Ford lança novo motor a gasolina com quatro cilindros: 1.5 EcoBoost

A marca americana revelou mais um eficiente motor a gasolina. O 1.5 EcoBoost é o quinto propulsor a oferecer esta comprovada tecnologia que consiste no uso de turbocompressor, injecção directa de combustível e comando de válvulas variável, aliando a potência de um motor de maior capacidade à economia de um propulsor de cilindrada mais reduzida. O novo motor será introduzido pela primeira vez na China, no novo Ford Mondeo, fazendo a sua primeira aparição pública no Salão Automóvel de Xangai 2013. Ainda em 2013 será aplicado no Fusion, na América do Norte, e, mais tarde, no novo Mondeo na Europa. O 1.5 EcoBoost tem o bloco de alumínio e possui dupla árvore de cames, contando ainda com algumas das características inovadoras introduzidas no premiado 1.0 EcoBoost, incluindo um colector de escape integrado. O novo motor deverá fornecer potência e binário semelhantes ao actual EcoBoost de 1.6 litros da Ford, ao mesmo tempo que oferece maior economia de combustível e menores emissões de CO2.


Trata-se, portanto, de uma entrada estratégica da Ford nos mercados globais que oferecem benefícios fiscais para consumidores que compram veículos movidos por motores de 1.5 litros de capacidade ou inferiores.
Como um dos principais contribuintes para a estratégia agressiva da Ford de economia de combustível e de emissões, as tecnologias EcoBoost permitem melhorias ao nível da eficiência de combustível e emissões de CO2 de até 20 por cento. Com turbocompressor, injecção directa de combustível e comando de válvulas variável, foi projectado para ser ainda mais eficiente e oferecer níveis elevados de refinamento, insonorização e desempenho.
É, ainda, o primeiro motor da Ford a incorporar uma embraiagem controlada por computador na bomba de água accionada por correia, o que melhora ainda mais a eficiência e reduz o tempo de aquecimento. É adicionado um sistema de arrefecimento a água para proporcionar uma alimentação mais eficiente do ar para dentro do motor.

Capacidade produtiva: 1.6 milhões de motores EcoBoost

O arranque da produção do 1.5 litros EcoBoost de quatro cilindros acontece na fábrica da Ford em Craiova, na Roménia. Outros locais de produção serão futuramente anunciados. 
Com o lançamento do novo e eficiente motor, a Ford tem agora capacidade para construir anualmente 1.6 milhões de motores EcoBoost. Até ao final de 2013 seis fábricas na Europa, Ásia e América do Norte irão produzir motores EcoBoost, triplicando o número das existentes em 2010.
A Ford já vendeu a nível mundial mais de 600 mil veículos equipados com EcoBoost desde que a gama foi lançada em 2009 com o 3.5 V6 EcoBoost. A Ford acrescentou o 2.0 EcoBoost em 2010, seguindo-se o 1.6 EcoBoost em 2011 e, no ano passado, foi lançado o 1.0 EcoBoost, vencendo o "International Engine of the Year" 2012.
Até ao final deste ano, cerca de 80 por cento dos modelos globais da empresa estarão disponíveis com a tecnologia EcoBoost de economia de combustível. 

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo? 

Sem comentários