APRESENTAÇÃO: Seat Toledo (MY 2012)

O grupo VW está fortemente empenhado em relançar a marca espanhola e irá dotar a Seat com propostas apelativas e ajustadas aos gostos e necessidades do mercado. Depois do pequeno Mii, o próximo será o familiar Toledo, cujo nome regressa num automóvel que imporá uma excelente relação qualidade-preço para conseguir vingar. Chega a Portugal em Novembro de 2012, enquanto que, no resto da Europa, a comercialização arranca apenas em 2013. A Alemanha, o México, a Turquia e naturalmente a Espanha são os mercados chave da nova estratégia do grupo. Conheça a seguir as características, os preços e os detalhes do novo modelo da marca espanhola.

Elegância, dinamismo e funcionalidade são os atributos principais que a Seat aponta no seu futuro representante do segmento dos automóveis familiares.
Tem somente 4,48 metros de longitude (mesmo assim, o novo Toledo é quatro centímetros mais longo que o seu antecessor de 2004), mas uma distância entre eixos relativamente longa - 2.602 milímetros, mais 8 cm do que o anterior - proporciona mais amplitude interior para todos os passageiros.
Em contraste com a silhueta de três volumes convencional do Toledo II, a futura geração disporá de uma porta da mala mais ampla, o que beneficia o acesso e confere maior funcionalidade no acondicionamento da carga. A capacidade anunciada é de 550 litros, com possibilidade de ampliação até 1490 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

Tabela de preços:


Motores eficientes

Uma gama de motores modernos e tecnologicamente avançados são capazes de assegurar emissões abaixo dos 120 g/km CO2.
A oferta de gasolina é composta por um total de quatro motores, três deles de 1.2 litros de cilindrada com potências de 75, 85 e 105 cavalos, enquanto o propulsor 1.4 TSI de 122 CV, com caixa DSG de 7 velocidades, é a versão mais potente e desportiva, atingindo uma velocidade máxima de 206 km/h e acelerando de 0 aos 100 km/h em 9,5 segundos.
Mas na gama de motores a gasolina do novo Toledo, o destaque vai para variante Ecomotive que produz apenas 116 g/km de emissões de CO2.
Trata-se de um bloco de três cilindros de 1197 cc, dotado com injecção multi-ponto e uma potência máxima de 75 CV. A injecção directa e o sistema turbo aumentam a eficiência de um motor compacto e de peso reduzido - 89,5 kg - que beneficia também de pouca fricção interna e menor tempo de aquecimento do motor e do catalisador. A eficiência deste motor 1.2 TSI Ecomotive assegura um consumo de apenas 5,0 litros aos 100 km e de 116 g/km de emissões de CO2 graças ao sistema Start/Stop e à função de recuperação de energia. O binário máximo de 175 Nm entre 1.550 e 4.100 rpm garante-lhe ainda uma velocidade máxima de 195 km/h e aceleração de 0 aos 100 km/h em 10,4 segundos. O depósito de 55 litros torna possível uma autonomia de 1.000 km ou mais sem abastecimento, dependendo do modo de condução.


Versões a gasóleo


Por seu lado, o motor 1.6 TDI CR de 105 CV representa a versão ecológica Ecomotive, com consumos e emissões exemplares: 3,9 litros aos 100 Km e 104 g/Km de CO2.
O rendimento deve-se em parte ao sistema Start/Stop e à função de recuperação de energia de série. Outra característica do motor 1.6 TDI com injeção por conduto comum é o binário máximo de 250 Nm entre as 1.500 e 2.500 rpm.
Em 2013, a oferta Diesel do novo Toledo será ampliada com a variante TDI CR de 90 CV.

Design sofisticado

A silhueta do novo Toledo revela uma nova linguagem de design da SEAT, apresentada nos concept IBE, IBX e IBL, demonstrando que um sedan compacto de 5 portas também pode ser emotivo, desportivo e elegante.
A sua postura sólida é caracterizada por superfícies precisas e linhas bem definidas. Os faróis amplos e angulares são uma característica do actual ADN da marca espanhola, juntamente com a grelha de forma trapezoidal extremamente delgada e uma entrada de ar baixa. Os faróis horizontais e largos na traseira, adicionam amplitude visual e beneficiam substancialmente esta secção do carro em relação ao seu “primo” Skoda Rapid.
Os designers adicionaram uma porção extra de refinamento ao tejadilho, que percorre num arco elegante até ao pilar C, que emerge suavemente desde o painel lateral posterior. Essa verticalidade e a baixa altitude do vidro traseiro confere-lhe um visual próximo do de um coupé, sem afectar a versatilidade ou a funcionalidade da mala, que ganham com o facto de a abertura ser mais ampla do que na geração anterior.

Equipamento de série

Desde a versão de entrada que encontramos níveis completos de equipamento: 6 airbags (para o condutor e passageiro, laterais dianteiros e de cabeça/tórax), ESC, ABS desconexão do airbag do passageiro, fixações Isofix e Top Tether, sistema Long Life, fecho centralizado, vidros dianteiros eléctricos, entre outros.
As versões Reference e Style acrescentam, na primeira, os retrovisores eléctricos, volante multifunções, ar condicionado e computador de bordo; na segunda as jantes de liga leve de 16’’, os faróis de nevoeiro com função cornering, o A/C com Climatronic, os vidros traseiros eléctricos, o volante e a alavanca da caixa de velocidades em pele.

Equipamento opcional

Vários pacotes de equipamento opcional permitem personalizar a versão ao gosto do cliente: o pacote de inverno oferece bancos dianteiros aquecidos, lava faróis e jacto de água do lava pára-brisas aquecido, enquanto que o pacote Arrumação inclui rede, ganchos e compartimentos que permitem uma configuração variada do porta bagagens, além do apoio de braço dianteiro e traseiro.
No novo Toledo a oferta de equipamentos opcionais inclui o sistema Hill Hold, controlo de pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiro, vidros escuros, gancho de reboque retráctil ou as jantes de liga leve de 17 polegadas.
Já o SEAT Sound System 2.1 proporciona uma grande qualidade de som e funcionalidade. O sistema multimédia topo de gama no Toledo é o SEAT Media System 2.2, que está disponível como opcional para a versão Style, e conta com um amplificador de 4 x 20 watts de potência conectado a seis colunas, assim como uma unidade CD com MP3 e WMS. Também inclui Bluetooth, reconhecimento de voz, recepção DAB/DAB+ (transmissão digital de áudio) e programas DMB (transmissão digital de áudio, vídeo e dafos), conexão Aux-in e ecrã táctil de 5 polegadas.
O sistema de navegação por satélite com entrada para cartões de memória SD para armazenar mapas procura a melhor rota segundo as variações no tráfego. O ecrã de alta definição tem um formato de dupla janela para visualizar o mapa e outra informação simultaneamente.
A SEAT oferece o novo Toledo em três cores básicas e sete cores metálicas, e para a versão Style pode-se optar pela cor interior bege em vez do cinzento.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários