Alguns conselhos para uma condução mais tranquila durante o Verão


O Verão é o período tradicionalmente utilizado por muitos portugueses para o gozo de umas merecidas férias. É também uma época em que muitos turistas e emigrantes visitam o nosso País, provocando o aumento significativo da circulação de veículos nas vias nacionais. Por isso, ao longo das próximas semanas, irão ser publicados uma série de conselhos para quem se aventura à estrada por estes dias.

Por diversos motivos, a começar pela segurança, mas também por razões económicas, o mais importante antes de qualquer grande viagem de carro é planeamento prévio da mesma. Uma escolha apropriada do percurso e o conhecimento prévio da mesma, recorrendo, para isso, a mapas actualizados ou à internet, pode representar uma poupança significativa de tempo e de dinheiro. Naturalmente que isto se aplica a caminhos novos ou desconhecidos do condutor. Mas é conveniente ter em conta que a rede viária está em permanente mudança, surgindo, todos os anos, novas estradas ou alterando-se as formas de acesso a algumas localidades.
Também é importante a decisão da hora de saída e o período previsto para a viagem, a carga a transportar e o modo como é acondicionada, ou ainda as condições mecânicas do automóvel.

Vistoria rápida ao automóvel

Começando por este último aspecto, uma manutenção prévia do veículo pode evitar males maiores (avarias), mas também prevenir acidentes (falhas do sistema de travagem, por exemplo) ou poupar muito combustível, dependendo dos quilómetros e do tipo de trajecto.
O ideal será essa inspecção ser feita por um mecânico ou alguém com alguns conhecimentos de mecânica automóvel, mas existem coisas simples e práticas que até o mais leigo dos condutores pode fazer: verificar o nível dos líquidos (de refrigeração – nunca com motor quente!!!!! - ou do limpa-vidros, por exemplo), substituir as escovas limpa-vidros se estas já não estiverem nas devidas condições, verificar o nível do óleo ou aferir o ar dos pneus, incluindo o suplente.
Para ajudar o condutor nesta tarefa, o instrumento mais precioso é o manual do veículo. Geralmente este indica, de forma clara e ilustrada, a posição e forma de realizar estes serviços, bem como a pressão correcta dos pneus.
Não esquecer de inspeccionar o estado de funcionamento do triângulo de emergência, do macaco e da chave de rodas, bem como a existência de pelo menos um colete reflector para o condutor em caso de avaria da viatura.
NESTE texto poderá encontrar indicações mais completas quanto ao modo de preparação de um automóvel para a viagem.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários