TESTES EURONCAP - VW Passat e Ford Mondeo: 5 estrelas. smart e Opel Corsa:4 estrelas. Dacia Logan MCV: 3 estrelas

- Com 5 estrelas: VW Passat, Ford Mondeo, Kia Sorento, Land Rover Discovery Sport, Lexus NX, Porsche Macan e Subaru Outback


- Com 3 estrelas: Dacia Logan MCV


Testes de colisão efectuados pelo Euro NCAP distinguiu os recentes Ford Mondeo, VW Passat, Lexus NX, Kia Sorento e Porsche Macan com a classificação máxima de 5 estrelas.

Os novos Smart Fourfor e Fortwo, bem como ao Opel Corsa e Mini Cooper não foram além das 4 estrelas.

O pior do lote de viaturas analisadas foi a carrinha da Dacia, que não obteve mais do que 3 estrelas. Equipado com motor 1.5 dCi, o Logan MCV obteve classificações fracas em caso de embate frontal, lateral e traseiro, marcando somente alguns pontos na protecção de crianças até 18 meses e no caso de atropelamento de peões. O pouco equipamento de segurança disponibilizado de série penalizou também a carrinha “low cost” do grupo Renault. Refira-se que a violência das consequências em caso de embate lateral obrigaram a cortar o cinto de segurança para retirar o dummy sentado no lugar do condutor.

Classificações elevadas na protecção de crianças e de peões não bastaram para o novo Opel Corsa, que chega aos mercados em 2015, alcançar as desejadas 5 estrelas. Não obteve classificação mais alta porque os encostos de cabeça frontais, mas principalmente os traseiros, não garantem a protecção mais adequada em caso de embate traseiro e porque o equipamento de segurança, disponibilizado de série, foi considerado pouco.

Também com 4 estrelas, os novos smart (MY 2015) de 2 e 4 lugares proporcionam condições aceitáveis de protecção para os ocupantes, incluindo crianças, mas o NCAP classificou como fraca a protecção de peões em caso de atropelamento e a disponibilidade de equipamento de segurança. Nos testes de impacto lateral, Smart Fortwo mostrou mesmo poder permitir ferimentos na região do tórax, mas, segundo revela o Euro NCAP, o construtor já está a desenvolver uma solução para minorar este efeito.

As quatro estrelas atribuídas ao Mini Cooper são justificadas por se ter verificado uma protecção marginal para a região do peito num dos testes de impacto lateral e pela fraca classificação na avaliação da protecção para crianças.

Os novos Ford Mondeo e VW Passat foram os familiares que mais se distinguiram na protecção dos ocupantes. Ambos obtiveram a classificação máxima de 5 estrelas no total dos testes e a entidade que os realiza realçou os sistemas de segurança ‘Front Assist” com “City Emergency Braking” do carro alemão como realmente eficazes na prevenção de colisões.

Todos os SUV presentes no lote de viaturas testadas - Kia Sorento, Porsche Macan, Subaru Outback e Land Rover Discovery Sport - obtiveram a classificação mais elevada.

No Land Rover Discovery Sport, o EuroNcap justificou as 5 estrelas com a proteção para adultos e para crianças, destacando a presença do “Autonomous Emergency Breaking”, um dispositivo de série que acciona os travões automaticamente no caso de uma colisão iminente.

O Porsche Macan obteve a mesmas 5 estrelas na protecção para adultos e para crianças. Com excepção do embate em peões, foi um dos modelos que obteve as melhores classificações nos restantes itens analisados.

Também o coreano Kia Sorento conseguiu a classificação elevada na protecção para adultos e crianças. Conforme revelam os testes de colisão, consegue até garantir segurança para os ocupantes dos dois lugares da terceira fila de bancos.


Sem comentários