APRESENTAÇÃO: Suzuki SX4 S-Cross. (MY 2014) Características e Preços.

A Suzuki volta a ter representação em Portugal através de uma sucursal da “Suzuki Motor Ibérica". Sediada em Lisboa, nesta fase inicial da sua actividade importa os modelos Suzuki Swift e o novo Suzuki S-Cross, comercializados através da rede de 11 concessionários. O SX4, um dos sucessos mais recentes da marca japonesa regressa numa nova geração que acrescenta "S-Cross" à designação, ampliando o conceito de crossover e introduzindo tecnologia nova. Com tracção a duas ou às quatro rodas, caixa manual ou automática, o novo S-Cross propõe mais espaço, mais segurança e melhor desempenho, distribuídos por dois motores, a gasolina e a gasóleo, ambos de 1,6 litros e os dois com 120 cv. Preços de campanha a partir de 20270 euros no primeiro caso, para a unidade a gasóleo há que acrescentar cerca de 4000 euros.

Esta é a tabela de preços para Portugal no arranque da sua comercialização em Portugal, em Abril de 2014:

O estilo crossover aliado ao aspecto desportivo do “S-Cross” é reforçado pelo facto de ser o primeiro carro do Mundo a dispor de um tecto panorâmico com dois painéis de vidro deslizantes, o que lhe garante uma das maiores áreas de abertura nesta categoria.
Se exteriormente conserva a silhueta do antecessor SX4, as novas linhas reforçam a aerodinâmica e a impressão qualitativa do novo modelo. Algumas características de qualidade incluem detalhes cromados na parte frontal, luzes LED de circulação diurna e jogo de luzes traseiras dividido em duas partes.
No interior dinâmico e refinado há que contar com um painel de instrumentos com superfície macia e acolchoada, de uma forma integrada em que os contornos se sobrepõem às portas e dão uma sensação de largura e energia. Elementos como a consola central e as guarnições das portas têm decorações em prata de elevada qualidade que transmitem um toque desportivo que contrasta com a cor negra do interior do habitáculo.
Postura dinâmica mista

Numa mistura de capacidades crossover todo-o-terreno com bom comportamento em estrada, o S-Cross herda a capacidade de manobra do Swift e a sua condução estável e agradável resultante de uma longa distância entre eixos.
Alia isso ao desempenho de dois motores preparados para assegurarem o cumprimento das normas europeias de consumo e emissões.
O motor a gasolina 1.6L tem um novo design que permite um melhor binário ao longo de todas as relações de transmissão. A redução do peso do motor e de todas as peças associadas a ele ajudam a obter uma excelente economia de combustível, ao mesmo tempo que possui uma elevada potência e binário.
Para os bons valores de consumo além da leveza total do conjunto mecânico e de escape bem como da redução do atrito interno, esse desígnio é ajudado por um ralenti baixo e por um sistema de corte de combustível revisto.
Quanto ao motor 1.6 litros diesel, encontra-se equipado com um turbo-compressor de geometria variável (VGT) para uma optimização dos fluxos dos gases de escape de acordo com a velocidade do motor e, desse modo, conseguir um binário elevado com consumo reduzido e baixas emissões de partículas. O motor diesel é complementado por uma tampa insonorizada, um pára-brisas de isolamento acústico e um painel no capot que reduz a vibração e o ruído característico dos motores diesel.

Bagageira ampla e mais espaço no habitáculo

Com 4,3 m de comprimento total e 2,6 m de distância entre eixos, o novo SX4 assegura espaço.
A distância entre os ocupantes dianteiros e traseiros é de 814mm. Os bancos dianteiros estão desenhados para não comprometer o espaço livre para os joelhos dos passageiros traseiros. Mesmo com os bancos traseiros na posição vertical o novo SX4 é um dos maiores no seu segmento no que respeita à capacidade da bagageira (430 litros). O banco traseiro e uma prateleira no interior da bagageira podem ser reposicionados para acomodar diferentes tipos de bagagem, fazendo com que o novo SX4 seja ideal para as famílias.
O encosto dos bancos traseiros tem duas posições de regulação: uma com um maior ângulo que permite aos passageiros viajarem de forma mais descontraída e uma de menor ângulo que adiciona 10 litros aos 430L da bagageira.
O tecto de abrir panorâmico é composto por dois painéis de vidro deslizantes (um na frente do outro). O tecto de abrir estende-se sobre os assentos dianteiros e traseiros, tornando o habitáculo mais relaxante para todos os ocupantes. Quando o tecto de abrir é fechado, os painéis de vidro têm um comprimento total de 1.000mm. Quando está aberto, a abertura tem um comprimento de 560mm (uma das maiores neste segmento) dando aos ocupantes uma experiência estimulante.
Um painel funcional ajuda o condutor a concentrar-se na direcção. Um velocímetro e um conta-quilómetros com uma elevada dimensão acompanham um computador de bordo com informações sobre o consumo de combustível, hora, temperatura exterior, entre outros e num veículo 4WD, o modo de condução. O painel inclui também um aviso traseiro da colocação do cinto de segurança e indicações para os sensores de estacionamento.

Caixa manual de 5 ou 6 velocidades e automática de 7

O sistema de transmissão desenhado para o novo SX4 ajuda a melhorar o desempenho e o consumo de combustível e assegura uma passagem de caixa fácil e desportiva que proporciona uma condução divertida e agradável.
O motor gasolina 1.6 litros vem equipado com uma caixa manual de cinco velocidades. Uma caixa manual de seis velocidades é acoplada ao motor 1.6 litros diesel.
A transmissão variável contínua (CVT) está disponível com a motorização a gasolina de 1.6 litros. A engrenagem directa das mudanças facilita a utilização. Além disso, um modo manual de sete velocidades permite ao condutor mudar de velocidade, utilizando as patilhas incorporadas no volante sem ter de largar o mesmo.
Novo Sistema de tracção 4WD ALLGRIP

O sistema ALLGRIP é a última geração 4WD da Suzuki e incorpora quatro modos de condução 4WD: auto, sport, neve e lock. O controlo integrado do motor, transmissão e ESP, entre outros, permite a selecção do modo que for mais adaptado às condições da estrada e da condução. O condutor selecciona os modos usando um simples botão localizado na consola central.
- O modo AUTO favorece a economia de combustível em condições normais de condução. O sistema utiliza a tracção 2WD por defeito e activa a tracção 4WD se detecta que as rodas estão a patinar.
- O modo SPORT é ideal para as estradas mais sinuosas. O sistema faz uma utilização exaustiva da tracção 4WD, em resposta às acelerações. Em velocidades baixas e médias do motor, o sistema altera as características do acelerador / binário para optimizar a resposta do motor e o comportamento em curvas.
- O modo de NEVE é ideal para superfícies escorregadias de neve, não pavimentadas e mais deslizantes. O sistema utiliza a tracção 4WD por defeito. Optimiza o controlo 4WD de acordo com a direcção e aceleração, por forma a melhorar a tracção e estabilidade em superfícies de baixa aderência.
- O modo LOCK foi projectado para retirar o veículo de situações de lama, neve ou areia, transmitindo de forma contínua um elevado binário às rodas traseiras. O sistema actua em simultâneo com o ESP e outras tecnologias de controlo para libertar o veículo.

2 comentários:

  1. Anónimo01 abril

    Apenas um "piqueno" pormenor: o motor diesel é FIAT.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Efectivamente é a unidade mais recente do grupo Fiat que, entre outros modelos do construtor, serve também os Alfa Romeo Mito e Giulietta.

      Eliminar