Toyota, Nissan, Honda e Mazda recolhem 3,4 milhões de carros por defeito no airbag do passageiro da frente

Quatro grandes construtores japoneses anunciaram a recolha de cerca de 3,4 milhões de carros em todo o mundo por causa de possíveis problemas no airbag dianteiro do passageiro. Toyota, Nissan, Honda e Mazda - a Mitsubishi já declarou que nenhuma unidade sua é afectada pelo problema - declararam ter identificado a existência de um possível defeito de fabrico do insuflador deste airbag, um equipamento produzido pelo japonês fabricante de autopeças Takata Corp..Apesar de nos incidentes verificados não se terem registados feridos ou mortes, existe o risco de deflagração acidental do airbag ou de incêndio. As viaturas afectados foram produzidos entre 2000 e 2004. Saiba quais os modelos comercializados em Portugal que irão ser chamados à oficina para corrigir este problema.

Na Honda Portugal foram estão identificados 2.748 veículos potencialmente afectados. A partir de 15 de Maio, e como medida de precaução, os proprietários dos modelos afectados no nosso País irão ser notificados para se dirigirem aos concessionários da marca e efectuarem a substituição gratuita dos respectivos insufladores.
Os modelos abrangidos por esta campanha são o Civic, o monovoloume Stream, o Jazz e o SUV CR-V produzidos entre 2001 a 2003.
A Toyota Caetano declarou que os seus modelos Yaris, Corolla e Avensis produzidos entre Novembro de 2000 e Março de 2004 irão também ser chamados às oficinas oficiais da marca no nosso País, salientando que esta medida é meramente preventiva e que a anomalia noticiada não interfere com o correcto funcionamento do equipamento em caso de embate.
Internacionalmente vão ser também chamados modelos da Lexus, a marca "premium" deste construtor japonês, desconhecendo-se se o mesmo acontecerá em Portugal.
A Nissan calcula em 4.323 as unidades afectadas em Portugal, ou menos dado que algumas poderão já ter sido abatidas: Almera, Navara, Pathfinder, Patrol, Terrano II, Almera Tino e X-Trail são os modelos que irão ser chamados para corrigir o defeito descoberto no airbag do passageiro da frente
Quanto à Mazda apenas o modelo Mazda6 terá sido afectado, pelo que os clientes dos modelos fabricados entre 14 de Fevereiro de 2002 e 20 de Abril de 2003 irão ser contactados. Estima-se que o número de carros que serão alvo de intervenção em Portugal não chegue à meia centena de unidades.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

2 comentários:

  1. Anónimo17 abril

    o CORROLA SEDAN TAMBEM FOI AFECTADO?

    ResponderEliminar
  2. Se foi fabricado no período indicado o mais provável é que sim. O recomendável é dirigir-se ao representante da marca.

    ResponderEliminar