APRESENTAÇÃO: Citroën DS4. Preços em Portugal

Poucos dias depois de ter apresentado o Citroën DS5 no Salão de Xangai (ver AQUI), o representante nacional anunciou o início da comercialização daquele que será o segundo modelo da gama DS a chegar ao nosso mercado. O dia 17 de Junho foi a data escolhida para os portugueses conhecerem este novo modelo que combina a exclusividade e o formato compacto de um coupé com a versatilidade e o espaço de uma berlina de quatro portas. Mais características e uma primeira indicação de preços vêm já a seguir. Um dos textos referentes ao ensaio do DS4 pode ser encontrado AQUI. No que se refere à versão desportiva de 200 cv, a análise ao modelo encontra-se AQUI.


A Citroën Portugal não comunicou ainda preços, pelo menos de uma forma oficial, mas o novíssimo Citroën DS4 poderá custar 1500 a 2000 mil euros a mais do que as versões equivalentes do C4, com o qual este DS4 partilha muito da sua mecânica.
A filosofia da linha DS é marcada fortemente em termos de estilo, sensações, arquitectura e sofisticação, gerando uma nova silhueta automóvel capaz de seduzir pelo seu dinamismo e pela promessa de uma nova experiência de condução.
Com um estilo mais compacto do que o C4, o Citroën DS4 assume uma postura bastante mais elitista. Isso acontece devido principalmente ao seu formato sobrelevado, mas também ao seu pára-brisas panorâmico e a uma posição de condução que combina os códigos de um coupé com o conforto de uma berlina. O seu comprimento é de 4,27 m, para uma largura de 1,81 m e uma altura de 1,53 metros, proporcionado três lugares traseiros apesar do estilo coupé, acessíveis através de portas dissimuladas e perfeitamente integradas no estilo do conjunto. A bagageira apresenta 370 litros litros de capacidade e o interior possibilita várias possibilidades de arrumação, incluindo um vasto porta-luvas eluminado e bolsas nas portas com capacidade para uma garrafa de 1,5 l.

Estilo premiado

O seu poder de atracção é ainda reforçado pelos assentos de couro rugoso, pelos feixes de luz à frente e atrás e também pela presença de elementos cromados. Um conjunto que fez dele “A Mais Bela Viatura do Ano”, no âmbito de um concurso “online” que reuniu mais de 60.000 internautas apaixonados pelo automóvel e oriundos de 62 países, e ainda vencedor do prémio “Mais Belo Interior”, galardão atribuído por um júri composto por personalidades do mundo do design, do desporto, da cultura e da imprensa.
A colocação dos “chevrons” na grelha, o logo DS aposto no “capot” e as guias de iluminação diurna, reforçam-lhe um carácter exclusivo. O seu perfil, destacado por uma moldura cromada em torno dos vidros laterais, é formado por cavas musculadas, que albergam as grandes rodas – de até 19 polegadas – sendo dominado por um tejadilho que termina num “spoiler” trabalhado para assegurar um visual ainda mais dinâmico.
A traseira do Citroën DS4 fortalece a exclusividade da sua silhueta. Com uma decoração cromada na parte inferior da bagageira, as guias horizontais de luz que integram os faróis traseiros, acesos dia e noite, criam um efeito ‘boomerang’ inédito.

Interior talhado à medida

O banco do condutor envolvente e os mostradores com contornos cromados parecem brotar das suas bases. O painel de instrumentos utiliza materiais suaves ao toque (“slush” ou couro) com um granulado que destaca o seu carácter. O interior é dominado pelo pára-brisas panorâmico, que se estende para o tejadilho, escurecido, criando uma atmosfera de luz contrastante. Este pára-brisas panorâmico permite uma visão vertical a 45°, o que associado à altura extra da viatura, optimiza a visibilidade.
Condutor e passageiro dispõem de protecção adicional em complemento às palas para o sol. Existem cinco combinações de bancos de couro à escolha, e a versão mais equipada recorre a elementos em couro granulado nos painéis das portas e nos bancos da frente, em acabamento ‘bracelet’. A secção central dos assentos evoca os elos de uma pulseira de relógio, enquanto as extremidades formam um conjunto costurado que reforça o ar tenso e musculado do conjunto.
A utilização de elementos cromados nos rebordos das saídas de ar, na consola e na alavanca de caixa de velocidades ou ainda em alguns comandos da consola central, traz um toque extra de luxo. Os pedais de alumínio, o couro utilizado nas portas e a iluminação ambiente são pormenores que evidenciam o seu carácter dinâmico mas igualmente sofisticado.

Dinamismo e agilidade

O Citroën DS4 privilegia naturalmente o comportamento dinâmico e a segurança em todas as ocasiões. Conta com um eixo dianteiro do tipo McPherson, uma barra de torção do eixo traseiro e uma direcção eléctrico-hidráulica por bomba, soluções comprovadas e ajustadas especialmente para tornar singular a viatura. O mesmo acontece nas ligações ao solo, ajustada para fornecer filtragem e agilidade ao mais alto nível.
Conforme as motorizações escolhidas, conta ainda com discos de travão ventilados à frente, de grande diâmetro (340 mm), e, de série, com sistemas dedicados ao controle da travagem (distribuição electrónica da força de travagem, assistência à travagem de emergência), à assistência (controlo de tracção inteligente) e à manutenção da trajectória (ABS, ESP), garantias do controlo do veículo em condições de condução mais delicadas.
Na fase de lançamento conta com dois blocos diesel Euro V, equipados de origem com um filtro de partículas: o HDi 110 (disponível em versão e-HDi) e o HDi 160, para além de três motores a gasolina Euro V, desenvolvidos em cooperação com a BMW: o VTi 120, o THP 155 e, finalmente, o novo THP 200 cv. Esta última versão, desenvolvida a partir do motor de 1,6 litros, oferece performances e uma agradabilidade de nível muito elevado, graças à potência disponível (147 cv) e ao seu binário máximo (275 Nm às 1700 rpm), contando com emissões de CO2 limitadas a 149 g/km! Todos estes motores estão associados a transmissões de seis velocidades, integralmente manuais ou manuais pilotadas.
De modo a que mecânica permaneça discreta junto dos passageiros, foi aplicado no modelo um tratamento acústico específico. Para melhorar o ambiente interior, as vibrações e ruído dos motores, a aerodinâmica, os materiais ou o impacto foram neutralizados mais perto das suas fontes de emissão.
Destaque especial para o Citroën DS4 “amigo do ambiente”, dotado da mais recente tecnologia micro-híbrida e-HDi. A originalidade deste sistema resulta da combinação de várias tecnologias: um motor HDi, um dos blocos mais eficientes do mercado, um sistema “Stop & Start”, que permite desligar o motor de modo instantâneo em todas as situações onde o carro se imobilize (nos semáforos, nos transtornos do tráfego...), com um alternador reversível de segunda geração, e um sistema ‘e-booster’ que permite reiniciar o motor de modo imediato (0,4s); um sistema de controlo electrónico para o alternador, que permite a recuperação de energia quando o veículo desacelera; e uma transmissão manual pilotada, com relações optimizadas.
As principais funções de conforto (ar condicionado, sistema de áudio...) e assistência (direcção, ESP...) mantêm-se, naturalmente, em funcionamento quando o motor estiver “suspenso”. Esta inovação reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 dos motores HDi de até 15% em percursos citadinos.


Características distintivas


O Citroën DS4 propõe um grande porta-luvas iluminado, bolsas nas portas, que permitem o transporte de uma garrafa de 1,5 litros, e uma gaveta sob o banco do passageiro da frente. Graças à arquitectura inteligente da consola central sobrelevada (disponível nas variantes de caixa de velocidades manual pilotada), consegue ainda oferecer amplos espaços adicionais de arrumação: um, refrigerado, iluminado e com tampa deslizante, pode albergar até quatro recipientes de 50 cl, contendo ainda uma ligação para um “jack” de áudio, uma entrada USB e outra para aparelhos de 12 V. O compartimento localizado debaixo do apoio de braços da frente tem uma ligação para aparelhos de 230 V.
Para além dos aspectos ligados ao design e à performance, o habitáculo surge repleto de equipamentos, de funcionalidades e de inovações estudadas sob a égide da “Créative Technologie”:
- um sistema de áudio capaz de garantir a correcta distribuição do som por todo o habitáculo

- bancos da frente com zona de massagem e regulação lombar eléctrica, na zona das costas
- equipamentos personalizáveis inéditos. O condutor pode escolher o ambiente que prefere ter a bordo. Pode optar por uma de quatro gamas de sons polifónicos (Classic, Cristal Symphony, Jungle Fantasy, Urban Rythmik) para os sinais de alerta e lembretes; por três níveis de intensidade do débito de ar do sistema de climatização (suave, médio, intenso); e por um leque de cores para o painel de instrumentos, entre tons de branco e azul.
- o condutor pode aceder a todos os principais comandos relativos à condução e conforto – com retro-iluminação nocturna – sem retirar as mãos do volante.
- “Citroën eTouch”, um sistema que realiza – de um modo automático, ou por iniciativa dos passageiros – as chamadas de emergência e de assistência no local nos respectivos países, graças a um cartão SIM integrado (processos gratuitos e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana), para uma imediata localização e intervenção rápida em caso de acidente ou incidente;
- faróis de nevoeiro à frente com luzes de canto, que fornecem um raio de luz suplementar que aumenta o grau de visibilidade quando se vira o volante para o interior de uma curva, num máximo de 75° à esquerda ou à direita do veículo. Estas luzes têm acendimento automático sempre que o ângulo do volante varie mais de 60°
- um sistema de vigilância do ângulo morto. Seguindo os mesmos princípios dos sensores de estacionamento, este equipamento é activado graças a quatro sensores de ultra-sons (a velocidades entre 12 e 140 km/h). Através de um pictograma nos retrovisores, indica ao condutor da presença de um veículo nos ângulos mortos, significando isto que vigia uma zona que se entende compreendida entre os 5 m atrás do pára-choques traseiro e os 3,5 m na lateral do veículo.
- um regulador/limitador de velocidade programável que permite pré-definir (sempre que se encontre parado) velocidades máximas para uma condução mais segura. Durante a condução é depois possível escolher mais rapidamente a opção que melhor se adequar às características da viagem.

Descubra AQUI este e mais modelos da Citroën!


Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Pretende saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários