Header Ads

ENSAIO: Mazda 6 2.2 MZR-CD SW Navi Series

Lentamente vai sendo desvendada a futura geração do Mazda 6 e, a poucas semanas da sua apresentação oficial no Salão de Moscovo, o actual familiar da marca japonesa vai conhecendo as suas derradeiras versões. Como esta belíssima carrinha recheada de equipamento e servida por um fantástico motor de 2184 cc que, apesar de reivindicar apenas 129 cv, revela um desempenho fantástico. Tudo isto por pouco mais de 40 mil euros.
Não foi uma novidade descobrir um modelo cujo ensaio se encontra publicado AQUI. Mas revistar o ainda muito válido e actual Mazda 6 representa sempre um prazer acrescido, ainda mais quando recheado de equipamento e servido por um belíssimo motor.
Transversal a quase toda a gama actual do construtor japonês, a edição especial Navi Series assenta, como o próprio nome indica, na dotação de um avançado equipamento de navegação com tecnologia TomTom. No caso do Mazda 6 SW, um leque vasto de outras razões - leia-se equipamento - tornam esta carrinha dona e senhora de uma relação preço/equipamento bastante atraente. Para saber que mais equipamento possui esta versão deve consultar-se ESTE texto referente à apresentação da versão.

Carroçaria e motores exclusivos da versão

Disponível exclusivamente com esta forma de carroçaria, esta edição especial recorre unicamente ao motor 2.2 MZR-CD turbodiesel “common rail” na sua versão de 129 cv.
Esta é a declinação menos potente de um bloco com outras configurações de potência: 163 e 180 cv.
Tão elevada cilindrada não joga a seu favor e a carga fiscal acaba por penalizar esse facto mas, quando analisado em conjunto com o equipamento que oferece, o preço final alinha com alguma da concorrência dotada de motores com menor cilindrada.

Atitude envolvente

Em contrapartida, aquilo que esta motorização propõe é um desempenho elástico e deveras envolvente, coadjuvado com uma bem ajustada e suave transmissão de seis velocidades.
Aquilo que melhor caracteriza o Mazda 6 é o facto de ser um carro dócil de conduzir e com bom trato. Isso não significa uma atitude insípida, antes um comportamento capaz de se encaixar ou satisfazer diversos tipos de condução.
O consumo médio no final do ensaio ficou um pouco acima do esperado e desejado – 7,2 litros – e isso pode representar uma razão válida para ambicionar a evolução desta gama. Até porque a próxima estará imbuída da tecnologia Skyactiv que preside à nova filosofia de concepção da marca: promessa de melhores consumos e emissões mais reduzidas, sem prejuízo do desempenho ou do prazer de condução.

Familiar com bom gosto

No interior impera a sofisticação e o bom gosto. Apesar de não se poder falar de grandes rasgos de imaginação no que refere ao design, a funcionalidade que presidiu à concepção do Mazda 6 mantém o conceito válido e actualizado.
O habitáculo e a bagageira, com 519 litros, oferecem espaço suficiente para uso familiar. A carrinha possui ainda uma curiosa funcionalidade da cobertura da mala que acompanha a abertura do portão traseiro.
O novo Mazda 6 irá fazer a estreia mundial no Salão Automóvel de Moscovo 2012, que decorre entre os dias 29 de Agosto e 9 de Setembro (saber mais sobre o novo modelo no TEXTO da sua apresentação).

Procure AQUI e simule o seu novo Mazda!

Dados mais importantes
Preço (euros):40.025 euros (*)
Motores2184 cc, 129 cv às 3500 rpm, 340 Nm das 1800 às 2600 rpm, common rail, turbo geometria variável, intercooler e filtro de partículas 
Prestações
195 km/h, 10,7 seg.
Consumos (médio/estrada/cidade)5,2 / 4,4 / 6,6 litros
Emissões Poluentes (CO2)135 gr/km
(*) sem despesas administrativas e de transporte. Exclui pintura metalizada.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários