Honda regressa oficialmente ao Dakar conduzida por um português

O regresso oficial da marca japonesa ao Dakar acontece pelas mãos de um português. O piloto Hélder Rodrigues, campeão do Mundo de todo-o-terreno e o mais experiente motard português em provas internacionais foi escolhido para piloto n.º 1 da equipa oficial da Honda. Depois do 3º lugar alcançado no Rali Dakar de 2012 ao volante de uma Yamaha, Hélder Rodrigues irá agora tripular uma Honda CRF450X, mundialmente reconhecida como modelo de enduro que combina facilidade de utilização com uma superior resistência competitiva. A meta é tão só vencer e conquistar o título! A estreia acontece em Outubro no Rali de Marrocos.

“É uma honra representar a Honda no seu regresso ao Dakar”, começou por afirmar o piloto português em conferência de anúncio do regresso oficial da Honda a esta prestigiada e exigente prova de todo o terreno.
Satisfeito por estar envolvido no regresso oficial da marca à principal prova do Todo-o-Terreno Mundial, o piloto português lembraria o facto de ter vivido com a marca “as melhores experiências” da sua vida enquanto piloto. “Estou muito contente pelo convite que me foi feito, principalmente por ser um momento tão importante tanto para a marca como para mim”, acrescentou.
A prova, que decorre em Janeiro de 2013 na América do Sul, percorre o continente de norte para sul, atravessando o Perú, o Chile e a Argentina. É o regresso oficial da marca ao Dakar, depois de nove participações entre 1981 e 1989, na categoria de moto, tendo vencido em 5 ocasiões.

Estreia no Rali de Marrocos

A Honda ambiciona conquistar a sua primeira vitória em rali com um modelo baseado numa moto de produção.
Johnny Campbell (EUA), 11 vezes campeão da EUA Baja 1000, vai juntar-se aos quatro pilotos já anunciados - Hélder Rodrigues (Portugal), Felipe Zanol (Brasil), Sam Sunderland (Reino Unido) e Javier Pizzolito (Argentina) para completar a equipa Honda de 5 pilotos.
O modelo CRF450 Rali, actualmente em desenvolvimento, já foi testado no Japão.
Será utilizado, pela primeira vez, no Rali de Marrocos. Nesta prova, que decorre a partir de 14 de Outubro, estes cinco pilotos irão por à prova a mais valia do conjunto, embora o objectivo principal seja o de recolher dados, identificar comportamentos da moto em condições e ambiente de corrida e ainda desenvolver a operacionalidade da equipa.

A "montada"

A "armada" desta conhecida marca japonesa irá conduzir motos de fábrica desenvolvidas e produzidas pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda.
Revelada no princípio de Outubro, no Salão de Colónia, a nova CRF450 Rali é baseada no modelo Honda CRF450X de enduro e dispõe do sistema de injecção de combustível programada (PGM-FI *) para garantir a eficiência de combustível e durabilidade.
A "base" desta moto, a CRF450X, é mundialmente reconhecida como um modelo de enduro capaz de combinar uma grande facilidade de utilização com uma superior resistência competitiva.
Paralelamente foi também desenvolvido um Kit de competição, versão cliente, para adaptar à versão standard da CRF450X, que será fornecido a um número limitado de equipas.
A primeira participação oficial da Honda no formato original do Rali Dakar, em África, ocorreu em 1981. No ano seguinte Cyril Neveu, da França, obteria a primeira vitória e entre 1986 e 1989 o construtor obteve quatro títulos consecutivos.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

1 comentário:

  1. Anónimo12 julho

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar