Ensaio: Kia Niro Plug-in Hybrid (MY 2020)


Tem a aparência de um SUV e é também uma das melhores e mais eficientes mecânicas híbridas da atualidade.

É o Kia Niro Hybrid plug-in

A mecânica trabalha na ação conjunta de um motor a gasolina de 1,6 litros, aliado a um outro elétrico de 61 cv. 

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 8,9 kWh, que dá ao Kia Niro PHEV capacidade para se movimentar facilmente 50 km ou mais sem emissões.

Mas após muitas centenas de quilómetros sem está autonomia elétrica consegue, ainda assim, manter um consumo médio inferior a 6 litros de gasolina.

Isto só é possível porque a tecnologia instalada tem grande poder para recuperar energia. E também porque, apesar de indicar ausência de carga, a bateria mantém um residual de 10 a 15% de energia.

Eletricidade suficiente para as situações de maior consumo, como os momentos de “para-arranca", que mesmo assim os vai fazendo em modo elétrico.

No resto do tempo a mecânica funciona sempre em modo híbrido.

Ou seja, vai fazendo uso dessa “reserva” para poupar e aumentar a eficiência do motor a gasolina, como acontece num híbrido não “plug-in”. 

Por causa da grande capacidade para recuperar energia, seja a proveniente do movimento, da desaceleração ou em travagem, com a bateria completamente carregada, facilmente se conseguem médias em redor dos 2,5 l/100 km.

A caixa automática de seis velocidades pode ser utilizada em modo inteiramente automático – o modo mais económico – ou no modo “Sport”, com comando sequencial, para transfigurar toda a condução e obter do Kia Niro uma postura mais dinâmica. 

Este carro mostra como uma mecânica eletrificada pode conciliar uma condução descontraída que, apesar de não chegar a ser excitante, dificilmente se pode considerar aborrecida. 

Mesmo quando o peso das baterias e a colocação destas sob o piso da mala podiam ser um estorvo ao comportamento.


Mas é para a volumetria da bagageira, que cai para 324 litros, em vez dos 401 litros do Kia Niro HEV, e sem espaço para pneu suplente. 

Porém, o esforço para deslocar mais de tonelada e meia de peso e controlá-la dinamicamente em curva, indica preocupação de afinar a suspensão para dar alguma atitude quando se conduz a trocar de mudanças através do modo sequencial…


O carregamento também não tem grande dificuldade: basta ligar a única tomada localizada no guarda-lamas dianteiro para a um posto de tipo 2.

A potência máxima de carregamento é de 3,7 kW, pelo que precisa de cerca de 2,5 horas para carregar a bateria por completa. 

Já com o adaptador ligado a uma tomada doméstica, este processo pode levar até 12 horas, dependendo da potência da corrente elétrica.

Apesar de alguns benefícios fiscais (mais evidentes para empresas, que podem deduzir o IVA do preço e beneficiar de uma taxa mais reduzida de Tributação Autónoma), o Niro PHEV tem um preço ao público de cerca de 40 mil euros.

Ou um pouco menos na adesão às soluções de financiamento propostas pela marca.

Por isso, convém fazer as contas 

É que o diferencial de 10 mil euros a mais que existe para o Kia HEV (apenas híbrido, com bateria mais pequena e não recarregável por tomada exterior) pode justificar-se apenas quando se pode retirar partido total da autonomia 100% elétrica.

O que geralmente implica ter tomada própria de carregamento e utilizá-lo essencialmente em circuitos pendulares que idealmente não atinjam os 100 kms entre carregamentos elétricos.

Exteriormente distingue-se da restante família Niro pela tomada do carregador elétrico no guarda-lamas dianteiro, nos logos identificativos da versão e em pequenos frisos azuis.


No interior, a instrumentação e em alguns comandos relacionados com o sistema híbrido servem para o diferenciar da versão híbrida não plug-in e da versão 100 elétrica.

No geral, o sentimento de qualidade do interior melhorou bastante na renovação mais recente.

Esta renovação trouxe também mais equipamento e ajudas à condução. Nomeadamente tecnologia destinada a facilitar as operações de carregamento da bateria e planeamento de rotas, mas também para permitir uma integração mais fácil de smartphones no sistema digital da viatura.

O resultado é uma sensação de maior envolvência e de comunicação entre o condutor e o Kia Niro. 


Preço: 39.550 euros (34.650 euros, em campanha)

Estás interessado neste ou em outro carro? Escreve o nome do carro que desejas e a tua localidade, que nós vamos ajudar-te a encontrar o melhor preço para um carro novo ou usado:

Consumo médio anunciado: 1,4 l/100Km
Emissões combinadas:   31 gCO2/km* (combinado)
Autonomia máxima anunciada: 49 km 
Potência combinada e binário: 141 cv/265 Nm
Motor a gasolina (cilindrada, potência, binário): 4 cil./1.580 cc, 105 cv/5.700 rpm, 147 Nm/4.000 rpm
Motor Elétrico: 44,5kw (61 cv), 340 v
Bateria: 8,9 kwh/320v 


Sem comentários