APRESENTAÇÃO: Peugeot 208 GTi e 208 XY

Na Primavera de 2012, a Peugeot renovou-se com o lançamento do 208 (ver AQUI o texto de apresentação). O modelo trouxe novo ânimo ao panorama do seu segmento pelo carácter compacto, pela sobriedade, pelo equipamento e pelo estilo. Chega agora a vez do 208 GTi, animado por uma mecânica 1.6 a gasolina com 200 cv de potência. É a recriação de uma versão desportiva e exclusiva, icónica para a marca e para muitos dos seus fãs. Com ele surge também o 208 XY, uma nova expressão de estilo para temperamentos exigentes e sofisticados. Com várias motorizações, um estilo chique e urbano, não dispensa sistema de parqueamento automático.

Destinado a uma clientela exigente e activa, o 208 GTi e 208 XY beneficiam de um trabalho esmerado ao nível dos materiais e das cores e também em termos mecânicos.
O dinamismo exprime-se, em primeiro lugar, pela identidade exterior. Específica, é imediatamente reconhecível graças a uma postura apoiada em vias mais largas, 10 mm à frente e 20 mm atrás.
Sublinhados por elementos cuja forma acompanha de perto as rodas, a zona inferior da carroçaria de 3 portas e os guarda-lamas alargados exprimem visualmente todo o potencial destas duas viaturas.

Detalhes que fazem a diferença

Visível de dia ou de noite, a assinatura luminosa da zona dianteira é sublimada por novos faróis de halogéneo, equipados com uma linha de luz de última geração.
Estes faróis, com uma estrutura interna de forma rectangular, recorrem à tecnologia LED para as luzes de mudança de direcção e para a iluminação diurna. Enquadrando os máximos, cujo friso flutuante lembra a pupila de um felino, oferecem uma íris ao “olhar” dos 208 GTi e 208 XY.
O friso cromado ligeiramente alargado da grelha específica parece aumentar a largura do veículo. Grelha cuja malha contribui para o dinamismo e para os tornar distintos, já que ela é diferente nos dois modelos.
No 208 GTi, a grelha preta brilhante focaliza os olhares com inserções cromadas brilhantes que reinventam em 3D o xadrez de conotação desportiva.
No 208 XY, a grelha cromada integra três pequenas barras horizontais inclinadas sobre a trave lacada a preto.

Ambientes exclusivos

O cuidado do detalhe prevaleceu e salta aos olhos logo que a porta é aberta: a soleira em alumínio tem o nome Peugeot gravado.
Uma harmonia escura em toda a parte superior, painel de bordo revestido a TEP PU e pespontado, revestimento dos bancos são detalhes específicos dos 208 GTi e 208 XY, propondo ambientes exclusivos, tipificados em função das cores vermelha e Purple.
Bancos envolventes, volante em couro, fole da alavanca de velocidades, pega do travão de mão em couro, apoios de braço em TEP PU Prestige e painel de bordo, todos aumentam o prazer dos sentidos.
O painel de instrumentos elevado possui uma assinatura luminosa inovadora e distintiva. Replicando as funções LED dos faróis, os mostradores são contornados por frisos em cromado acetinado e iluminados posteriormente por LED, enquanto as agulhas se deslocam sobre um fundo em alumínio maquinado.
O habitáculo é igualmente pontuado por peças trabalhadas. Os ventiladores, os motivos decorativos laterais do ecrã táctil, a decoração do painel de bordo, a inserção no volante, os cintos de segurança, as pegas das portas dianteiras e traseiras unem-se ao ambiente interior. O conjunto de pedais e o apoio de pé em alumínio contribuem para dar um toque final a este interior tecnológico e requintado.

208 GTi, regeneração do mito

O ADN da marca dotou-se dos melhores genes para preparar minuciosamente este GTi moderno.
O caderno de encargos era simples: criar um desportivo divertido e chique, interpretação contemporânea do mito GTi.
A cor da pintura (seis cores disponíveis no catálogo) reveste integralmente o 208 GTi, incluindo o dispositivo aerodinâmico traseiro exclusivo. Desportivo na verdadeira acepção da palavra possui uma saia traseira preta brilhante e o escape desemboca numa dupla saída cromada de forma trapezoidal.
Os contornos cromados dos vidros terminam com uma assinatura que presta homenagem ao ilustre 205 GTi. Por seu turno, o friso de custódia arvora orgulhosamente o logo GTi, num cromado brilhante sublinhado a vermelho.
Qualquer que seja a cor escolhida, uma tonalidade vermelha pontua a viatura, seja nas prensas dos travões, no friso inferior da grelha, no “lettering” Peugeot no dispositivo aerodinâmico traseiro ou na grelha. O conjunto é subtilmente evidenciado por apontamentos em cromado brilhante nos frisos dos faróis de nevoeiro, no friso superior da grelha e nos retrovisores.

Interior dinâmico

A partir da soleira das portas, onde as letras Peugeot surgem em cor de fogo, o 208 GTi é decididamente um desportivo. Os bancos conjugam o couro Club Nappa e o tecido em Malha Caro, dinamizado por uma linha vermelha, tal como o painel de bordo, revestido a TEP PU preto com pespontos vermelhos, recebe uma decoração em esbatido de vermelho a preto.
As informações sobre as performances do veículo são apresentadas através de um painel de instrumentos elevado, equipado com uma matriz colorida e enquadrada por mostradores com contorno retro iluminado a vermelho por LED. Sobre o fundo em alumínio maquinado dos mostradores, desenhado com um motivo em xadrez preto brilhante, as agulhas brancas estão prontas a partir em direcção à zona vermelha. 
Bem apoiado no banco, com o cinto de segurança preto debruado a vermelho devidamente colocado, intuitivamente as mãos apoiam-se no pequeno volante em couro preto, perfurado e pespontado a vermelho. Sem que seja necessário olhar, a mão direita encontra o punho da alavanca de velocidades em alumínio, com uma inserção lateral a vermelho, ou o comando do travão de mão em couro pespontado.   

Mecânica desportiva

O 208 GTi delicia o seu condutor com um prazer de condução incisivo, graças ao chassis divertido e provocador de sensações. Ligações ao solo específicas - Molas, regulação dos amortecedores, barra estabilizadora, berço dianteiro e travessa traseira enrijecidos -, os pneus 205/45 assentam em jantes Carbone de 17’’ com forma de diamante, pintura Storm e verniz mate.
Elas abrigam discos ventilados de 302 mm à frente e 249 mm atrás. Arrefecidos por tomadas de ar dinâmicas, estes discos asseguram uma travagem incisiva.
Divertido, desportivo e seguro, com uma sonoridade sedutora, o 208 GTi possui ESP passível de ser totalmente desligado.

Performances de eleição

O motor a gasolina 1.6 THP 200 cv exprime-se através de uma linha de escape desenvolvida. Associado a uma caixa mecânica de 6 velocidades curtas, o motor apresenta um binário máximo de 275 Nm e uma potência máxima de 200 cv.
Resumo das características mecânicas principais:
- Motor 1.6 THP com Turbo-compressor de geometria variável
- Potência: 200 cv / 5.800 rpm
- Binário: 275 Nm / 1.700 rpm
- Caixa manual de 6 velocidades
- Consumo misto: 5,9 l/100 km
- Emissões de CO2: 139 g/km
Prestações:
- Velocidade máxima: 230 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 6,8s
- 1000 m de arranque em 27 segundos
- recuperações de 80 para 120 km/h em 5ª velocidade em menos de 7 segundos

Gamas, equipamento e preços

Dotado unicamente com o motor 1.6 THP 200 cv, com uma gama muito simples de apenas uma versão, o 208 GTi possui um conjunto de equipamentos de série de referência, de forte conteúdo e com um preço muito atractivo: 24.950 euros.

O equipamento de série contempla:
- Aileron traseiro desportivo
- Airbags frontais, laterais e de cortina
- AC automático bi-zona
- Cruise Control com programação
- Dupla saída de escape cromada
- E.S.P. - Electronic Stability Program (totalmente desactivável)
- Faróis de nevoeiro com cornering
- Jantes em liga leve 17'' Carbone Storm
- Luzes diurnas e piscas em LED
- Navegação integrada
- Óculo e vidros laterais traseiros escurecidos
- Pack Visibilidade
- Pinças de travão vermelhas
- Pneu sobressalente com Jante liga leve 17''
- Retrovisores exteriores rebatíveis electricamente
- Sistema de ajuda ao estacionamento traseiro
- Touch Screen de 7”, com 6 altifalantes, sistema de som Arkamys, tomada USB e
Jack, Bluetooth® , e comandos no volante
- Volante em couro perfurado com monograma GTi

Série especial: 208 GTi Limited Edition


Uma série especial associada ao lançamento, o 208 GTi Limited Edition terá um volume de produção limitado a 79 veículos para toda a Europa, incluindo 5 para o mercado português. Símbolo da raça deste novo GTi, está já disponível em Portugal para reservas via Internet, sendo proposto por um PVP de 26.600 €.
A acrescentar ao já elevado nível de equipamento de série do 208 GTi, a Limited Edition contará com os seguintes equipamentos específicos:
- Cor exterior: Branco Nacré Satin
- Numeração no painel de bordo e na parte inferior dos vidros laterais traseiros
- Jantes em liga leve 17’’ Carbone Noir Onyx
- Centros de roda com contorno vermelho
- Sistema Hi-Fi JBL

Peugeot  208 XY: Urbano e chique

Esta versão surge revestida com uma nova cor Purple Night, uma das seis tonalidades disponíveis. Do pára-choques dianteiro à saia específica do pára-choques traseiro, a carroçaria é pontuada por detalhes cromados, subtis toques Purple sobre os logos Peugeot ou sobre os cubos das rodas. As caixas dos retrovisores, os frisos dos faróis de nevoeiro, os contornos dos vidros e o friso da saia traseira são em cromado brilhante. No friso dos vidros de custódia e no pilar central, apontamentos em preto brilhante completam este conjunto.
À frente, a grelha sintetiza esta preocupação com o aspecto, associando o preto brilhante da trave com o cromado brilhante do friso e da grelha.
Finamente trabalhadas, as jantes multibraço Mercure de 17’’ com dois aspectos (diamante / Anthra) recebem no centro um centro de roda em alumínio com debruado Purple.
Na porta traseira surge a assinatura XY com um logo de grafismo cinzelado e dinâmico.
Personalizável através de stickers no tejadilho, o 208 XY oferece uma identidade ímpar e exclusiva.

Interior sofisticado e luminoso

O habitáculo encontra-se em perfeita ressonância com o exterior. Os materiais e os aspectos são ligados pelos pespontos Purple. Um cromado Bélem reveste os ventiladores e as decorações laterais do ecrã.
Sublinhado por estes apontamentos, o painel de bordo em TEP PU Prestige bronze metalizado reúne o interface táctil e o painel de instrumentos através de uma decoração em esbatido bronze-preto.
Os bancos são revestidos com tecido Mithy, TEP PU Prestige e Alcantara. Aos pés do condutor, o conjunto de pedais e o apoio de pé em alumínio são acompanhados por tapetes de qualidade superior, bordados com um cordão de cor bronze e pespontos Purple.
Este ambiente sofisticado e luxuoso é personalizável através da escolha de revestimentos específicos. Depois da opção entre o couro Club Nappa, preto ou bronze, e o couro Club Nappa preto associado a uma confecção em Alcantara almofadada com um tratamento exclusivo e dinâmico, o 208 XY pode ainda ser individualizado de forma mais intensa.
Mas este habitáculo não é apenas luxuoso. Apela também à ergonomia. Com as mãos naturalmente poisadas sobre o pequeno volante em couro perfurado de cor bronze, o condutor comanda com a ponta dos dedos o grande ecrã táctil de 7’’ com ampla conectividade (tomada do tipo jack, USB, Bluetooth).
Graças aos seis altifalantes, a sua música preferida é difundida a partir do seu aparelho nómada, em streaming e com alta qualidade, desde a saída de casa até ao local de trabalho.

Sistema de navegação e Park Assist

Raro neste segmento, o sistema de estacionamento automático vale-se das dimensões compactas do 208 XY para facilitar consideravelmente a condução urbana. As manobras de estacionamento passam a ser automatizadas, após a activação do Park Assist: o condutor selecciona no ecrã táctil a manobra a efectuar num espaço de estacionamento à esquerda ou à direita da faixa de rodagem.
Com recurso a sensores ultra-sons, aos sensores de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro e, ainda, a dois sensores laterais à frente, o Park Assist mede o tamanho dos lugares disponíveis até localizar um espaço adequado. Estaciona-o depois, de forma inata e automática, por acção da assistência eléctrica da direcção. Liberto desta tarefa, o condutor tem apenas que controlar a progressão do veículo e o espaço circundante.
Esta funcionalidade irá depois ajudá-lo a sair do estacionamento.

Gamas, preços e motores

Iluminação dinâmica em curva, alarme ou os bancos aquecidos completam uma dotação de equipamento deveras rica: tecto panorâmico em vidro com iluminação posterior de ambiente, climatização automática bi-zona, cruise control, apoio central de braço nos lugares da frente integrando um espaço para arrumação de objectos.
Citadino na alma, o 208 XY é o primeiro no seu segmento a propor, de série, a tecnologia Park Assist, que permite efectuar um estacionamento semiautomático. O condutor tem apenas que controlar a progressão do veículo e o espaço circundante. A vasta dotação de equipamento de série posiciona claramente o XY no topo do seu segmento:
- Airbags frontais, laterais e de cortina
- AC automático bi-zona
- Cruise Control com programação
- E.S.P. - Electronic Stability Program
- Jantes em liga leve 17'' Mercure Anthra
- Luzes diurnas e piscas em LED
- Navegação integrada
- Óculo e vidros laterais traseiros escurecidos
- Pack Arrumação
- Pack Visibilidade
- Park Assist + Faróis de nevoeiro com cornering
- Pneu sobressalente com Jante liga leve 17''
- Retrovisores exteriores rebatíveis electricamente
- Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro
- Tecto panorâmico em vidro
- Touch Screen de 7”, com 6 altifalantes, sistema de som Arkamys, tomada USB e jack, Bluetooth® e comandos no volante
- Volante em couro perfurado
Ao contrário do GTi, este 208 XY encontra-se disponível com uma gama alargada de motorizações:

- 1.6 e-HDi 92 FAP, caixa manual de 5 velocidades, 98g de CO2/km
- 1.6 e-HDi 92 FAP, caixa pilotada de 6 velocidades, 98g de CO2/km
- 1.6 e-HDi 115 FAP, caixa manual de 6 velocidades, 99g de CO2/km
- 1.6 VTi 120, caixa manual de 5 velocidades, 134g de CO2/km
- 1.6 THP 155, caixa manual de 6 velocidades, 135g de CO2/km

Quanto a preços, esta é a estrutura da gama disponível em Portugal:

- 1.6 THP 156 cv > PVP 23.561€
- 1.6 e-HDi 92 cv > PVP 22.861€
- 1.6 e-HDi 115 cv > PVP 23.661€


-->

Sem comentários