Tiago Monteiro é piloto oficial da Honda no WTCC

Tal como já tínhamos anunciado, a Honda reservou uma grande surpresa para os portugueses no regresso oficial da equipa ao WTCC: o português Tiago Monteiro, piloto com vasta experiência neste campeonato e, até hoje, detentor da melhor classificação nacional numa corrida de Fórmula 1 (um terceiro lugar) vai defender as cores da marca japonesa no WTCC. A decisão acontece depois do anúncio de que outro português, Hélder Rodrigues, foi escolhido como piloto n.º 1 da equipa de motos no retorno ao mítico Dakar (ler AQUI a notícia completa). O companheiro de equipa de Tiago Monteiro será Gabriele Tarquini. No Campeonato Mundial reservado a Carros de Turismo a Honda irá utilizar a versão europeia do novo Civic e um motor inteiramente novo, fruto de uma parceria conjunta com a Mugen e a J.A.S. Motorsport.
Cabe à Mugen aperfeiçoar o motor de competição desenvolvido pela Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda e a responsabilidade da sua manutenção em todas as corridas.
A equipa será gerida pela JAS Motorsport, sediada em Milão, responsável pelo desenvolvimento do chassis de competição, utilizando o novo Honda Civic de 5 portas produzido na fábrica inglesa de Swindon.
O motor de competição será HR412E, um bloco a gasolina 1.6 turbo com 4 cilindros com injecção directa, elaborado de acordo com os regulamentos da FIA Super 2000. Este motor foi concebido na Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda, em Tochigi, Japão.
Como parte do programa de desenvolvimento do novo carro, a Honda, irá entrar, já este ano, no WTCC com um Civic. Ao volante deste carro estará o ex-piloto de Formula 1, Tiago Monteiro, que irá competir em 3 provas: Japão (a 21 de Outubro de 2012 no Circuito de Suzuka), seguidas de China e Macau.
Nestas 3 provas, a Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda e a Mugen darão assistência à Equipa e serão responsáveis pelo acompanhamento e manutenção da estreia do novo motor.
O Campeão do Mundo WTCC em 2009, Gabriele Tarquini, também contribuirá com a sua vasta experiência para a assistência à equipa no desenvolvimento do modelo já este ano.
Ambos os pilotos irão participar na totalidade do campeonato FIA – WTCC, World Touring Car, em 2013.

Palmarés da equipa e dos pilotos

A competição foi sempre um dos elementos fundamentais do DNA da Honda. Na década de 50 a Honda começou por entrar nas competições TT da Ilha de Man, estreando-se estreado na Formula 1 na década de 60.
A presença no Campeonato do Mundo FIA WTCC será o próximo capítulo do compromisso contínuo da marca com o desporto motorizado e constituirá uma plataforma perfeita para demonstrar o seu espírito de competição aos seus numerosos adeptos espalhados um pouco por todo o Mundo.
Quanto a Tiago Monteiro, o nome dispensa apresentações entre os portugueses mas não só. É um dos pilotos mais respeitados internacionalmente e, após uma passagem pela Formula 3, em França, e pelo Campeonato GT, o piloto passou para a Formula 3000 em 2002 e pela American Champ Car series em 2003.
Posteriormente estreou-se na Formula 1, onde passou pelas equipas Jordan Grand Prix, Midland F1 e
Spyker F1. Em 2005, no Grande Prémio dos Estados Unidos, obteve um 3º lugar e, nesse mesmo ano,
estabeleceria um recorde que perdura até hoje: o maior número de corridas concluídas por um rookie em
ano de estreia (18 corridas).
Em 2007 passou a competir no campeonato FIA WTCC. A sua última vitória foi alcançada no Porto, na corrida da Boavista, frente ao seu público.
Gabriele Tarquini iniciou-se nos karts, onde se sagrou campeão italiano e mundial. Passou depois para a Formula 3000, seguindo-se a Formula 1. Participou em 78 Grande Prémios nas equipas Osella, Coloni, AGS, Fondmetal e Tyrrell.
Em 1994 fez uma troca de sucesso para os carros de turismo tendo-se estreado no BTCC - British Touring Car Championship, onde se sagrou campeão logo no primeiro ano. Em 1997 iniciou uma relação de 5 anos com a Honda, primeiro no BTCC ao volante de um Honda Accord. Em 1998 mudou-se para a Alemanha onde integrou a equipa na STW Cup. No ano 2000 regressou ao BTCC e em 2001 encerrou o seu primeiro ciclo na Honda, marcando a época com 9 vitórias em corridas do European Touring Car Championship. Desde então, o piloto italiano tem competido no FIA WTCC, sagrando-se campeão em 2009.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários