APRESENTAÇÃO: smart fortwo e forfour (MY 2015). Preços. Equipamento.

- Conceito de motor atrás do smart é disponibilizado pela primeira vez também no smart forfour de quatro lugares

- Motores de três cilindros com 60 cv, 71 cv e 90 cv

- Caixa manual de cinco velocidades ou caixa automática de dupla embraiagem

- Preços a partir de 11 mil euros para o smart fortwo e 12 mil euros para o smart forfour com o mesmo motor



Tudo o que precisa de saber sobre as impressões de condução está AQUI, no texto do ensaio que fiz aos novos smart fortwo e forfour

Identificando-os como membros da mesma família, partilham várias funcionalidades de design: faróis, grelha do radiador e a icónica célula de segurança em tridion.

As dimensões e a estrutura, nomeadamente o facto de o motor atrás libertar espaço para a direcção, oferecem a ambos grande capacidade de manobra urbana.

O raio de viragem do novo smart fortwo é de 6,5 metros entre passeios e de 7,30 metros entre paredes.

Quanto ao forfour, ele inverte marcha praticamente no mesmo espaço dos fortwo anteriores: 8,65 metros passeio a passeio e 8,95 metros entre paredes.

No que toca à funcionalidade, são pontos a realçar a abertura das portas traseiras quase a 90° no smart forfour e a possibilidade de rebater o encosto do banco do passageiro, standard em todas as versões.

O novo smart fortwo possui de novo uma porta traseira com duas secções, permitindo carregar o veículo mesmo em espaços de estacionamento reduzidos.

A capacidade de mala do smart fortwo é superior à do forfour quando este disponibiliza os quatro lugares: 260 no fortwo, 185 no forfour.

Lançada em Portugal no final de Novembro de 2014, os preços do smart fortwo com motor de 71 cv são de 10.950 euros e de 13.250 euros para o motor de 90 cv.

O Smart forfour é comercializado por 11.950€ na versão de 71 cv.

Motores de três cilindros, transmissão com embraiagem dupla


Na fase de lançamento são disponibilizadas duas motorizações a gasolina, de três cilindros:

- um motor naturalmente aspirado de 999 cc. Com 71 cv, tem um binário de 91 Nm a 2850 rpm

- um motor turbo de 898 cc. Com 90 cv, disponibiliza um binário máximo de 135 Nm às 2500 rpm. O turbo-compressor totalmente novo possui uma válvula de escape controlada electronicamente que permite o aumento da resposta do motor. Outra funcionalidade distinta é o sistema de start/stop automático.

Posteriormente disporá de um motor a gasolina básico com 61 cv.

Há também duas transmissões novas no smart: caixa manual de cinco velocidades e a transmissão twinamic de seis velocidades com dupla embraiagem.

Esta caixa automática custa mais 1000 euros e está disponível como equipamento opcional em combinação com as linhas de equipamento passion, prime e proxy. Inclui ainda o alarme sem qualquer custo para o cliente.

A caixa de dupla embraiagem é única no segmento dos micro-carros. Com ela, o smart forttwo acelera dos 0 aos 100 km/h em 15,1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 151 km/h.

O consumo de combustível combinado é de 4,1 litros aos 100 km, o que corresponde a um valor de CO2 de 94 gramas por quilómetro.

Preço e caracteristicas smart fortwo 71cv caixa de velocidades automática

Preço
11.950€
Cilindros / disposição
3 em linha
Cilindrada (cc)
999
Potência (kW/cv)às rpm
(52/71) às 6.000
Binário máximo (Nm a rpm)
91/2.850
Consumo combinado (l/100 km)
4.1
Emissões combinadas CO2 (g/km)
94
Classe de eficiência
B
Aceleração 0-100 km/h (s)
15.1
Velocidade máxima (km/h)
151

Segurança


O conceito de segurança “smart” é mantido nas novas gerações.

O interior é protegido pela célula tridion, que utiliza no novo smart uma elevada percentagem de aços de alta resistência. Ao ponto de ambos, nas colisões frontais, terem desempenhos equivalentes aos novos Classe S e Classe C.

Estão ainda disponíveis sistemas de assistência avançados, anteriormente reservados a classes superiores de veículos: assistente de ventos laterais (standard), aviso de colisão frontal (opção) e assistente de mudança de faixa (opção).

O chassis e a suspensão da nova geração smart evoluiu. O eixo dianteiro, com novo desenho, adopta elementos do Classe C da Mercedes-Benz, enquanto o eixo traseiro De Dion optimizado, o curso dos amortecedores substancialmente aumentado e pneus com paredes mais altas melhoram o raio de viragem e aumentam o conforto. 


Novas linhas: passion, prime e proxy



Na versão de acesso os dois modelos incluem luzes LED de condução diurna, fecho centralizado com comando à distância por rádio, sinal visual de verificação de fecho das portas e imobilizador, cruise control com limitador (limite de velocidade variável), indicador de temperatura exterior com aviso de gelo, painel de instrumentos com visor LCD monocromático e computador de bordo e vidros eléctricos à frente.

“passion”, “prime” e “proxy” são os nomes das três linhas que servem para configurar o smart fortwo e o smart forfour particularmente ao nível do interior. Incluem um volante multifunções de pele, um painel de instrumentos com visor a cores de 3,5 polegadas e bancos aquecidos.

Na fase de lançamento, a edição #1 estará disponível durante um período limitado oferecendo funcionalidades exclusivas de design: célula de segurança tridion em cor-de-laranja lava, combinada com painéis/carroçaria em branco no fortwo e cinzento grafite no forfour.

Conta também com novos sistemas multimédia com integração global de smartphones que incluem navegação em tempo real e operação intuitiva com ecrã táctil.

O smart oferece pela primeira vez o sistema de som JBL que incorpora um amplificador DSP de 6 canais (240 W) no fortwo e um amplificador DSP de 8 canais (320 W) no forfour. Um total de oito (fortwo) ou doze (forfour) altifalantes de alto desempenho oferece um prazer de som extraordinário.

Uma nova aplicação - “smart cross connect” - estará disponível gratuitamente para os clientes no smart fortwo e smart forfour. Oferece ainda mais funcionalidades em movimento e fora do veículo, incluindo o “smart parking”, agora com um design mais fácil de utilizar e que incorpora novas funções. 

smart forfour


É no perfil que se encontra a maior diferença entre o fortwo e o forfour.

Enquanto no smart fortwo uma porta grande estende-se até ao pilar B com uma janela sem estrutura, a vista de perfil do smart forfour revela os mesmos elementos do fortwo, mas tem uma célula tridion mais longa e também a porta adicional.

A linha do tejadilho do forfour desce para a traseira com um estilo coupé.

A porta traseira de uma só secção a abrir para cima permite aceder, naturalmente, a mais capacidade de carga do que no fortwo. Mas isso só acontece com os encostos dos bancos traseiros rebatidos! Nessas circunstâncias, é permitida uma superfície de carga nivelada com 1285 x 996 mm e um volume de carga de 975 litros. O comprimento de carga, com o encosto do banco do passageiro dianteiro rebatido, é de 2,22 metros.

Opcionalmente estão disponíveis assentos reversíveis para os bancos traseiros no forfour. Os bancos "ready space" na traseira podem ser rodados e baixados substancialmente de modo muito rápido para permitir mais 12 cm de altura de carga interior, que é muito simples de usar graças à abertura das portas traseiras num ângulo de quase 90°.


smart fortwo
smart forfour
  Comprimento (m)
2,69
3,49
  Largura (m)
1,66
1,66
  Altura (m)
1,55
1,55
  Distância entre eixos (mm)
1.873
2.494
  Raio de viragem (passeio a passeio) (m)
6,95
8,65
  Raio de viragem (parede a parede) (m)
7,30
8,95
  Comprimento interior (pedal do acelerador até à extremidade traseira) (mm)
2011,6
2707,3
  Índice de espaço da carroçaria (rácio entre o comprimento e o comprimento interior) (%)
75
77
  Capacidade da bagageira (atrás dos bancos dianteiros) (L)
260
730
  Capacidade da bagageira (atrás dos bancos dianteiros até ao tecto) (L)
350
975
  Capacidade da bagageira (atrás dos bancos traseiros) (L)
-
185
  Capacidade da bagageira (atrás dos bancos traseiros até ao tecto) (L)
-
255

-->

Sem comentários