APRESENTAÇÃO: Novo Honda Jazz Híbrido (MY 2011)

A Honda torna-se pioneira ao apresentar o novo Jazz Híbrido, o primeiro carro do segmento dos utilitários com este género de mecânica. Tal como Insight, esta versão do Jazz recorre ao propulsor de 1.3 litros combinado com uma transmissão de variação contínua e a um motor eléctrico colocado entre ambos.


Em condições muito particulares (e difíceis...) de baixa e média velocidade chega mesmo a poder deslocar-se apenas no modo eléctrico. Esta versão em particular distingue-se não apenas por consumos baixos ou emissões reduzidas, mas também por alguns pormenores estéticos cromados, na grelha e no portão traseiro.
Existe um botão "eco" que acciona uma série de funções: desliga o motor automaticamente quando a viatura se imobiliza, interrompendo também o funcionamento do ar condicionado, além de evitar também acelerações bruscas e mais gastadoras de combustível.
Nos poucos quilómetros em que tive oportunidade de o experimentar, o Jazz Híbrido passou a ideia de ser um conjunto mais consistente do que a versão 1.2 que recentemente ensaiei. Além de uma condução mais agradável, parece também ser capaz de reacções mais seguras e equilibradas. E é realmente uma opção interessante numa marca que ainda não dispõe de uma pequena unidade a gasóleo, importante para alguns mercados europeus. Facilmente se obtêm médias abaixo dos cinco litros.
Ao contrário do que sucede no Insight, o habitual ruído de funcionamento da caixa de velocidades de variação contínua, a única disponível, está mais disfarçado.
A introdução de baterias não condicionou o espaço interior, nomeadamente na zona da mala onde estas se encontram alojadas. Com kit de reparação anti-furo o piso permanece plano; com pneu de reserva este eleva-se ligeiramente.O comprador poderá optar entre uma ou outra solução, sem acréscimo de preço final.
Em traços gerais não houve alterações significativas em termos de design ou funcionalidade interior. Apenas o Jazz Híbrido difere claramente na iluminação e nas indicações digitais do sistema de carga e de poupança.
Aproveitando este lançamento, a marca japonesa introduziu também pequenas alterações em toda a gama. A mais importante é contudo um reposicionamento do preço de entrada do modelo 1.2, agora disponível a partir de pouco mais de 15 mil euros. Já a versão híbrida tem preços de 19250 ou 20850 euros, consoante o nível de equipamento.



ALGUMAS CARACTERISTICAS TÉCNICAS DA VERSÃO HíBRIDA

Motor i-VTEC SOHC + IMA


Cilindrada 1339 cc
Potência máxima 88 cv / 5800 rpm
Binário máximo 121 Nm / 4500 rpm
Sistema de alimentação Injecção electrónica multi-pontoPGM-FI
Combustível Gasolina sem chumbo 95


Motor eléctrico / Gerador
Voltagem 100,8 V
Potência máxima 14 cv / 1500 rpm
Binário máximo 78 Nm / 1000 rpm


Armazenamento da energia eléctrica
Tipo de bateria Hidreto metálico de níquel (Ni-MH)
Voltagem 100,8 V
Capacidade 5,75 Ah


Desempenho conjunto dos motores
Potência máxima 98 cv / 5800 rpm
Binário máximo 167 Nm / 1000 rpm


Prestações
Velocidade máxima 175 km/h
Aceleração (0-100km/h) 12,2 seg.


Consumos e emissões
Urbano 4,6 l.
Extra Urbano 4,4 l.
Combinado 4,5 l.
CO2 104 g/km

Sem comentários