Quer vender o seu carro e receber logo o seu justo valor?

Pretende vender o seu carro rapidamente, de forma segura e sem grandes complicações? Por um preço justo e aceitável? Saiba que pode fazê-lo a partir de um novo projecto criado em parceria pelo Portal Sapo e pela Manheim Portugal, líder mundial em serviços automóveis e maior leiloeira automóvel do Mundo. Tudo o que precisa de fazer é aceder ao site Automóvel do Sapo (http://auto.sapo.pt/VendaJa), preencher um simples questionário com as características básicas da viatura para, em poucos segundos, ter uma primeira oferta de compra do seu carro. Os passos seguintes do processo é aquilo que explicamos já a seguir.

Antes de explicar os restantes pormenores da negócio de compra e venda, convém, antes de mais, dizer que o acesso ao portal Automóvel do Sapo para a fase inicial desta operação pode ser feita através de quatro plataformas: PC, via tablet ou smartphone ou através do respectivo canal televisivo do Meo.
Se o seu carro não for um daqueles casos em que existem menos de 3 carros com as mesmas características à venda no Portal Automóvel do Sapo (neste caso, em 24 horas o vendedor receberá uma proposta por email), a imagem que irá surgir a seguir à introdução dos dados do automóvel é a de um cheque com uma primeira oferta de compra do seu carro.
E porquê "primeira oferta"? Antes de mais, porque os dados introduzidos são básicos. Além da indicação do modelo e da quilometragem, nada mais é solicitado. Ou seja, caso considere aliciante o valor oferecido pelo seu carro, o proprietário terá que levá-lo a uma das instalações da Manheim Portugal para que seja inspeccionado pessoalmente por um dos seus inspectores.
É aqui que o negócio é ou não concluído.

Quanto vale o carro na realidade?

A viatura será alvo de uma rápida inspecção e de um curto ensaio para aferir as condições mecânicas em que se encontra, o estado da chapa, da pintura e dos interiores, a existência e o correcto funcionamento do equipamento.
Consoante esta avaliação, o valor proposto inicialmente poderá aumentar ou diminuir em função dos parâmetros anteriores.
No caso de ambas as partes chegarem a acordo quanto a valores, passa-se então à fase seguinte: o processo de aquisição pela Manheim.
Se a viatura estiver livre de qualquer encargo financeiro (crédito, impostos ou coimas, por exemplo), a quantia é de imediato transferida para a conta bancária do vendedor, que recebe um comprovativo desta operação. No caso de existir algum dos impedimentos anteriores, o negócio só acontece depois da situação se encontrar regularizada. Sendo que a Manheim Portugal já estabeleceu acordos com algumas instituições de crédito com vista a agilizar processos.

Para onde vão os carros que a Manheim Portugal compra?

Todo este processo, garante Nuno Castel-Branco, Director Geral da Manheim Portugal, pode demorar entre 30 a 60 minutos. A média das operações até agora realizadas é de 50 minutos, desde o momento em que o proprietário da viatura entra nas instalações da empresa situadas em Lisboa ou no Porto e dali sai com o processo concluído.
Não sendo uma empresa dedicada à comercialização directa de automóveis, a Manheim Portugal limita-se a ser intermediária num processo que se destina a abastecer os comerciantes de viaturas usadas.
Após uma lavagem exterior e limpeza ao interior da viatura, esta é o mais rapidamente possível colocada a leilão nas condições em que se encontra e em dias específicos – terça-feira em Lisboa, às quintas nas instalações do Porto -, para que possa ser licitado e comprado por negociantes do sector de automóveis usados.

Os intervenientes no processo

Resta afirmar que este projecto de parceria é pioneiro em todo o Mundo, podendo representar o início de um processo de envolvimento entre o Portal Sapo da Portugal Telecom e a empresa americana e ser estendido a mais mercados europeus.
Até aqui, nos mercados em que intervém, a Manheim actua sozinha através de um portal internet próprio. Esta é, portanto, a primeira vez que estabelece um negócio conjunto, ciente da importância e visibilidade do canal Automóvel do Sapo.
A Manheim é líder mundial e nacional em leilões de automóveis, com uma vasta gama de produtos e serviços. Instalada em Portugal há 5 anos, conta com larga experiência em escoamento de frotas, defleet e remarketing. Com centros de leilão localizados em Lisboa e no Porto, efectua leilões físicos de veículos, vendas online, logística e inspecções. O mercado português é, actualmente, na geografia da Manheim, aquele que detém a maior percentagem de vendas através dos canais online.
Daí que faça sentido potenciar essa realidade através daquele que é o portal de referência na área dos classificados de automóveis em Portugal. O Auto SAPO (http://auto.sapo.pt) foi lançado em Abril de 2005 e recebe, todos os meses, mais de 5 milhões de visitas. Conta com mais de 30.000 viaturas online e é o ponto de encontro entre quem pretende vender e quem deseja comprar uma viatura. Canal de classificados de automóveis, motos e barcos, o Auto SAPO é o primeiro portal de automóveis em Portugal a ter o seu próprio programa de TV, disponível no MEO Kanal (911911).

-->

Sem comentários