APRESENTAÇÃO: Mitsubishi i-MiEV Van. Um comercial 100% eléctrico

À procura de um mercado mais específico, a Mitsubishi Portugal anunciou a criação de uma versão comercial de dois lugares do seu modelo 100 por cento eléctrico. Seis meses após o lançamento do carro no nosso País, o i-MiEV Van, com 860 litros de capacidade de carga, autonomia de baterias para 150 km e um custo de circulação de 1 euros mais Iva por cada 100 km percorrido, passa a estar disponível a partir de 29 mil euros (+ IVA)
Respondendo às necessidades específicas das empresas e às exigências do tráfego nos grandes centros urbanos, o Mitsubishi i-MiEV Van, é a sequência correcta da estratégia da marca para a mobilidade sustentável. Este citadino e comercial de 2 lugares, oferece um significativo espaço para transporte de mercadorias (860 litros) e uma autonomia de 150 km, com zero emissões de CO2, baixo nível de ruído e um comportamento ágil e económico.
Portugal, seleccionado como um dos 14 mercados Europeus prioritários para o lançamento do i-MiEV, é o primeiro país europeu a iniciar a sua comercialização na versão Van.
Em 2010 foram produzidas cerca de 9.000 unidades do i-MiEV e, a partir de 2012, essa produção será superior às 40.000 unidades/ano. No mês passado a Mitsubishi Motors Corporation (MMC) lançou no Japão um Van 100% eléctrico – Minicab EV.



Principais características e especificações

- Motor eléctrico síncrono de magneto permanente com 180 Nm / 67 cv
- Transmissão de variação contínua com modo Drive, Cruising e Brake, permitindo reduzir o consumo de energia e, aumentar a capacidade de regeneração na desaceleração e na travagem, permitindo uma maior autonomia
- Pack de baterias de iões de lítio com 88 células, sob o piso do automóvel
- Sistema operativo electrónico, desenvolvido pela Mitsubishi Motors - “MiEV OS”
- 150 km de autonomia (protocolo “Novo Ciclo de Condução Europeu “)
- 6 horas de carregamento normal – tomada doméstica de 220V / 16A
- 30 minutos de carga rápida (carrega de zero a 80% da sua carga total); 15 minutos = 50% de carga; 5 minutos = 25% de carga - onde existirem carregadores rápidos
- Velocidade máxima limitada aos 130 km/h (onde legal)
- As emissões “Well-to-wheel” variam de acordo com o mix para produção de energia eléctrica em cada país. Em Portugal, com base nos dados de 2009 para produção de energia eléctrica, o valor de emissões é de 40 g/km.


Segurança e Equipamento


4 airbags (condutor + passageiro + 2 laterais), bem como Controlo de Estabilidade Activo e de Tracção e ABS com distribuição da força de travagem, fazem parte do equipamento de segurança, disponível de série. O i-MiEV de 4 lugares obteve recentemente 4 estrelas nos testes Euro NCAP.
Ar condicionado, aquecimento do banco do condutor, faróis de condução diurna, faróis de nevoeiro, espelhos retrovisores retrácteis e jantes de liga leve, estão disponíveis de série.
O conjunto de instrumentos permite verificar a energia disponível nas baterias, o consumo durante a condução, a capacidade de regeneração de energia durante a desaceleração e travagem, a autonomia baseada no consumo dos últimos quilómetros e a posição que se encontra engrenada no selector.
O i-MiEV Van possui uma rede metálica como separação entre os 2 passageiros e a mala. O piso da mala é totalmente plano, garantindo facilidade de acesso e uma capacidade da mala de 860 litros.


Custo


- Preço de venda ao público a empresas, desde 29.000€ + IVA
- O carregamento da bateria em horário nocturno e tarifa bi-horária* custa 1,50€ + IVA
- Custo do consumo de energia* por km percorrido é de 1 cêntimo + IVA
- Garantia de 5 anos ou 100.000 km, em todos os componentes eléctricos associados às baterias de tracção (baterias incluídas)

*valores de acordo com tabela de preços da EDP (Jan/2011), para carregamento nocturno em tarifa bi-horária

(Elaborado com base no comunicado difundido pelo Departamento de Comunicação da Marca)

Sem comentários