APRESENTAÇÃO: SEAT Leon ST 4Drive

A carroçaria carrinha do novo Seat Leon ganha nova dinâmica graças a um sistema de tracção integral de última geração controlada electronicamente. Disponível com motores TDI de 105 e 150 cv que se destacam pela eficiência dos consumos (médias de 4,5 e 4,8 litros respectivamente), o modelo proporciona ainda uma ampla gama de sistemas de assistência ao condutor e faróis Full LED integrais e modernos sistemas de info entretenimento. A versão equipada com o motor 1.6 TDI CR de 105 cv chega em Abril de 2014, enquanto o motor 2.0 TDI CR de 150 CV estará disponível no Verão.

O primeiro modelo de tracção integral da Seat foi precisamente o Leon 1.8 20VT 4 em 1999.
A Leon ST reforça a sua versatilidade com esta versão 4Drive de tracção permanente às quatro rodas com controlo electrónico, que oferece tracção máxima e segurança mesmo nas condições mais duras de circulação.
Juntamente com os motores TDI de última geração e a tracção integral permanente com controlo electrónico inteligente, a Leon ST 4Drive apresenta um amplo leque de soluções tecnológicas. O sistema de controlo de tracção dinâmico EDS (bloqueios diferenciais electrónicos em ambos os eixos), o diferencial electrónico XDS, o controlo electrónico de estabilidade e o sistema de multi- travagem automática, proporcionam a máxima segurança. Ainda assim, estão disponíveis mais dispositivos de alta tecnologia a nível opcional como os faróis Full LED integrais, o Cruise Control Adaptativo ACC com assistente de travagem de emergência, o sistema de detecção de fadiga e o assistente de faixa de rodagem.

Transmissão da última geração

Equipado com uma nova embraiagem multidisco Haldex de quinta geração, accionada hidraulicamente e com controlo electrónico, o SEAT Leon ST 4Drive está em condições de reagir rapidamente a todas as situações de condução.
Para repartir de forma equilibrada a carga sobre os eixos, esta embraiagem está situada no extremo do veio de transmissão, à frente do diferencial do eixo traseiro. A embraiagem multidisco trabalha num circuito fechado e banhado a óleo. As anilhas metálicas de fricção estão dispostas em pares, de frente um ao outro; uma das anilhas de cada um desses pares, está mecanicamente ligada ao grupo de embraiagem, o qual gira solidariamente ao veio de transmissão. Por sua vez, a outra anilha, gira solidária com o veio de transmissão para o diferencial traseiro.
Em utilização normal, a embraiagem transmite maioritariamente o binário do motor às rodas dianteiras. No entanto, em caso de perda de tracção neste mesmo eixo, o binário é automática e imperceptivelmente repartido ao eixo traseiro. Este fenómeno acontece devido ao conjunto de embraiagem multidiscos ser accionado por um elemento de força, tipo pistão, o qual vai permitir criar a pressão hidráulica necessária à repartição do binário de tracção. A nova geração da embraiagem Haldex já não necessita de um acumulador de pressão, o que o torna mais compacto e mais leve cerca de 1,4 kg, comparativamente às gerações anteriores.

Motores TDI: potentes e extraordinariamente eficientes

A tracção às quatro rodas da Leon ST 4Drive está disponível em duas motorizações TDI equipadas com caixa de seis velocidades. Ambos motores diesel de 4 cilindros com 105 e 150 cv têm consumos médios respectivamente de 4,5 e 4,8 litros/100 Km de combustível.
Isso equivale a emissões de CO2 de 119 e 124g/km.
O sistema Start/Stop e a função de recuperação de energia contribuem igualmente de maneira decisiva para optimizar o nível de eficiência.
Equipada com o motor 2.0 TDI CR de 150 CV e um binário de 320 Nm, a nova SEAT Leon ST 4Drive faz 8,7 segundos dos 0 aos 100 km/h, atingindo a velocidade máxima de 211 km/h.
O 2.0 TDI faz parte da última geração de motores de gestão térmica inteligente e de fricção reduzida. Dois veios de equilíbrio asseguram uma maior suavidade de utilização durante a condução. Graças ao binário de 250 Nm, a Leon ST 4Drive com motor de 1.6 TDI, oferece uma elevada potência, com valores de aceleração e velocidade máxima que se situam em 12 segundos e 187 km/h, respectivamente.

Espaçosa e Versátil 

Como todos os Leon (ver AQUI o TEXTO DE APRESENTAÇÃO do modelo), a carrinha ST (ler AQUI mais sobre esta versão no respectivo TEXTO DE APRESENTAÇÃO) mede 4.535 mm de comprimento e apresenta uma bagageira cuja versatilidade não é afectada pela tracção integral.
Conserva assim uma capacidade de carga de 587 litros, que pode ser aumentada até os 1.470 litros com os bancos posteriores rebatidos.
Em algumas versões também é possível rebater o banco do pendura, o que aumenta o comprimento de carga até os dois metros e meio. Isto significa que até os artigos de grandes dimensões de uso quotidiano, cabem na Leon ST 4Drive.

Infoentretenimiento e níveis de equipamento

A SEAT inclui uma gama completa e actualizada de sistemas de infoentretenimento na Nova Leon ST. O equipamento básico inclui o sistema operativo SEAT Easy Connect, que controla as funções de entretenimento e comunicação, assim como um grande número de funções do veículo através do seu ecrã táctil de 5,8 polegadas na consola central. Há várias opções disponíveis do SEAT Media System, assim como um Sistema de Navegação e o SEAT Sound System.
A Leon ST 4Drive 1.6 TDI de 105 cv estará disponível nas versões Reference e Style.
A versão 2.0TDI com 150 cv na versão Style e FR.
Cada Leon ST 4Drive vem com um elevado nível de equipamento de série que inclui o Media System Touch, ar Condicionado, vidros eléctricos e espelhos retrovisores igualmente eléctricos.
A versão Style também incorpora Jantes de Liga Leve de 16 polegadas, o Media System Touch Colour, volante em pele e Cruise Control.  
Já o nível de equipamento FR acentua o carácter desportivo do Leon ST com um design específico na frente e na traseira, jantes de liga leve de 17 polegadas e suspensão desportiva. O condutor pode optar entre três perfis de condução no SEAT Drive Profile enquanto a qualidade estereofónica é transmitida por 8 colunas.

-->

Sem comentários