APRESENTAÇÃO: Nissan Juke Nismo


Quando as características de um determinado modelo o tornam único e por causa disso se gera uma espécie de moda, a vontade de reforçar ainda mais essa exclusividade como que se torna numa necessidade. É um pouco o que está a acontecer com o Nissan Juke, o pequeno crossover da marca japonesa que tem conhecido um assinalável sucesso comercial nos mercados mundiais. Ao ponto de já dispor de versões desportivas como o Juke-R ou o Juke Nismo de que se fala a seguir.



O Juke-R, uma edição limitada com 545cv e capaz de alcançar mais de 250 km/h, já foi tratado NESTE TEXTO. Esta versão nasceu como concept mas, graças à aceitação, rapidamente foi levada à produção, embora em pequena escala. Só que, enquanto o Juke-R inicial estava baseado nas especificações do GT-R de 2010, a nova edição beneficia da transmissão e chassis do GT-R de 2012 , factores que incrementaram ainda mais as suas prestações.
Já o Nissan Juke Nismo é o primeiro de uma série de novos modelos Nismo inspirados pela herança japonesa nos desportos motorizados. Apresenta um estilo ainda mais refinado, melhor desempenho e condução mais desportiva, estando o início de comercialização previsto para Janeiro de 2013.

Uma presença ainda mais radical

Um novo kit de carroçaria confere ao Juke um design ainda mais dinâmico e impressionante. Ao estilo já de si radical do modelo original, a versão Nismo acrescenta um pára-choques dianteiro e traseiro mais baixos, guarda-lamas e saias laterais mais amplas, uma grelha modificada e um deflector traseiro que controla o fluxo de ar.
Estas melhorias aerodinâmicas reduzem a elevação dianteira e traseira sem aumentar o atrito aerodinâmico, melhorando o desempenho da sua condução.

As novas rodas com jantes de liga leve de 18 polegadas e pneus mais amplos proporcionam uma maior aderência e dão um impulso ainda maior à presença em estrada do Juke Nismo.
O tratamento continua no interior do habitáculo, onde o volante, os pedais, os indicadores, o punho da alavanca de velocidade e os forros das portas foram redesenhados para aumentar o prazer de condução desportiva. Para destacar ainda mais a personalidade de elevado desempenho deste Nissan Nismo, foram adicionados bancos desportivos especiais forrados a cabedal e com costuras vermelhas.
Está motorizado com uma versão afinada do motor DIG-T de 1.6 litros a gasolina, com injecção directa e turbo-comprimido, inspirado no que foi instalado no revolucionário automóvel de corridas Nissan DeltaWing de Le Mans.
Afim de garantir o cabal aproveitamento dos 200 cv que este motor debita, foram efectuadas alterações e novas afinações na suspensão, de modo a melhorar o controlo da tracção. Pode ainda dispor de um controlo de vectorização do binário, uma tecnologia que assegura uma melhor aderência e agilidade em curva.

O Juke Nismo será fabricado na Nissan Motor Manufacturing UK, em Sunderland, no Reino Unido, juntamente com os outros membros da família Juke. A gama de produtos Nismo da Nissan, desenvolvida pela divisão desportiva da marca no Japão, irá futuramente acrescentar a outras versões padrão da gama Nissan um estilo distinto e personalizado e características desportivas de elevado desempenho.



Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários