Kia estreia-se no cinema com 4DX

- Primeiro anúncio 4DX em Portugal é publicidade aos 7 anos de garantia da Kia

- 2016 é o ano em que se completa o primeiro ciclo de garantia de 7 anos da marca, iniciado em 2009

- Parceria com a NOS Cinemas, NOS Publicidade e agência Global Media do grupo Y&R


O primeiro anúncio com a tecnologia 4DX em Portugal é um spot da KIA, numa parceria com a NOS Cinemas, NOS Publicidade e da agência Global Media do grupo Y&R.

O spot assinala os 7 anos de garantia da marca e foi agora transformado, pela empresa coreana 4DX, de forma a ser possível experimentar efeitos como movimento, água, vento, aromas e iluminação.

Este é o vídeo 4DX estreado a 22 de setembro em duas salas 4DX da NOS: Almada Forum e Gaia Shopping.


A estreia do formato 4DX representa a forte aposta da Kia nas novas tecnologias da comunicação, que a marca considera uma justa homenagem à sua assinatura “The Power to Surprise”.

Pedro Gonçalves, director de Vendas e Marketing da Kia Portugal, destaca que a utilização desta tecnologia inovadora em Portugal num spot publicitário é uma forma efectiva de expressar a assinatura da marca, ou seja, o “The Power to Surprise” e de comunicar os 7 anos de garantia de uma forma diferenciadora e com impacto.

Este ano, para o lançamento do modelo Sportage no nosso país, a Kia Portugal foi pioneira na adopção da tecnologia de Realidade Aumentada (Augmented Reality, AR), e que agora se tornou tão em voga com o lançamento de jogos interactivos com o mundo real.

O passatempo, que permitia a interacção directa entre um vídeo e os dispositivos móveis dos utilizadores, foi recentemente alvo de uma reportagem do jornal britânico The Telegraph, que a citou enquanto prática de referência na nova comunicação digital.

“Este tipo de tecnologias está totalmente dentro do contexto da marca Kia, cada vez mais apostada em surpreender e em superar as expectativas de novos públicos, nomeadamente os nativos nas novas tecnologias”, reforça Para Pedro Gonçalves.


O anúncio foi desenvolvido conjuntamente pela NOS Publicidade e pela agência Global Media do grupo Y&R e só é possível graças à tecnologia 4DX, um projecto trazido para Portugal pela NOS Cinemas.

Esta é uma versão mais extensa que serviu de base à construção do anúncio que tornou a Kia pioneira na utilização da tecnologia 4DX na publicidade em Portugal.

Faz um historial da evolução da presença da Kia em Portugal entre 2009 e 2016.


Cada sala 4DX está equipada de forma a conseguir proporcionar mais de 20 efeitos diferentes, maximizando a sensação de envolvimento e integração no filme.

As cadeiras integram um sistema electrónico de movimentos que permite simular inúmeras sensações como voar, cair, acelerar ou travar.

A sala recria ainda efeitos ambientais e contextuais como vento, água, chuva, nevoeiro, aromas, entre outros, numa perfeita sintonia e sincronia com as imagens do ecrã.

Sem comentários