APRESENTAÇÃO: The Tall Ships Races 2016 Lisboa. Grandes Veleiros visitam Lisboa


- Maior evento náutico a acontecer em Portugal em 2016

- Acontece em Lisboa de 22 a 26 de Junho de 2016

- Ancoragem no Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia

- 50 veleiros, alguns dos quais portugueses, celebram 60 anos de prova

A regata Tall Ships Race visita Lisboa de 22 e 25 de julho, e as 50 embarcações podem ser visitadas no Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia.

Assim, depois da Volvo Ocean Race, Lisboa e as águas do Rio Tejo voltam a ser visitadas por embarcações internacionais.

Desta feita não pelos rápidos barcos à vela da competição patrocinada pelo construtor sueco de automóveis, antes por navios mais clássicos e igualmente movidos pela força do vento.

Organizada pela Sail Training International, a prova celebra este ano o seu 60º aniversário. Durante os quatro dias de evento, totalmente gratuito, os visitantes vão poder viver uma experiência completa e envolvente ao nível dos cinco sentidos. 

Ao longo do rio e das embarcações, estender-se-á o Passeio dos 7 Mares dividido por zonas que terão várias atividades culturais e recreativas, desde concertos, workshops, exposições, entre muitas outras atrações.

Com rotas entre vários países europeus, este ano a The Tall Ships Races Lisboa 2016 teve início em Antuérpia e passa por mais duas cidades além de Lisboa: Cádiz e Corunha.


O que é a “The Tall Ships Races” 


A "The Tall Ships Races” é uma grande regata que conta com a presença de várias dezenas de imponentes embarcações, algumas das quais com grande significado histórico.

Os 50 grandes veleiros de todo o mundo e os 5.000 jovens tripulantes que compõem este ano a “The Tall Ships Races 2012”, prova que é organizada, todos os anos, pela Sail Training International, tem como objectivo promover a formação e o treino de mar, assim como a convivência intercultural junto dos jovens de todo o mundo.

Em 2016, a "The Tall Ships Races Lisboa 2016"  vai receber doze navios com bandeira azul, assumindo o compromisso com a preservação do mar e das espécies marinhas, bem como com a educação ambiental.

No lote de navios inscritos com bandeira azul, destacam-se duas embarcações portuguesas: a Caravela Vera Cruz e o Santa Maria Manuela.

Ao longo dos quatro dias, prevê-se que vários milhares de visitantes percorram o recinto de animação, situado entre Santa Apolónia e a Praça do Comércio.

Com entrada livre, vão ter a oportunidade de subir a bordo e conhecer alguns dos maiores veleiros do mundo.

Por sua vez, os jovens a partir dos 15 anos de idade podem embarcar nos navios participantes da regata através do programa ‘APORVELA Jovem’, que espera colocar 500 tripulantes portugueses a navegar.

“The Tall Ships Races”, etapa de 2016


Este ano, a The Tall Ships Races passa por quatro portos (1.955 milhas náuticas), tendo partido de Antuérpia (Bélgica), no dia 7 de Julho. 

A primeira etapa é Lisboa, de 22 a 25 Julho, seguindo depois para Cádiz (Espanha), de 28 a 31 de julho.

A regata termina na Corunha (Espanha), de 11 a 14 de Agosto.

A ligação de Lisboa à The Tall Ships Races remonta a 1956, ano em que teve lugar a primeira edição da The Tall Ships Races, organizada com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela.

Devido ao sucesso da regata e à atenção mediática que atraiu, seguiram-se muitas outras edições que se realizam anualmente até aos dias de hoje, mantendo a missão de promover o treino de Vela e Mar junto dos jovens de todo o mundo.

Sem comentários