisabete Jacinto volta a vencer esta prova africana ao volante de um camião Man, feito já alcançado em 2010. A equipa portuguesa da Oleoban/Man formada por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho venceu três das seis etapas disputadas.
Após esta vitória a equipa de Elisabete Jacinto tem pela frente mais dois meses de preparação para o Africa Eco Race 2014, que tem início marcado para o final de Dezembro deste ano, enquanto os restantes portugueses em destaque no rali marroquinho se preparam para repetir a façanha na próxima edição do Dakar.

-->


Sem comentários