Volkswagen EA 189: o que está em causa e o que fazer aos carros com motor a gasóleo?

- Como descobrir se o seu carro é um dos modelos afectados?

- Que consequências tem para o motor o software instalado?

- Porque é que a Volkswagen recorreu a este software?

- Devo comprar um Volkswagen novo?

- Por que é que o óxido de azoto (NOx) é perigoso?



- Como descobrir se o carro é um dos modelos afectados?

A marca já disponibilizou todos os motores onde instalou o software. Para descobrir se o seu carro tem um dos motores a gasóleo com software que manipula as emissões basta  inserir o número do chassis do veículo na plataforma criada pela Volkswagen Portugal. Pode também contactar a marca através do 808 30 89 89 ou pelo endereço apoio.clientes@siva.pt

Numa primeira avaliação interna, o grupo VW determinou a necessidade de uma acção sobre cerca de cinco milhões de veículos de passageiros da marca Volkswagen, de um total de onze milhões de veículos do grupo em todo o mundo.

Estes modelos dispõem de motores diesel Tipo EA 189 e fazem parte da sexta geração do Volkswagen Golf, da sétima geração do Volkswagen Passat e da primeira geração do Volkswagen Tiguan.

Em Portugal, no total das 4 marcas, estima-se que existam 117 mil veículos com o software que manipula as emissões.

- Que consequências tem para o motor o software instalado?

À partida, do que se sabe, o software serve apenas para manipular o valor das emissões de NOx em testes. Portanto, não traz quaisquer consequências para a fiabilidade ou segurança dos carros em que foi instalado e o construtort tem repetidamente garantido que todos os veículos afectados são seguros em termos técnicos e podem circular na estrada.

- O que é que o grupo Volkswagen vai fazer aos carros a gasóleo com software manipulado?

A Volkswagen já anunciou que assume total responsabilidade e que suportará também o custo de todas as medidas necessárias.

A primeira solução apresentada diz respeito aos motores a gasóleo 2.0 TDI e 1.6 TDI.

Para o motor 2.0, a Volkswagen garantiu que, ainda em 2015, estará pronta uma solução que passa pela alteração do software dos modelos afectados. Prevê-se que a sua implementação comece no início de 2016.

Para o motor 1.6, além de um novo software, serão necessárias alterações no motor. Neste caso a Volkswagen anuncia que deverão estar prontas antes de Setembro de 2016.

Uma primeira estimativa de custos por veículo indica que deverão variar entre os 20 e os 10 mil euros.

Mas a questão é complexa e pode não bastar uma simples rectificação do software, já que isso poderá trazer reflexos sobre o desempenho dos motores (no caso de todos os sistemas de contenção de gases estiverem em funcionamento constante) ou de âmbito legal (no caso de, para terem um funcionamento normal, as viaturas emitirem mais emissões além do limite ou que lhes permitiram obter determinados benefícios fiscais).

Isso implicaria alterar toda a estrutura do motor, incluindo sistemas de escape. Por isso, o que se equaciona é qual a solução economicamente mais viável.

- Porque é que a Volkswagen recorreu a este software?

Porque os motores a gasóleo que utilizava em diversos modelos, em condições reais de circulação, produziam emissões de Óxido de Azoto mais elevadas do que as permitidas pelas autoridades norte-americanas.

- O que é o Óxido de Azoto (NOx) e por que é que ele é perigoso para a saúde e para o ambiente?


A maioria das emissões de óxido de azoto para a atmosfera resultam principalmente da queima de combustíveis fósseis na indústria e nos meios de transporte.
Sendo o automóvel considerada a principal fonte de emissões nas zonas urbanas, daí a vigilância intensa das autoridades sanitárias e ambientais.

Os efeitos da concentração elevada de NOx para a saúde verificam-se sobretudo a nível respiratório:
lesões nos brônquios, aumento de reacções alérgicas, bronquites, enfisemas pulmonares ou até edemas em casos extremos.

No ambiente interfere sobre o desenvolvimento da flora e pode desencadear chuvas ácidas.
Por fim, concentrações elevadas podem também causar danos sobre o património, dada a facilidade de reacção com diversos outros agentes.

- Devo comprar um Volkswagen a gasóleo novo?

Esta é a grande preocupação do momento. A resposta, pelos dados que se conhecem, é que nada impede que isso aconteça. Os novos motores cumprem a norma Euro6 (os afectados a Euro5) e já contêm Adblue, destinado precisamente a actuar sobre as emissões de NOx.

O grupo Volkswagen está a ser alvo de uma investigação intensiva por parte de autoridades externas e todos os modelos está a ser rigorosamente escrutinados por entidades independentes. Portanto, é pouco credível que continuem a utilizar qualquer tipo de manipulação.

Contudo, há que contar com os efeitos ainda não contabilizados para a imagem da marca e de que forma é que ela pode repercutir-se, daqui a uns anos, sobre os carros usados, como motor a gaóleo, do grupo VW (Volkswagen, Audi, Seat e Skoda, principalmente).

  PUB

1 comentário:

  1. Anónimo08 outubro

    o software manipula os valores...porque é que ainda não se falaram em valores?

    ResponderEliminar