APRESENTAÇÃO: Novo Kia Rio com versão diesel 1.1


Aquela que é a quarta geração do carro de segmento médio-baixo da marca coreana está prestes a chegar ao mercado nacional. Ao contrário das versões anteriores, o novo modelo aposta em linhas mais personalizadas e atraentes, mas também numa relação preço-qualidade finalmente competitiva na sua categoria. Veja a seguir tudo sobre o novo utilitário, motores e  preços para Portugal. O texto de ensaio às versões 1.1 (diesel) e 1.2 (gasolina) pode ser encontrado AQUI.
Em termos de motores, as principais novidades são que, finalmente, este modelo disporá de versões verdadeiramente competitivas e adaptadas à realidade do mercado português. As informações reveladas no último Salão de Genebra, onde pela primeira vez foi vista a versão final do novo Kia Rio, já adiantavam algumas das motorizações utilizadas no Venga, nomeadamente o bloco 1.4 a gasóleo com 75 ou 90 cv e os motores a gasolina 1.4 de 109 cv.
Mas para Portugal, as grandes apostas seräo, numa primeira fase, um "gasolina" 1.25/85 cv (sem ISG, ou seja sistema "stop / go) e, depois, a variante diesel dotada do trí-cilindrico diesel 1.1 de 75 cv, presente no anterior Kia Picanto, e esta sim dotada de ISG.
Modelo Mundial

A nova carroçaria, mais baixa (menos 1,5 cm) e mais aerodinâmica, ajuda a garantir melhores níveis de consumo, diminuindo por conseguinte os níveis de emissão, ajudando assim a cumprir as actuais e as futuras normas europeias nessa área. A variante diesel 1.1 mais económica assegura a emissão de somente 94 g/km.
Fabricado na Coreia, mas concebido em conjunto com os centros de estilo americano e europeu, este novo Kia Rio é um carro global, destinado a ser vendido à escala mundial. Embora as anteriores versões tenham conhecido uma carreira discreta em Portugal, o modelo "Rio" já garantiu à marca vendas superiores a 850 mil unidades.

Carroçarias de 5 e 3 portas para Portugal


Mas a aposta europeia (ou ocidental) é clara, com versões direccionadas a mercados específicos. Quer em termos de equipamento, ao dotá-lo de extras pouco vulgares no segmento, como na configuração da carroçaria. Há, pela primeira vez, uma versão de "3 portas", que só chegará a Portugal nos primeiros meses de  2012, devendo custar menos 750 euros.






Quanto ao equipamento, existe uma clara insidência na segurança, uma área bastante importante nos mercados ocidentais. Como se percebe pelos quadros anteriores, desde o nível mais baixo de equipamento - LX - que dispõe de seis airbags. Mas existe igualmente uma aposta nas tecnologias, seguindo o Kia Rio a mesma linha dos restantes modelos da marca, ao oferecer ligações para entradas auxiliares de som ou através do bluetooth e ainda a possibilidade de instalar sistema de navegação e câmara de estacionamento traseira. No entanto, estas últimas possibilidades apenas deverão estar disponíveis por encomenda.

Consoante os mercados e os níveis de equipamento (LX, EX e TX em Portugal), estarão ainda disponíveis itens como o sistema de entrada "mãos-livres" (sem chave) aliado a botão para arranque do motor, controlo da velocidade de cruzeiro, ar-condicionado automático e até aquecimento dos bancos.

Design desportivo seduz mais

Apesar do estilo mais desportivo e de um interior que pretende mostrar-se mais sofisticado, manteve-se, ainda assim, a vontade de garantir o conforto e uma versatilidade mais familiares. Seja através da funcionalidade do interior, com os seus pequenos espaços (porta-luvas refrigerado), como na habitabilidade ou até mesmo na capacidade da bagageira, ligeiramente maior do que a do seu antecessor, com 288 litros de capacidade. Embora sem pneu suplente, substituído pelo kit-anti-furo.


Dimensões, preços, comercialização e objectivos

A nova geração é mais longa e mais larga do que a anterior, proporcionando ainda uma maior distância entre eixos (mais 7 cm).
A comercialização da versão a gasolina arranca já em Setembro, para Outubro está prevista a chegada das primeiras unidades a gasóleo. Como se percebe pelo quadro anterior, existe um diferencial de 3000 mil euros entre ambas. Algumas versões, quer de motor (nomeadamente as versões 1.4) ou de equipamento estarão, numa primeira fase, apenas disponíveis por encomenda.
Com este modelo a Kia conta duplicar as suas vendas e a quota de mercado no nosso País, dado que o segmento B é aquele que apresenta maior procura em Portugal.

Seguem-se excertos do Comunicado distribuído à imprensa por ocasião da sua apresentação à imprensa  mundial ocorrida em Portugal.

O novo modelo é mais comprido, mais largo e mais baixo e apresenta uma distância entre eixos com mais 70 mm – aumentando significativamente o espaço de carga e para os passageiros. Com uma altura total de 1.455 milímetros, o novo Rio é o mais baixo da gama europeia da marca, realçando a sua postura utilitária.
Comercializado pela primeira vez na Europa com versões de três e cinco portas, o novo Rio vai redefinir a sua posição num dos sectores mais competitivos do mercado.
As emissões CO2 da gama começam nos 85 g/km. Este impressionante valor coloca a nova versão do Rio EcoDynamics à frente de todos os restantes veículos do segmento B à venda na Europa. Para reduzir o consumo de combustível e obter valores de emissões únicos, os engenheiros da Kia levaram a cabo um programa extensivo para reduzir o peso de uma vasta gama de componentes. O resultado é um novo Rio de peso igual ao antecessor – apesar de ser significativamente maior e possuir equipamentos e características adicionais.

Estilo exterior e cores

Visto de frente, o Rio mostra uma nova interpretação da grelha da marca, que possui os faróis integrados para dar um toque especial à família Kia. O logótipo da Kia assenta agora por cima da grelha. Por baixo da grelha, o novo pára-choques e spoiler mostram o design arrojado da marca.
De perfil, a relação entre a quantidade de metal e vidro, em conjunto com a forma esguia e o tecto rebaixado proporcionam ao novo Rio um aspecto dinâmico e desportivo, semelhante ao do Picanto e ao do Venga. O recém-chegado exibe traços do Sportage através da traseira robusta e estável, do guarda-lamas elevado, do ângulo do vidro traseiro e da silhueta em forma de coupé.
Esta aparência arrojada e elegante é reforçada pela distinta linha que acrescenta tensão aos flancos e acentua o aspecto dinâmico do carro. O equilíbrio entre o design das janelas, a distância entre eixos e as proporções gerais atribuem ao modelo uma presença superior, que é rara neste segmento.
Para maximizar o impacto da aparência do novo Rio, a equipa de cores da Kia desenvolveu uma palete de 10 novas cores – White, Black, Bright Silver, Signal Red, Fresh Beige, Electronic Blue, Deep Blue, Wendy Brown, Graphite e Caramel Yellow – que ajudam a realçar o carácter elegante e cheio de estilo do Rio.

Estilo interior

Tal como nos restantes modelos lançados recentemente, manteve-se o painel de três instrumentos com as funcionalidades simples, que realça a sensação de espaço. A novidade do tablier é os interruptores da consola central integrados na unidade de aquecimento, que controlam algumas funções secundárias.
A sofisticação deste conceito interior reflecte-se nas três cores de acabamentos - Brown, Black ou Desert Grey.

Ambiente musical

Trata-se do primeiro Kia a possuir um inovador sistema ‘Virtual Sound’, desenvolvido por técnicos de som da Arkamys, e configurado especificamente para este modelo. O sistema supera as limitações acústicas do veículo causadas pelo posicionamento típico das colunas nos painéis inferiores das portas, proporcionando uma experiência de som envolvente e realista. Diferentes modos oferecem ou ‘Power Treble’ e ‘Power Bass’ os quais aumentam o prazer de ouvir música a todos os passageiros, aumentando o som e melhorando a clareza das vozes ou o modo ‘Virtual Surround’ o qual utiliza uma técnica inovadora para envolver os passageiros da frente numa onda de som.

Conforto e equipamento

Com o intuito de oferecer mais opções aos clientes, os modelos para o mercado europeu incluem: luzes LED diurnas, limpa pára-brisas com sensor de chuva e desembaciamento automático, bancos em pele, sistema start/stop, radio RDS com leitor de CD, compatível com MP3 e ligações IPOD e USB + AUX e ligação Bluetooth® mãos-livres (com sistema de reconhecimento de voz disponível a partir de Dezembro de 2011), cruise control, ar condicionado automático, bancos dianteiros e volante aquecidos. Em alguns mercados, o tablier poderá incluir uma pré-instalação para a ligação de um sistema de navegação portátil, ou com um sistema de navegação com ecrã de 18 cm e uma câmara de traseira.

Habitáculo e capacidades

O habitáculo é mais espaçoso do que o antecessor, aumentando o espaço para os ocupantes e a capacidade de carga. A base do pára-brisas é puxada à frente cerca de 156 mm e para cima cerca de 18 mm. A distância entre eixos é 70 mm mais longa e a carroçaria tem mais 25 mm de largura. O espaço para as pernas à frente aumenta 45 mm e o espaço para a cabeça, 8 mm.
A bagageira nas versões de três e cinco portas aumenta 100 mm para 288 litros – um aumento de 6,6 porcento em relação ao modelo anterior – com os bancos em posição normal e para mais de 920 litros com os bancos rebatidos. Os bancos traseiros são repartidos a 60/40 para uma maior versatilidade, o que ajuda a obter uma superfície quase plana quando os bancos estão totalmente rebatidos.
Os compartimentos de arrumação incluem um porta-luvas maior de 15 litros, uma consola central com mais três litros de capacidade e bolsas de arrumo para uma garrafa de 1,5 litros em cada porta dianteira e uma garrafa de 0,5 litros nas portas traseiras.

Motorizações

Na Europa, o novo Rio oferece quatro motores de três e quarto cilindros – com uma potência entre os 75 e 109 cavalos – e valores únicos de emissões de CO2 de 85 g/km. O consumo de combustível é de 3,2 litros aos 100 quilómetros para o novo modelo EcoDynamics diesel.
Em muitos países, a versão diesel é a preferida neste segmento e o Rio estará disponível em duas versões “U2” da Kia. A versão 1.4 litros turbo , que debita 90 cavalos, enquanto a versão de três cilindros 1.1 litros, também com turbo, debita 75 cavalos.
Os clientes que preferirem motores a gasolina poderão optar pelo motor 1.4 litros Gamma ou pelo motor 1.2 litros Kappa. A unidade Gamma sofreu alterações para reduzir atritos e possui duplo CVVT (abertura variável das válvulas) para uma melhor capacidade de resposta e um menor consumo de combustível. A debitar 109 cavalos, este motor equipa a versão mais rápida – aceleração dos 0 aos 100 quilómetros em 11,5 segundos e velocidade máxima de 183 quilómetros por hora.
A moderna família de motores ‘Kappa’ da Kia possui duplo CVVT, bloco em alumínio, veio de equilíbrio da cambota, corrente de distribuição livre de manutenção e molas das válvulas de baixo atrito. Estas tecnologias aumentam significativamente a eficiência e reduzem as emissões. O motor 1.2 litros debita 85 cavalos.

"Amigo do Ambiente". ISG garante emissões baixas

Equipado com ISG, as emissões do Rio variam entre os 94 a 119 g/km, permitindo aos modelos com emissões abaixo dos 100 g/km beneficiarem de isenções das taxas de emissões, nos países em que se aplicam essas medidas. Estes modelos apresentam consumos entre os 3,6 e 5,1 litros por 100 quilómetros, reduzindo as despesas do utilizador.
Para o novo Rio EcoDynamics com motor 1.1 litros diesel e equipado com ISG, foram implementadas várias medidas adicionais de redução de emissões, tais como uma grelha dianteira de baixo atrito, spoiler traseiro, pneus de baixo atrito e indicador de passagem de caixa para encorajar um estilo de condução mais económico. Para reduzir o peso, alguns equipamentos de série nos modelos de especificações superiores, tais como o sistema limpa pára-brisas traseiro e as colunas de som, foram eliminadas. Consequentemente, o peso do carro é reduzido em 36 kg para um total de 1080 kg e as emissões descem para 85 g/km, enquanto o consumo de combustível se fixa nos 3,2 litros por 100 km.

Transmissão e suspensão

Ambos os modelos diesel e a versão maior a gasolina terão uma transmissão manual de seis velocidades, ao passo que o motor de 1.2 litros terá uma caixa de 5 velocidades. Na versão de 1.4 litros a gasolina, haverá uma caixa automática de quatro velocidades disponível como opcional.
Desenvolvida a partir do modelo anterior, a nova suspensão e o chassis do Rio foram concebidos para manter a famosa capacidade de resposta da marca, ao mesmo tempo que foram feitas significativas melhorias na estabilidade, no conforto e no requinte.
A direcção assistida possui agora um sensor de binário/ângulo para proteger contra os ventos laterais e contra as rajadas. O número de voltas do volante é de 2.82 voltas e é ajustável em altura e profundidade.
Montada numa estrutura para isolar as irregularidades do piso, a suspensão frontal MacPherson mantém-se quase inalterada, apenas com algumas pequenas modificações para acomodar a maior distância entre eixos, os pneus mais largos e a melhor distribuição do peso.
O CTBA (eixo de torção acoplado) atrás é mais rígido, o que reduz a subviragem; a força da ligação entre os braços da suspensão e a barra estabilizadora é duplicada, melhorando a estabilidade. O curso dos amortecedores aumentou cerca de 10 mm e a geometria foi melhorada para reduzir a fricção.
Na Europa, o sistema de travagem com discos ventilados de 280 ou 256 mm à frente e discos sólidos de 262 mm atrás vêm de série em todos os modelos excepto no Rio EcoDynamics. O desempenho do sistema de travagem é apoiado pelo ABS, pelo sistema de distribuição de força e pelo sistema de assistência à travagem de emergência.
O pacote de série de pneus e jantes é composto por jantes de aço de 15 “ e pneus de 185/65 R15 de baixo atrito. Para satisfazer as preferências dos clientes, estão disponíveis opcionalmente jantes de 15, 16 e 17 “, com pneus de perfil mais baixo. O kit de pneus é de série, estando disponível opcionalmente o pneu suplente.

Segurança activa e passiva

Na Europa, o equipamento de protecção de série inclui seis airbags (frente, lateral e cortinas), ESC (Controlo Electrónico de Estabilidade), Vehicle Stability Management
(VSM), HAC (Assistência ao Arranque em Subida) para evitar que o veículo descaia quando se encontra em pisos inclinados, e cintos de segurança com três pontos para todos os ocupantes.
A segurança dos peões é um factor muito importante da segurança na estrada e o novo membro da Kia possui um capot deformável com dobradiças flexíveis para reduzir as forças de impacto ao nível da cabeça do peão. O facto de não possuir estruturas de suporte nos faróis permite uma maior deformação e fornece uns 70 mm adicionais de espaço de deformação por detrás da viga do amortecedor para diminuir os ferimentos nos membros inferiores dos peões em caso de impacto.
Os engenheiros da Kia estão confiantes que o novo Rio terá um resultado de cinco estrelas nos crash testes da EuroNCAP, tal como obtiveram o Cee’d, Venga, Soul, Sportage e Sorento.
O equipamento de segurança opcional inclui novos faróis de curva, um limitador de velocidade ajustável, sensores de estacionamento traseiros e limpa pára-brisas com sensor de chuva e desembaciamento automático.
Um novo sistema chamado ESS (Sinal de Travagem de Emergência) estará disponível para alertar os condutores atrás que o carro está a abrandar rapidamente. Os sensores detectam quando o condutor trava repentinamente, piscando automaticamente as luzes de travão três vezes. A condução nocturna é mais segura com os faróis de elevada projecção, os novos faróis de curva, as luzes LED diurnas e as luzes LED traseiras.


Equipamento de série

Kia Rio EcoDynamics (disponível como motor 1.1-litros diesel apenas com combinação ISG)

Exterior

• Jantes de 15 “ em aço com pneus 185/65 R15 de baixo atrito
• Grelha do radiador em preto com acabamentos cromados
• Pára-choques da cor da carroçaria (resistentes a impactos até 4 quilómetros por hora))
• Faróis com quatro lentes
• Contornos dos faróis em preto
• Fecho das portas e espelhos em preto
• Regulação manual dos faróis
• Vidro traseiro aquecido
• Antena de tejadilho
• Luz de stop elevada para melhor visualização
• Faróis de nevoeiro traseiros
• Spolier traseiro rebaixado

Conforto e conveniência

• Direcção eléctrica assistida MDPS
• Espelhos retrovisores eléctricos ajustáveis
• Conta-rotações
• Mostrador de temperatura exterior
• Computador de bordo e odómetro
• Fecho central sem chave
• Abertura remota da tampa do depósito de combustível
• Luz de cortesia no habitáculo
• Luz na bagageira
• Ganchos para bagagem
• Cobertura da bagageira
• Sistema de aquecimento e ventilação com ventoinha de quatro velocidades
• Entradas de aquecimento / ventilação atrás
• Tomada de 12 V
• Transmissão manual com indicador de mudança de caixa

Interior

• Volante de quatro raios em poliuretano macio
• Ajuste telescópico e em profundidade do volante
• Bancos em tecido de cor Black ou Desert Grey
• Bolsas de arrumação nas portas dianteiras e suporte para garrafas
• Bolsas de arrumação nas portas traseiras e suporte para garrafas (modelo de cinco portas)
• Palas de sol duplas com espelho
• Porta-luvas com iluminação
• Arrumação na consola central
• Dois suportes para copos à frente
• Relógio digital
• Bancos traseiros repartidos a 60/40
• Colunas de som nas portas dianteiras

Protecção e segurança

• Cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes
• Sinal sonoro de aviso do cinto de segurança (condutor)
• Encostos de cabeça ajustáveis em altura para os passageiros da frente
• Encostos de cabeça ajustáveis em altura para os passageiros de trás
• Airbags duplos, laterais e de cortina
• Fecho de segurança para crianças nas portas traseiras
• Preparações Isofix nos bancos traseiros
• Sistema ABS com EBD
• EPS sistema de estabilidade electrónica
• VSM vehicle stability management system
• HAC (assistência ao arranque em subida)
• ESS sinal de stop de emergência
• Imobilizador
• Alarme anti-roubo

Kia Rio (Gama de equipamento mais baixa)

Equipamento de série adicional no modelo EcoDynamics

• Sistema limpa pára-brisas traseiro
• Rádio RDS / leitor de CD compatível com MP3
• Comandos do rádio integrados no volante
• Colunas de som atrás
• Jantes em aço de 15” com tampão e pneus de baixo atrito 185/65 R15
• Grelha do radiador em preto com acabamentos cromados

Kia Rio (Gama de equipamento superior)

Equipamento de série adicional que o fabricante oferece

• Jantes de 15” com tampão e pneus de baixo atrito 185/65 R15
• Grelha em preto com acabamentos cromados
• Fechos das portas e espelhos da cor da carroçaria
• Vidros escuros
• Ar condicionado manual
• Bancos de tecido da cor Black, Desert Grey ou Brown
• Banco do condutor ajustável em altura
• Vidros eléctricos à frente

Equipamento Opcional

Consoante os mercados e as versões é possível alguns opcionais serem adaptados como equipamentos de série. Eis alguns exemplos:

• Chapeleira retráctil
• Cinzeiro portátil
• Banco do condutor regulável em altura
• Comandos do rádio integrados no volante
• Espelhos retrovisores eléctricos aquecidos
• Jante e pneus suplente
• Faróis de nevoeiro dianteiros
• Vidros escuros
• Painéis centrais das portas em pele
• Bancos dianteiros aquecidos
• Sistema Bluetooth mãos-livres
• Tomada de ligação para sistema de navegação portátil
• Porta-luvas com função de arrefecimento
• Conjunto de instrumentos Super vision
• Cruise control
• Sensores de marcha-atrás
• Limpa pára-brisas com sensor de chuva e desembaciamento
• Jantes de 17” em liga leve com pneus 205/45 R17
• Faróis de projecção com luzes de curva
• Luzes LED diurnas e luzes LED traseiras
• Vidro pára-brisas com protecção UV solar
• Vidros escuros
• Volante revestido em pele
• Alavanca de velocidades revestida em pele
• Pedais em alumínio
• Tablier com acabamentos ‘suaves’
• Acabamentos em cromado-mate na consola central, nos raios do volante, nos comandos do ar condicionado, no botão do travão de mão e nas saídas de ar
• Bancos em pele
• Sistema de navegação por satélite com ecrã de 18 cm e com câmara de traseira
• Ar condicionado automático com filtro ionizador
• Luzes de pisca nos espelhos exteriores
• Tecto de abrir eléctrico
• Cruise control com limitador de velocidade
• Sensores de marcha-atrás
• Botão start/stop
• Volante aquecido em pele
• Luz de boas vindas


Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Pretende saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários