APRESENTAÇÃO: Mercedes-Benz Classe S Coupé Concept

As superfícies arqueadas conferem-lhe um toque de sensualidade, numa elegância clássica em simbiose perfeita com uma filosofia de design moderno e evolutivo. Com este protótipo, a Mercedes-Benz revela muito do que será a sua próxima geração de modelos, marcada pelo luxo e pela arquitectura de detalhes exclusivos, bem como pelo uso intensivo de tecnologia de ponta, em contraste com a simplicidade elegante mas funcional dos interiores. Todo o conjunto assenta em jantes de 21’’ e é animado por um motor V8 Biturbo de 4663 cc, com 455 cv de potência e binário máximo de 700 Nm. Saiba tudo sobre um carro capaz de antecipar o estado do piso e adaptar a suspensão para o receber, além de escolher as músicas que o condutor vai gostar de ouvir face ao seu estado de espírito!

“Clareza elegante enquanto expressão de luxo moderno”, eis o mote de concepção do novo concept Classe S Coupé.
A clareza elegante reflecte-se nos valores centrais de design: tradição, emoção e progressismo. A ponte para a modernidade e para um conceito “avant-garde” é desempenhada pelo perfil fluído, caracterizado pelas proporções típicas de um coupé desportivo com tracção traseira: capot longo, tejadilho em forma de cúpula, linha de cintura elevada, arcos das rodas acentuados com jantes de 21’’ (pneus 265/35 R 21 à frente e 295/35 R 21 na traseira) e secção traseira visivelmente ampla.
Com uma distância entre eixos de 2945 mm, este coupé tem um comprimento de 5050 mm, 1958 mm de largura e 1409 mm de altura.

Objecto de design

Na dianteira, a grelha de diamante tridimensional com uma lamela, os faróis com luzes LED e as icónicas “sobrancelhas” de luzes diurnas conferem ao veículo uma aparência segura de si.
O perfil caracteriza-se pela linha do tejadilho em forma de cúpula e pelas portas sem caixilho. Os vidros são contornados por uma estrutura cromada elegante, tridimensional e sem interrupção apesar dos pilares B. Os espelhos exteriores mais estreitos são, por coneequência, mais elegantes.
A zona musculada acima do eixo traseiro gera uma sensação de leveza e um espírito dinâmico, mesmo quando o veículo se encontra imobilizado.
Ao mover a placa da matrícula para a zona mais inferior do pára-choques, tornou-se possível colocar a típica estrela de três pontas na tampa da mala de forma mais proeminente. Estas características são complementadas por uma faixa cromada, que percorre a tampa da mala na horizontal e ultrapassa as luzes traseiras, e pela disposição das luzes LED, em duas fileiras horizontais e incorporadas nos faróis traseiros.

Interior fluído e dinâmico

A elegância esculpida e a simplicidade também caracterizam o interior deste modelo.
O painel de instrumentos em branco e os elementos de comando em alumínio apresentam um design funcional e intuitivo. No cimo desta superfície encontram-se os ecrãs de 30,7 cm (12.3’’) do novo Classe S, com um formato de 8:3. No Concept Classe S Coupé, os monitores a cores completamente envidraçados são ainda mais finos e parecem flutuar de forma livre.
No centro da consola encontra-se instalado um ecrã táctil com quatro relógios. O condutor pode escolher os relógios que pretende visualizar. Para tal, basta seleccionar um fuso horário no globo apresentado no monitor, surgindo depois uma lista com as cidades correspondentes à selecção anterior.
Nos painéis das portas em alumínio, através do processamento de algoritmos, foram moídas linhas topográficas directamente sobre o metal. Estas simulam os contornos dos elementos de comando nas portas. Os orifícios progressivos dos altifalantes também foram implementados através da utilização de algoritmos.
Tal como todo o interior, os bancos apresentam uma fluência de linhas bastante dinâmica e natural. Os dianteiros são rapidamente associados à alta-costura, porque incluem linhas sensuais que evocam as figuras do mundo da moda. Na secção superior dos bancos, o encosto almofadado envolve os ocupantes. As linhas verticais dos bancos prolongam-se até às faixas em pele presentes nos tapetes.
A selecção de cores e materiais permite a conjugação de contrastes entre antracite e branco ou até mesmo alumínio. O painel de instrumentos e os bancos são produzidos em couro maleável, enquanto os tapetes são fabricados à mão por acolchoamento. Neste processo, as fibras são cosidas no forro. O forro do tejadilho é feito de seda tecida à mão.

Tecnologia: Sistemas de assistência inteligentes e uma suspensão que “vê”

O Concept Classe S Coupé apresenta um motor V8 Biturbo. Este motor tem uma potência de 455cv (335 kW) e 4663 cc. O binário máximo é de 700 Nm.
O Concept Classe S Coupé está equipado com a tecnologia “Intelligent Drive” da Mercedes-Benz. Os dois “olhos” das câmaras produzem uma vista tridimensional da área em frente ao veículo (até cerca de 50 metros), enquanto a “6DVision” tem capacidade para detectar a posição e o movimento dos objectos.
Esta câmara controla a área à volta do veículo até um alcance de 500 metros. Estes dados são combinados com os dados do radar e dos sensores ultra-sons.
Diversos sistemas de assistência monitorizam o trânsito para auxiliar o condutor, ao mesmo tempo que protegem os outros utilizadores da via.
A suspensão também recorre à nova câmara “stereo”: à semelhança do novo Classe S, o Concept Classe S Coupé detecta com antecedência as irregularidades do piso. Se o sistema “Road Surface Scan” detectar estas irregularidades, o “Magic Body Control” adapta a suspensão de acordo com a situação. Através das imagens da câmara e da informação do estado do veículo, a unidade de controlo calcula, de forma contínua, a melhor estratégia para lidar com os troços irregulares.

Uma selecção musical de acordo com o estado de espírito

O evoluído sistema de infotainment contempla o software MoodGrid, com serviço de reconhecimento de música Gracenote, que possibilita ouvir as músicas adequadas ao seu estado de espírito.
Encontrar as músicas pretendidas já não tem de ser uma tarefa complicada para o condutor e os passageiros. Com base no estado de espírito seleccionado, o software reúne uma pré-selecção de faixas. Esta compilação inclui não só as músicas do condutor e passageiros mas também faixas de um catálogo com mais de 18 milhões de opções musicais – adaptadas ao gosto individual e ao humor.
O sistema de navegação baseado no Garmin NaviCore proporciona ainda uma orientação mais precisa com um design moderno e vista 3D.


-->

Sem comentários