APRESENTAÇÃO: Toyota AYGO (MY 2015). Preços. Características. Equipamento

- Jovem e urbano, o interior e o exterior foram concebidos de forma a permitirem uma personalização, mesmo após vários anos
- “J-Playful” é o tema da nova geração. É uma ligação à cultura contemporânea dos jovens japoneses, a qual privilegia formas fortes e atrevidas
- Sistema multimédia X-TOUCH permite a integração de todas as funcionalidades do smartphone do utilizador
- Motor de 998 c.c.tem agora 69 cv e binário de 95 Nm às 4,300 rpm
- Preços a partir de 10.550 euros para a versão de 3 portas. Lista completa de preços e equipamento para Portugal no final do texto

A nova geração AYGO quer não apenas ser divertida de conduzir como divertida de personalizar de acordo com o gosto pessoal de cada um.
Para isso, mais de 10 peças em torno do veículo podem ser facilmente substituídas por cores e execuções alternativas. A construção inteligente e uma estratégia de instalação mantêm essa personalização acessível e simples, assegurando bons preços e tempos de entrega reduzidos. 
O espaço do habitáculo aumentou e ganhou um leque de equipamentos inovadores pensados para se adaptarem a um estilo de vida jovem e contemporâneo. Um dos exemplos é o sistema multimédia X-Touch, com monitor táctil, totalmente a cores, de 7”. Ele controla numerosos sistemas a bordo e a conectividade MirrorLink permite a integração do smartphone do utilizador e acesso a todas as suas funcionalidades.

A elevada rigidez da carroçaria do novo AYGO foi concebida para minimizar as deformações do habitáculo na sequência de colisões frontais, laterais ou traseiras. Para assegurar maior segurança, conta de série com ABS (sistema de anti-bloqueio de travagem), EBD (distribuição electrónica da força de travagem), sinalização da travagem de emergência, VSC (controlo da estabilidade do veículo), airbags de cortina, fixações para cadeira de criança isofix, sistema de monitorização da pressão dos pneus, um aviso de limite de velocidade ajustável e até controlo de arranque em subida (HAC).
O motor a gasolina da Toyota de 3 cilindros, 1.0 litros, VVT-i foi revisto para melhorar a performance, reduzir emissões de CO2 e consumos.
Tudo isto analisado com mais pormenor já a seguir.

Design exterior "J-Playful"

O design "J-Playful" inspira-se na cultura jovem contemporânea do Japão, que privilegia formas fortes e atrevidas. 
O comprimento total aumentou apenas 25 mm para 3,455 mm. Apesar de um aumento de 7 mm na altura disponível nos bancos da frente, a altura da carroçaria foi reduzida em 5 mm para permitir ganhar em eficiência aerodinâmica. As vias foram alargadas em 8 mm, tanto à frente como atrás, para melhorar o impacto visual do veículo.
A solidez da carroçaria provém de uma forte monoforma que serve de base para o volume geral.

O poderoso “X” gráfico da dianteira obrigou à integração de uma tecnologia de faróis inédita na classe e constitui a base da personalização do exterior. 
O tejadilho rebaixado e chegado à frente resulta num avanço do centro de gravidade e cria uma postura mais equilibrada e inclinada. Um deflector de ar traseiro integrado favorece a aerodinâmica. 
A forma dos vidros atrás difere entre as versões: na de 5 portas prolonga o gráfico da janela até aos grupos ópticos traseiros, gerando uma sensação de maior comprimento. 
O portão traseiro e o para-choques inferior formam as linhas de rotura que dividem a superfície sólida do veículo. Os grupos ópticos estão dispostos na forma hexagonal do portão traseiro e a secção superior do para-choques cresce em direcção aos alargados arcos das rodas, destinados a darem uma aparência mais larga e estável.

Peças que se podem substituir no exterior:
- grelha dianteira em x
- inserções no para-choques traseiro
- centros das jantes em liga leve

Interior aumentado e com novas funcionalidades

A instrumentação apresenta mostradores concêntricos redondos e consola serve de apoio a um largo painel de bordo que incorpora um ecrã central com várias funções e com um grafismo que optimiza a facilidade de leitura. 
Tal como no exterior, numerosos elementos no interior podem ser personalizados.
Apesar da distância entre eixos ter mantido os 2,340 mm, o comprimento do habitáculo foi aumentado em 9 mm. Ao mesmo tempo, os encostos de braços são 20 mm mais largos e contribuem para maior conforto dos bancos dianteiros. 
A capacidade da bagageira foi incrementada em 29 litros para 168 litros. O seu acesso foi melhorado graças a uma abertura 75 mm mais larga entre o plano de carga na abertura do porta-bagagens e as costas do banco traseiro.
O AYGO “X-Wave” está equipado com um tecto em lona eléctrico com abertura de 785 mm x 730 mm

Peças que se podem substituir no interior:
- painel de instrumentos
- consola central
- saídas de ventilação
- punho da alavanca do selector de velocidades e zona envolvente

Motor mais potente mas mais eficiente

Os melhoramentos na unidade de 998 c.c., 3 cilindros, 12 válvulas, DOHC, VVT-i permitiram um aumento da potência do motor para 69 cv às 6,000 rpm.
O binário é agora de 95 Nm às 4,300 rpm, estando 85 Nm agora disponíveis logo desde as 2,000 rpm.
A nova geração AYGO é capaz de acelerar de 0-100 km/h em 14.2 segundos e de continuar até uma velocidade máxima de 160 km/h.
O incremento da rigidez da carroçaria, a melhoria da aerodinâmica e a afinação da suspensão, direcção e transmissões, combinam para melhorar a estabilidade da condução, o conforto de rolamento, a agilidade do comportamento e a resposta do carro, elevando o prazer de condução.
Mas não só: é conseguida uma diminuição do consumo de combustível de 4.4 para 4.1 l/100 km, o que se traduz numa diminuição de emissões de CO2 de 7 g/km, para apenas 95 g/km. 
Uma caixa automática continua a estar disponível. Tendo como base a transmissão manual robotizada, que permite dispor de um modo de passagem de caixa totalmente automáticas, sem pedal de embraiagem, as relações desta transmissão foram revistas para um melhor equilíbrio entre prazer de condução e economia na utilização do combustível.
Equipado com a caixa X-Shift, o consumo de combustível é de 4.2 l/100 km e as emissões de CO2 de apenas 97 g/km.

X-Touch – O Mundo na ponta dos seus dedos

O uso da mais recente tecnologia multimédia a bordo e de conectividade para smartphone é conseguido através do X-Touch.
O sistema usa um ecrã táctil totalmente a cores de 7” no painel de bordo, com câmara de visão traseira integrada.
Além de rádio, recepção DAB opcional, streaming de música através de Bluetooth e entradas AUX e USB, com a possibilidade de mostrar as capas dos álbuns, através da função “Phone”, o condutor pode aceder aos seus contactos, efectuar chamadas telefónicas e utilizar uma função no ecrã para receber/enviar mensagens de texto.
Com a função MirrorLink activada, a ligação a um smartphone compatível irá replicar o ecrã do telemóvel e das aplicações compatíveis no monitor do X-Touch. As funções do smartphone passam a poder ser utilizadas facilmente através do ecrã táctil do próprio sistema.
Uma Navi Box opcional pode ser ligada ao sistema multimédia através de um compartimento específico no porta-luvas. Ativado por via do menu "Connect" do X-Touch, permite que o condutor tenha acesso intuitivo a uma rápida e precisa navegação nas estradas europeias.
"Car Information" agrupa toda a informação sobre o veículo disponível a bordo, com informação do computador de bordo e com dados sobre a autonomia restante, consumos instantâneos e médios, tempo de viagem decorrido e registos de viagens anteriores.
Por último, uma ampla selecção de aplicações compatíveis pode ser descarregada das lojas Google Play e Apple App, permitindo que o condutor tenha acesso a canais de navegação e de social media.
Estreia no segmento, quando ligado com a marcha-atrás engrenada, a câmara na traseira para mostrar a imagem da zona por detrás do carro no monitor X-Touch de 7” totalmente a cores na consola central.



-->

Sem comentários