APRESENTAÇÃO: Koenigsegg One

- É o carro de estrada mais rápido de sempre: 440 km/h
- Precisa de pouco mais de 20 segundos para atingir esta velocidade
- Dispõe de um motor V8 de 5,0 litros com 1.360 cv
- Foi designado “One” porque, como pesa 1360 kg, a cada quilo de peso corresponde um cavalo de potência
- Oferta de todas as imagens de alta resolução do modelo 

Um dos carros mais espectaculares é também o mais rápido alguma vez construído.
Esqueçam o McLaren P1, o LaFerrari, o Porsche 918 Spyder, o Lamborghini LP 610 ou o Bugatti Veyron SuperSport; o novo “Flash Gordon” da estrada chama-se… One!
O seu fabricante, a sueca Koenigsegg, resolveu designá-lo “One” porque, a cada quilo de peso, corresponde um cavalo de potência. Logo, são 1.360 kg para 1.360 cv produzidos por um motor V8 de 5,0 litros dotado de dois turbos de geometria variável.
Este motor pesa apenas 197 kg, graças ao bloco e cabeça em alumínio, ao colector de admissão e tampa das válvulas em fibra de carbono, com o sistema de escape em titânio. Já a transmissão é de dupla embraiagem de 7 velocidades.
Travões com disco em cerâmica garantem-lhe uma capacidade de redução dos 400 km/h para 0 km/h em aproximadamente 10 segundos.

Aerodinâmica cuidada

O Koenigsegg One não pretende ser exactamente um carro de estrada. Parece mais orientado para as pistas porque, para atingir este peso, o fabricante teve que o “despir” de tudo quanto era supérfluo, aligeirar o chassis e a carroçaria.
A partir do modelo Agera R, que lhe serve de base, utilizou módulos de fibra de carbono, com o núcleo em forma de colmeia como nos carros de F1.
Ganhou igualmente peso com jantes e molas da suspensão em fibra de carbono e pneus Michelin Cup 2 265/35-19’’ na dianteira e 345/30-20’’ na traseira, desenvolvidos especialmente para o modelo.
Para impedir que o conjunto levante voo foi dada particular atenção à aerodinâmica. Daí a existência de dois flaps independentes por baixo do spoiler dianteiro e uma imponente asa traseira com dois flaps hidráulicos também de actuação independente. Juntos garantem uma “downforce” de 610 kg a 260 km/h e de 830 kg a 440 km/h.
Não vale a pena perguntar o preço; a Koenigsegg não o revelou mas disse que todos os exemplares já estão vendidos.
Contente-se com as imagens do mesmo em Alta Resolução. Visualize ou efectue AQUI o download.


-->

Sem comentários