APRESENTAÇÃO: Seat Leon SC (MY 2013)

É a primeira vez que o familiar compacto da marca espanhola surge numa carroçaria mais desportiva de 3 portas. “SC” significa “Sport Coupe”. Tal como na versão de 5 portas estará disponível nas versões Reference, Style e FR. O Leon SC apresenta a mesma gama moderna de motores e os modernos sistemas de infoentretenimento e de assistência ao condutor, num design único e com chassis reconfigurado. Chega ao mercado com motores TDI e TSI, potentes e eficientes, com cilindradas que vão desde os 1.2 aos 2.0 litros de cilindrada. A marca anuncia preços competitivos, a partir de 18597 para gasolina, 21718 para a versão a gasóleo. Tabela completa de preços e os detalhes mais importantes do Leon SC chegam já a seguir, sempre acompanhado de muitas imagens como é habitual.

-->

A versão de 5 portas do Leon, equipada com o motor 1.6 TDI de 105 cv, foi objecto de ensaio que pode ser lido AQUI.
O texto de apresentação do modelo com vários detalhes de motor e equipamento é ESTE.
O trabalho que se segue respeita à versão de 3 portas designada “SC”, Sport Coupé.
As proporções equilibradas e as linhas dinâmicas da carroçaria de 3 portas reforçam a sua estética desportiva.
Quando comparado ao novo Leon de cinco portas, a distância entre eixos do novo Leon SC mede menos 35 milímetros. Em comparação com a geração anterior, a distância aumenta 15 mm. O design da janela traseira, cujo extremo inferior aponta para baixo, consegue estender visualmente os 4,23 metros de comprimento da carroçaria.
Mas a frente do novo Leon SC também se caracteriza por um design emocional. Todas as linhas convergem num único ponto quando se olha de frente. A forma nítida, estável e geométrica de triângulo é um elemento fundamental e da linguagem de design da SEAT e que se vê claramente em muitos elementos, como os faróis de Full LED que se integram na silhueta.
Visto de perfil, a proporção entre a zona vidrada e a carroçaria é de um terço de vidro e dois terços de metal. A característica linha dinâmica da SEAT desenha um arco contínuo até ao arco da roda traseira. As linhas laterais não são completamente rectas, mas sim ligeiramente arqueadas e o vidro da porta da bagageira, comparativamente à versão de 5 portas, apresenta uma inclinação de 19º e uma forma de pentágono estilizado.

Motores: eficientes e potentes

O SEAT Leon SC chega ao mercado com uma gama de motores potente e eficientes TDI e TSI, que vão desde os 1.2 aos 2.0 litros de cilindrada.
Todos os motores apresentam injecção directa e turbo-alimentação, tendo sido desenvolvidos para gerar baixa fricção interna e rápido aquecimento.

O novo modelo da Marca estará disponível com cinco motores a gasolina:
- 1.2 TSI de 86 CV e 105 CV
- 1.4 TSI de 122 e 140 CV
- 1.8 TSI de 180 CV

E também quatro propulsores Diesel com tecnologia common rail : 
- 1.6 TDI de 90 e 105 CV
- 2.0 TDI de 150 e 184 CV.

Todos os motores incorporam o sistema start/stop e a função de recuperação de energia de série, excepto o 1.6 TDI de 90 CV, o que resulta em reduzidos consumos e emissões.
Prova disso e são as baixas emissões de CO2 de praticamente toda a gama – abaixo dos 120 g/km.
Dependendo da motorização, as diversas opções de caixas de velocidades vão desde as actuais de 5 e 6 velocidades, até à compacta caixa DSG de dupla embraiagem, que varia entre 6 e 7 velocidades de modo suave e confortável em centésimos de segundos.

Tabela completa de preços


Interior desportivo, habitabilidade sem alterações

A parte dianteira do habitáculo possui um design fluído. Todos os interruptores, botões e controlos estão estrategicamente localizados para maior comodidade e de destacar ainda a consola central, claramente orientada para o condutor.
Muitos elementos demonstram uma grande precisão no fabrico do novo Leon SC, como por exemplo as saídas de ar, os controlos do sistema do ar condicionado e as formas tridimensionais de alguns elementos. Todas as superfícies são suaves ao tacto e em algumas versões as inserções de elementos cromados e em pele aumentam a sensação de qualidade.
A funcionalidade e a flexibilidade foram dois aspectos chave no processo de criação do novo Leon SC. Existem aproximadamente uma dezena de locais para guardar objectos, além dos cinco compartimentos nas portas, consola central, entre e à frente dos lugares dianteiros.
Existe um grande espaço na consola central para guardar objectos diversos como chaves, telemóvel, etc. Aqui também se encontram os pontos de conexão opcionais para ligar o dispositivo multimédia (Aux-in, USB, cartão de memória SD e cabo para iPod) à rede do veículo.
Os assentos dianteiros do Leon SC são novos e apresentam uma posição desportiva e baixa, ainda que seja possível regulá-los em altura. São mais envolventes e oferecem um excelente apoio lateral na condução mais desportiva. O acolchoado dos bancos é de poliuretano espumado altamente elástico e de alta densidade, pelo que são muito cómodos e ergonómicos, especialmente confortáveis para viagens longas. Está disponível uma grande variedade de tecidos, pele e alcântara.
O ajuste de altura do banco do condutor é oferecido como equipamento de série em todas as versões, enquanto que no banco de passageiro da frente está incluído como equipamento de série na versão Style (opcional no Reference).
O acesso aos lugares traseiros realiza-se com facilidade já que ambos os bancos contam com a função “easy entry”, que facilita este acesso, movendo os bancos longitudinalmente ao mesmo tempo que o rebate. Uma vez nos lugares traseiros, os passageiros desfrutarão de espaço suficiente para os joelhos e de um agradável ambiente interior graças à amplitude das janelas traseiras.
De acordo com os critérios de segurança para os passageiros mais novos, o equipamento de série inclui fixações Isofix e Top Tether para as cadeiras de criança. Graças a seu design, as costas dos bancos traseiros pesam menos 15% menos que no modelo anterior.
A capacidade de carga do novo Leon é de 380 litros, idêntica ao volume da variante de cinco portas.
As costas dos bancos rebatem-se com muita facilidade e a partir da versão Reference é possível conseguir uma configuração de 60:40. Uma vez rebatido, a superfície quase plana tem um comprimento de 1.530 milímetros.

Chassis desportivo e assistências à condução

Um dos factores que contribui para distinguir o novo Leon SC é o carácter desportivo do seu chassis. A suspensão garante um bom nível de conforto na rodagem enquanto que a direcção consegue manter-se fiel à sua trajectória.
O eixo dianteiro é um clássico McPherson. O Leon SC reage com precisão e agilidade às voltas do volante e traça as curvas a alta velocidade. A direcção electromecânica trabalha em função da velocidade do automóvel e, para além disso, absorve às irregularidades do piso.
Nas versões equipadas com um motor até 150 CV, o eixo posterior do novo SEAT Leon SC tem uma barra de torção. As variantes mais potentes estão equipadas com uma suspensão multi-braço que consegue separa as forças de apoio longitudinal das forças de apoio lateral.
O novo Leon SC FR está equipado com o SEAT Drive Profile, que permite ao condutor configurar as características da direcção assistida, entrega de potência do motor e a transmissão DSG em três posições: eco, confort e sport, para além da possibilidade de
configurá-las segundo as preferências do condutor.
O SEAT Drive Profile no Leon SC FR também regula o som do motor e a iluminação ambiente interior adapta-se a essa configuração ao mudar o brilho dos LEDs montados nas portas: branco no confort, eco e individual, e encarnado no sport.
O novo Leon SC também é uma referência no que toca à disponibilização de sistemas de assistência ao condutor. O detector de fadiga reconhece a concentração do condutor e avisa-o da necessidade de fazer uma pausa.
Dispõe também de uma câmara montada atrás do espelho retrovisor que controla duas funções: o assistente de máximos que muda automaticamente para médios quando detecta outra viatura em sentido contrário ou luz suficiente e o assistente de faixa de rodagem, que faz pequenas correcções na direcção assistida electromecânica de modo a impedir que o condutor saia da sua faixa de rodagem.
Outro dos sistemas disponíveis no Leon SC é o sistema de travagem pós-colisão.



Sem comentários