ENSAIO: Seat Leon SC 1.4 TSI 122cv Style

O novo familiar espanhol já tinha dado muito boa conta de si aquando do teste ao modelo de 5 portas provido do motor 1.6 TDI (ler AQUI esse ensaio). Reforça ainda mais essa impressão após o contacto tido com aquela que é a sua forma de carroçaria mais desportiva, agora associada a um motor com um desempenho familiar. Que, embora sendo a gasolina, se revela surpreendentemente económico e muito voluntarioso. Confortável, ágil, estável e muito agradável de conduzir, o Leon SC, tal como acontece com a restante gama, partilha mecânica gerada dentro do grupo VW que depois é aplicada às várias marcas do construtor. Embora a Seat sempre tenha feito por manter uma individualidade própria e mais latina.

Em relação ao modelo de 5 portas, além das óbvias diferenças estruturais e do design da secção traseira, a carroçaria de 3 portas é ligeiramente mais pequena e mais baixa.
Ensaiado numa versão intermédia de equipamento - "Style" -, o Seat Leon 1.4 TSI com 122 cv revelou-se um carro com reacções saudáveis, estável e confortável. Apesar das carroçarias coupé serem tradicionalmente mais desportivas e menos preocupadas com o conforto, neste caso ele mantém-se à custa de uma suspensão suave mas muito bem equilibrada em termos dinâmicos.
Cabe à mais desportiva versão FR demonstrar ainda maior destreza em curva, embora isso seja conseguido, entre outras razões, também à custa de uma menor capacidade de amortecimento devido à maior rigidez das molas.
Características técnicas e/ou de equipamento mais detalhadas podem ser vistas AQUI, no texto de apresentação desta versão coupé de 3 portas.

Habitabilidade surpreendente

Com escassos 3 centímetros a menos no comprimento e menos de 2 na altura total do conjunto, face ao modelo de 5 portas, esse facto não aparenta interferir com a habitabilidade traseira ou com a capacidade da mala, que se mantêm sensivelmente as mesmas.
Além da qualidade interior registar uma clara evolução qualitativa de materiais e acabamentos entre gerações, entre os coupés do segmento, o Leon SC é um dos que oferece o habitáculo mais espaçoso e funcional. Até mesmo no que se refere à altura disponível para quem se senta atrás.
Em matéria de habitabilidade, as únicas contrariedades da versão coupé de 3 portas do familiar espanhol são o acesso aos lugares traseiros (as portas e o rebatimento do encosto do banco dianteiro não fornecem grande amplitude à abertura) e o lugar central do banco traseiro, devido à forma do assento e à “intrusão” da caixa/apoio de braços instalado entre os bancos da frente, que rouba espaço para a colocação dos pés.
Já no que toca à arrumação, o Seat Leon SC conserva a capacidade da bagageira do “5 portas” - 380 litros – e um pneu de emergência. Só a profundidade do piso da mala em relação à linha de abertura da respectiva porta é que obriga a maior esforço de costas e de braços quando se manipulam objectos mais pesados. Por outro lado, o rebatimento dos encostos do banco traseiro não prolonga o piso plano da mala.

Condução e equipamento

Quem se senta do lado esquerdo pode também contar com uma posição de condução fácil e muito cómoda. Banco e volante admitem muitos ajustes de grande amplitude, pelo que não é complicado regular e encontrar a posição mais adaptada à dimensão e ao estilo de cada condutor. Funcional e intuitivo, alguns comandos e informações do Seat Leon são acessíveis ou concentram-se num ecrã táctil que é também a base do centro de som e navegação.
Embora continuem a existir os tradicionais comandos de climatização na consola central, além do travão de mão, o que existe entre os bancos e na parte inferior desta consola são pequenos e muito úteis espaços para objectos de pequena dimensão.
Apesar de no volante ou por manípulos instalados atrás dele ser possível aceder e controlar algumas funções, o sistema de infoentretenimento comanda não apenas as funcionalidades habituais de entretenimento e comunicação, como grande parte dos dispositivos do veículo.
A base deste equipamento é designada “Media System Touch” e equipa as versões “Reference”. Não apenas dispõe de um ecrã de menores dimensões como tem uma funcionalidade mais limitada.
Este mesmo ecrã serve as versões “Style” e “FR”, mas o “Media System Colour” alarga o leque de funções.
O sistema de infoentretenimento mais avançado é o “Media System Plus”, com ecrã táctil de 5,8 polegadas e grafismo tridimensional em alta definição. Pode incluir ou não sistema de navegação por voz e a informação pode ser visualizada num ecrã matricial a cores colocado entre o velocímetro e o conta-rotações.
Mais informações sobre este equipamento estão no texto de apresentação do Seat Leon que se encontra AQUI.

Um familiar com atitude

Demonstrando sempre ser um carro com reacções saudáveis, estável e confortável, os 122 cv deste motor revelaram também sempre ser os suficientes para manter a energia do conjunto em estrada ou em circulação urbana.
É até assinalável a disponibilidade de binário bem antes das 2000 rpm, o que contribui para manter viva uma condução não muito exigente.
Não se tratando da versão mais potente do motor 1.4 TSI (a de 140 cv, com possibilidade de “desligar” dois cilindros para poupar combustível quando não existe necessidade de muito binário), esta versão de motor alia uma desenvoltura suave (permitida por uma caixa de seis velocidades com uma sexta mais longa e poupada), a uma grande economia de consumos.
Por isso e com a ajuda do sistema start/stop sem dificuldade se obtêm médias combinadas em redor dos 6 litros.
O preço base da versão com o nível de equipamento “Style” é de 23.557 euros. Entre outros extras, como o pacote de assistência à condução que inclui o assistente de faixa de rodagem (300 euros), o modelo testado dispunha de uma cor Azul exclusiva que custa mais 690 euros.
SE LHE INTERESSOU ESTE MODELO VEJA PROSSIGA


Dados mais importantes
Preços desde
desde 23.557 euros (Reference)
Motores
1395 cc, 16 V, 122 cv das 5000 às 6000 rpm, 200 Nm das 1400 às 4000 rpm, injecção directa, turbo e intercooler
Prestações
202 km/h, 9,3 seg. (0/100 km/h)
Consumos (médio/estrada/cidade)
5,2 / 4,4 / 6,5 litros
Emissões Poluentes (CO2)
120 gr/km

-->

Sem comentários