APRESENTAÇÃO: Audi Q3

À conquista de um novo segmento de mercado, a Audi estreia o Q3. Desportivo, eficiente e versátil, este SUV compacto está preparado para enfrentar qualquer tipo de estrada, seja ela asfaltada ou não. Com muitas soluções directamente herdadas do segmento superior, chega agora a Portugal com duas motorizações a gasolina e dois blocos Diesel. Com potências de 140 a 211 cv, tem preços a partir de 39 900 euros.
Logo num primeiro olhar é fácil identificá-lo: o traço é vincadamente Audi e as linhas de estilo coupé evidenciam o carácter desportivo. Chamativos grupos ópticos conferem um toque especial à parte frontal e à parte traseira. Os faróis em forma de cunha podem ser equipados com unidades de Xénon plus e iluminação diurna em LED.
O Audi Q3 pesa, na versão base, 1445 quilogramas. O capot é fabricado em alumínio, à semelhança da porta da bagageira, e o coeficiente de penetração aerodinâmico apresenta um valor Cx de apenas 0,32. Com um comprimento de 4,39 metros, uma largura de 1,83 metros e uma altura de 1,59 metros, tem lotação para cinco ocupantes.


Habitáculo


A ergonomia e qualidade de acabamentos conjugam com uma ampla gama de materiais e cores que permitem personalizar o interior do veículo, enquanto um generoso arco, denominado wrap-around, percorre toda a zona desde a porta do condutor até à porta do acompanhante.
A bagageira oferece a volumetria base de 460 litros, quepode ser ampliada até aos 1365 litros. As barras longitudinais do tejadilho estão incluídas no equipamento de série. Uma grande variedade de equipamentos opcionais como, por exemplo, um pacote para a bagageira e uma ampla abertura de carga, ajudam a uma utilização diária mais versátil.


Equipamentos em destaque


O equipamento de série inclui rádio concert, ar condicionado automático e um amplo pacote de sistemas de retenção.
Itens opcionais contemplam luzes adaptativas para os faróis de xénon plus, assistente para as luzes de estrada, tecto de abrir panorâmico em vidro, pacote LED de iluminação interior e bancos dianteiros reguláveis electricamente.
Sistemas de assistência ao condutor incluem o dispositivo de assistência ao parqueamento. Este sistema efectua, de forma autónoma, as manobras necessárias para estacionar o veículo. O condutor tem apenas que pressionar o pedal do acelerador e do travão. O sistema identifica também os obstáculos laterais e adverte o condutor da sua presença.
O “Audi side assist” facilita a mudança de faixa de rodagem por radar e o “active lane assist” ajuda a manter o veículo na respectiva faixa de rodagem, corrigindo ligeiramente a direcção do volante em caso de necessidade.
O indicador do limite de velocidade detecta os sinais de tráfego importantes e reproduz os mesmos no ecrã do sistema de informação ao condutor FIS.
Um sistema de navegação, com disco rígido MMI Navigation plus e ecrã a cores de 7 polegadas, reproduz gráficos em 3D de alta resolução. O sistema de som Bose Surround Sound, com 465 watts de potência, integra 14 altifalantes.
No âmbito do conceito chave Audi connect está disponível o telefone Bluetooth online, com ponto de acesso sem fios WLAN que estabelece a ligação do Q3 à Internet.


Mecânica


Nesta fase de lançamento vão estar disponíveis dois blocos TDI e dois a gasolina TFSI.
Estes quatro motores de 4 cilindros combinam a injecção directa com a sobrealimentação, um sistema de recuperação de energia e um sistema Start-Stop. A versão equipada com o motor 2.0 TDI com 140 Cv (103 kW) e tracção dianteira possui um consumo médio de 5,2 litros aos 100 km.
A Audi oferece as outras três motorizações com tracção integral permanente quattro e com um sistema de embraiagem hidráulico multidisco; o TDI e o TFSI mais potente incluem de série a caixa de velocidades automática S tronic de sete velocidades. A dupla embraiagem, de desenho compacto e ultra-rápido apresenta uma inovação que contribui para melhorar a eficiência: se o condutor seleccionar o modo efficiency no sistema Audi drive select, a caixa de velocidades S tronic permite que o desportivo SUV rode livremente nas fases de desaceleração. A Audi oferece, em opção, patilhas de mudança de relações no volante.
O chassis do Q3 contém um eixo traseiro de quatro braços, direcção electromecânica e as jantes são de 17 ou 19 polegadas. O travão de estacionamento electromecânico e o assistente de arranque em subidas fazem parte do equipamento de série. Posteriormente, será também proposto o assistente para a descida em zonas de declive mais acentuado.
O Audi drive select permite ao condutor adaptar diversos componentes técnicos ao seu estilo de condução pessoal, entre os quais os amortecedores adaptativos (opcionais).


Motor em detalhe: 2.0 a gasóleo


O motor 2.0 TDI, com 1968 cc, pesa somente 154 quilogramas.
Na cabeça do motor, dois veios de excêntricos accionam 16 válvulas, enquanto o sistema common-rail está encarregue da sua gestão. Possui injectores piezo eléctricos com oito orifícios. Uma complexa operação de até cinco ciclos de injecção por ciclo de trabalho reduz o nível de ruído perceptível. A bomba de alta pressão estabelece uma pressão de 1800 bar.
O bloco 2.0 TDI funciona com uma elevada taxa de gases de escape na recirculação, cuja temperatura um radiador compacto reduz de uma forma decisiva.
Este bloco consome apenas 5,9 litros aos 100 km, o que equivale a emissões de CO2 de 156 g/Km. Com uma potência de 177 Cv (130 kW), o binário máximo é de 380 Nm, disponível entre as 1.750 e as 2.500 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e a velocidade máxima é de 212 km/h.
Este motor TDI de 2.0 litros está acoplado a uma transmissão S tronic.
O motor 2.0 TDI de 140 Cv (103 kW), combinado com uma caixa manual de seis velocidades e tracção dianteira, apresenta um binário máximo de 320 Nm entre as 1.750 e as 2.500 rpm. Acelera o Q3 de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, para uma velocidade máxima de 202 km/h. O consumo médio é de 5,2 litros.
O Audi Q3 de 140 Cv é o SUV Premium mais eficiente do mercado. Graças a um depósito de combustível de 64 litros, a autonomia é superior a 1.000 quilómetros.


Motor em detalhe: 2.0 gasolina


O motor 2.0 TFSI, com 1984 cc apresenta duas versões distintas: de 170 Cv (125 kW) e 211 Cv (155 kW). Dois veios de excêntricos compensam as forças de inércia de segunda ordem e todos os componentes foram optimizados para reduzir ao mínimo a fricção, de forma a reduzir o consumo de combustível.
Um sistema common-rail injecta o combustível directamente nas câmaras de combustão, com uma pressão de 150 bar, através de injectores de seis orifícios. No capítulo da sobrealimentação, ao bloco 2.0 TFSI foram aplicadas as mais avançadas técnicas, que o fazem resistir a temperaturas dos gases de escape até 980 graus. Estas cargas elevadas permitem uma redução de combustível até 0,5 litros/100 km.
O intercooler, refrigerado por água, combina eficiência com um reduzido peso.
A versão mais potente do bloco 2.0 TFSI tem 211 Cv (155 kW) e um binário máximo, constante, de 300 Nm entre as 1.800 e as 4.900 rpm. Em combinação com a caixa de velocidades automática S tronic de sete velocidades, o Q3 acelera dos 0-100 km/h em 6,9 segundos e reivindica uma velocidade máxima de 230 km/h. Com um consumo médio de apenas 7,7 litros, as emissões de CO2 são de 179 g/km.
A versão com 170 Cv (125 kW) apresenta um binário de 280 Nm entre as 1.700 e as 4.200 rpm. Com a caixa manual de seis velocidades, este Q3 acelera dos 0-100 km/h em 8,2 segundos. A velocidade máxima é de 212 km/h. Um consumo médio de 7,3 litros aos 100 km corresponde a 174 g/km de emissões CO2.
Posteriormente a gama de motores a gasolina para o Audi Q3 será enriquecida com o bloco sobrealimentado de 2.5 TFSI. Este potente motor de cinco cilindros tem uma potência de cerca de 300 Cv (220 kW).


(elaborado com base no comunicado distribuído pelo departamento de comunicação da marca)
Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários