Fiat adquire totalidade da americana Chrysler

O construtor italiano Fiat já era detentor de quase 60 por cento da conhecida marca de automóveis Chrysler e anunciou ter concluído um acordo para adquirir os restantes 41,6 por cento, num negócio que é avaliado em 4,35 milhões de dólares, cerca de 3,15 milhões de euros. A concretizar-se a aquisição, Fiat e Chrysler formarão o sétimo maior grupo automóvel à escala Mundial. Mas o negócio parece não estar isento de polémica, até porque, ao contrário da própria Fiat, que em 2013 teve uma quebra nas vendas de 5,8 por cento, a Chrysler aumentou 16 por cento no mesmo período. Apesar de alguns analistas consideram que a aquisição representará um elevado endividamento para a Fiat, o mercado reagiu positivamente a este anúncio e as acções do fabricante italiano subiram em bolsa mais de 16 por cento.

O sector automóvel continua a sofrer uma profunda reestruturação, mas este projecto industrial que junta italianos e norte-americanos abre novos mercados e perspectivas para ambas as marcas.
É preciso não esquecer que o grupo Fiat é detentor da Alfa Romeo e da Maserati, marcas que tem vindo a tentar expandir para os continentes americano e asiático.
A aquisição da Chrysler veio permitir à Fiat adquirir plataformas, equipamento e conhecimentos para o desenvolvimento de SUV e de veículos com tracção total, já que o construtor americano engloba marcas como a Dodge e a Jeep, por exemplo.
Para a Chrysler, além de uma injecção de capital e do facto de ser dirigida por um construtor automóvel e não por um grupo de investidores (o restante capital pertence ao fundo de pensões de um sindicato), as vantagens são igualmente importantes. Depois do abalo e de ter sido salva da falência pelo governo americano, a marca de Detroit teve acesso, através da Fiat, a novas plataformas e a novos motores mais eficientes e ajustados aos novos tempos.
Segundo comunicado, o acordo estará concluído a 20 de Janeiro.
O grupo Fiat detém a Ferrari, Fiat, Lancia, Maserati e Alfa Romeo.
O grupo Chrysler possui as marcas SRT, Dodge, Jeep, RAM e a própria Chrysler.

Sem comentários