APRESENTAÇÃO: Smart FourJoy

Prenuncia-se o regresso da versão de quatro lugares da Smart (Fourfor) que, a exemplo da anterior, será construída em parceria com outro construtor. E se a primeira (e única) era baseada na versão europeia do Mitsubishi Colt, a futura segunda geração será partilhada com o próximo Renault Twingo. Com o Smart fourjoy, protótipo mostrado na edição 2013 do Salão Automóvel de Frankfurt, a Mercedes desvendou um pouco mais do futuro compacto de quatro lugares da Smart. Com motor eléctrico de 55 kW, célula em alumínio, sem vidros e sem portas mas com dois skates eléctricos no tejadilho para pequenas distâncias na cidade, o fourjoy tem também uma câmara de alta-definição para guardar e partilhar todas as emoções que reserva.

Mais compacto do que a série anterior, a provável base do sucessor do Smart fourfor apresenta como dimensões um comprimento de 3494 mm, 1978 mm de largura e 1494 mm de altura.
Sem portas, óculo traseiro e com tecto de abrir, o smart fourjoy apresenta um ângulo de viragem de 9,1 metros e, graças ao motor eléctrico de alta tecnologia com 55 kW, é também livre de emissões e dos atrasos nas passagens de caixa que caracterizam a versão de 2 lugares.
Muitos dos elementos de design incorporados no fourjoy são uma referência à primeira série de modelos Smart. Estes elementos incluem as saliências curtas, as rodas posicionadas nos extremos da carroçaria, as luzes traseiras integradas na célula tridion robusta e o painel de instrumentos esférico.
O exterior em tom de alumínio polido combinado com uma pintura em branco nacarado dos pára-choques, do capot e da porta da mala contrasta desportivamente com as tonalidades mais escuras das zonas inferiores. Completamente fabricada em alumínio polido, a célula tridion possui um acabamento brilhante que lhe realça o carácter e confere classe.
Na traseira, o Smart fourjoy tem as luzes integradas na célula tridion. Tal como os faróis dianteiros, as ópticas traseiras não têm a tampa de vidro. Com iluminação LED tanto nos faróis dianteiros como traseiros, isso realça a aparência tridimensional das luzes diurnas em forma de U.
Algumas peças moldadas, transparentes e na tonalidade petróleo reforçam a personalidade alegre deste protótipo. Estas peças encontram-se no deflector de vento na zona superior do para-brisas, nas laterais dos pilares A e no spoiler traseiro. A forma e a cor lembram os chapéus de ténis dos anos 90.

Bancos futuristas para quatro passageiros

Sem portas, óculo traseiro ou tejadilho, o Smart fourjoy convida a entrar. Os elementos que ligam o exterior ao interior são as pegas para condutor e passageiro nos painéis laterais e as entradas na estrutura do tejadilho.
As características mais impressionantes no interior são os dois bancos dianteiros futuristas e o banco traseiro, com um design semelhante. A sua forma orgânica e escultural lembra mobília moderna estilo lounge.
A estrutura dos bancos apresenta, na traseira, um tom cromado escuro, enquanto as laterais são percorridas por linhas da mesma tonalidade petróleo que os detalhes exteriores.
O chão, de cor escura, alterna entre superfícies perfuradas e suaves, fazendo com que os bancos pareçam flutuar.
Os bancos e o painel de instrumentos são apoiados por uma estrutura central contínua, com uma superfície convexa e funções de operação sensíveis ao toque.
O design da consola e do volante de apenas um raio relembra o Smart original.
Estão ainda instalados dois smartphones, um no painel de instrumentos e outro na traseira do túnel central, promovendo a conectividade e o entretenimento personalizado para todos os passageiros.

Condução divertida com zero emissões

Um motor eléctrico de 55 kW foi instalado na traseira, baseado no actual Smart fortwo electric drive.
A bateria de iões-lítio tem uma capacidade de 17.6 kWh.
Quando descarregada, leva no máximo sete horas para carregar até aos 100%, seja numa tomada doméstica ou numa estação de carregamento.
O tempo de carregamento numa "wallbox" ou estação de carregamento pública pode ser reduzido para menos de uma hora com o carregador de bordo de 22 kW e um cabo de carregamento rápido.

Skates eléctricos no tejadilho, dois capacetes e uma câmara

No tejadilho do Smart fourjoy encontram-se duas pranchas.
Com estes skates eléctricos, é possível percorrer pequenas distâncias na cidade sem quaisquer emissões.
Os capacetes estão arrumados sob o banco traseiro.
Aqui também encontrará uma câmara de alta-definição, fácil de remover, para filmar os passeios de skate e partilhar em seguida com os amigos nas redes sociais.

-->

Sem comentários