Quanto custa o seguro de um Tesla?

- Plataforma ComparaJá.pt simula várias propostas de seguro

- Carro analisado é Model S 60

- Preço pode ser superior a 2.300 euros/ano


A análise do ComparaJá.pt incidiu sobre a oferta mais completa entre as opções pré-definidas da cobertura de Danos Próprios da LOGO, N Seguros, Liberty Seguros, Fidelidade, Allianz, Lusitania Seguros, Mapfre e Ageas.

O perfil do condutor é homem de 34 anos, residente na cidade do Porto, com carta desde 2000 e sem histórico de sinistralidade.

A versão é Model S60, com 320 cv e preço de 81.300 euros.

Da análise excluíram-se, por razões diferenciadas, a Tranquilidade – a seguradora não permite simulações para veículos com cilindrada zero (próprio dos carros elétricos) -, a Generali – que não inclui este modelo na sua plataforma de simulação - e a Direct - que não permite a simulação dado o elevado valor de capital seguro em questão.

Por não registarem diferenças significativas entre as várias seguradoras, as coberturas de Ocupantes, Protecção Jurídica e Assistência em Viagem não foram escrutinadas nesta análise.

A partir dos resultados obtidos pelo portal independente de comparação financeira, conclui-se que a diferença entre a opção mais económica e a mais dispendiosa é de quase 1700€ por ano.

No entanto, porque é fundamental ter em atenção a abrangência das coberturas oferecidas pelas seguradoras, a escolha dos consumidores não deve recair exclusivamente no fator preço.


O preço é importante, mas as coberturas ainda mais

“Na altura de escolher o melhor seguro para o seu automóvel, o consumidor deve dar especial atenção ao tipo de coberturas incluídas, assim como os capitais e franquias que cada produto oferece”, afirma Miguel Mamede, responsável pela área de seguros do ComparaJá.pt.

“Existem algumas soluções que, apesar de terem preços mais competitivos, excluem, por exemplo, a garantia de valor em novo da viatura, aspecto que será certamente diferenciador para quem procura uma proteção à altura do seu Tesla S 60”, acrescenta.

Na garantia de valor em novo, em caso da perda total ou roubo do veículo em resultado de um sinistro previsto nas condições do contrato, a seguradora paga ao tomador o valor do automóvel em novo aos preços de mercado aquando da aquisição da viatura.

De realçar que esta cobertura é específica para veículos novos e tem um prazo de vigência previamente fixado (normalmente entre 2 a 3 anos).

“Outro fator a ter em conta é a franquia que se paga na eventualidade de sofrer um sinistro, isto é, o valor do prejuízo que fica a cargo da pessoa segura. Isto significa que, se por exemplo, a franquia for de 50 euros e o prejuízo do sinistro for de 100 euros, a seguradora só é responsável pelo correspondente a metade dos custos do prejuízo”, explica Miguel Mamede, acrescentando que “importa privilegiar os produtos que não possuem franquia”.

“Tendo em conta a relação preço/cobertura, destaca-se a opção da Allianz. Embora represente o dobro dos encargos face à oferta da LOGO, seguradora que apresenta o prémio mais reduzido entre as ofertas analisadas, o produto da Allianz oferece uma cobertura mais alargada com um fator diferenciador: a inexistência de franquia”, conclui o responsável do ComparaJá.pt.

Sobre o ComparaJá.pt

O ComparaJá.pt é uma plataforma online gratuita e independente de comparação e análise de produtos e serviços financeiros que oferece aos utilizadores a possibilidade de identificar e adquirir a solução mais adequada às suas necessidades, com poupanças significativas de tempo e dinheiro, de forma rápida e simples.

Com um portfólio atualizado diariamente, os produtos disponibilizados atualmente são os cartões de crédito e o crédito pessoal.

Nos próximos meses, a atividade do ComparaJá.pt vai ser alargada aos restantes produtos da Banca, bem como aos setores dos Seguros, Telecomunicações e Energia.

Sem comentários