APRESENTAÇÃO: Renault Twin Run (concept car)

A importância deste “Twin’Run” apresentado por ocasião do 71º Grande Prémio do Mónaco, realizado em 2013, vai além do protótipo em si. Ele pode revelar a próxima linha do modelo compacto destinado a substituir o actual Twingo, que a marca francesa tem vindo a desenvolver com a Mercedes, que pretende relançar o Smart Forfour. Prestando homenagem aos míticos R5 Turbo e Clio V6, o Twin’Run é um verdadeiro automóvel de corrida, com um chassis tubular herdado directamente da competição, e um motor V6 de 320 cv derivado do Mégane Trophy, colocado em posição central traseira. Os dados revelados dizem-no capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e de atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. Já rola e pisou a pista monegasca nas mãos do português Carlos Tavares, Director-Geral Delegado para as Operações da Renault. Conheça com mais pormenor o que promete mais um concept car do construtor francês.

-->

A carroçaria de de três portas mede 3,68 metros de comprimento, 1,75 de largura e 1,49 de altura. Medidas muito semelhantes às do actual Renault Twingo. O seu peso é de 950 quilos, transporta o motor atrás do habitáculo em posição longitudinal e possui tracção às rodas traseiras.
A silhueta compacta e arredondada é extremamente dinâmica, com as rodas nos extremos da carroçaria e uma linha de cintura elevada que sublinha a sensação de dinamismo.
A pintura azul “Renault Sport” do Twin’Run, as listas vermelhas no tejadilho, o vermelho na moldura da grelha dianteira, nas entradas de ar, nos espelhos retrovisores ultrafinos e nos extremos do aileron traseiro, bem como uma lista vermelha nas jantes reforçam a imagem de um verdadeiro automóvel de competição.
Em homenagem a um prestigiado precursor, o número “5” nas portas faz alusão ao R5 Turbo, o emblemático automóvel de ralis dos anos 80.
Uma série de detalhes é também homenagem ao R5 Turbo, incluindo o design dos faróis dianteiros. Os quatro faróis adicionais extraplanos, com tecnologia LED, são uma apropriação moderna dos faróis usados nas especiais nocturnas dos ralis. As sequências de luzes, totalmente reconfiguráveis, são controladas através de um sistema no interior do automóvel. O desenvolvimento deste sistema foi um verdadeiro desafio para garantir uma poderosa fonte de iluminação em lâmpadas com apenas 25 mm de espessura.

Chassis aeronáutico e carroçaria em material compósito

Desenvolvido com a assistência da Tork Engineering/Poclain Vehicles, especializada na preparação de chassis para competição, o Twin’Run é um verdadeiro automóvel de corrida: carroçaria em material compósito, assente num chassis multitubular em aço.
O motor montado longitudinalmente em posição central traseira é o V6 de 3,5l da Aliança Renault-Nissan, que está disponível nos modelos Laguna, Espace e Latitude. Nas pistas é utilizado pelo Mégane Trophy.
Este V6 de 3.498 cc debita 320 cv às 6.800 rpm, com um binário de 380 Nm às 4.850 rpm, e está associado a uma caixa sequencial SADEV de seis velocidades, com diferencial autoblocante. A embraiagem de duplo disco metálico dupla advém directamente da competição.
As entradas de ar de admissão estão posicionadas ao nível das cavas das rodas traseiras. Os extractores de ar nas laterais ajudam a arrefecer o motor. O sistema de arrefecimento recebeu tratamento especial com condutas de alumínio polido, que estão visíveis no chão do habitáculo. O motor está separado do posto de pilotagem por um painel em acrílico.
Para assegurar uma boa distribuição de peso, devida à colocação traseira do motor, vários componentes foram colocados debaixo do capot, incluindo o depósito de combustível, o radiador e o sistema de assistência hidráulico.
A carroçaria em material compósito de fibra de vidro-poliéster é, naturalmente, também oriunda da experiência na competição.
A arquitectura de dois volumes do Twin’Run cria “sustentação” a altas velocidades e, por isso, o pacote aerodinâmico inclui um difusor que canaliza o fluxo de ar por baixo do automóvel e um aileron fixo para um maior apoio aerodinâmico a altas velocidades.
As jantes de alumínio têm apenas um parafuso central e estão equipadas com pneus Michelin de 18”.

Um habitáculo dedicado à performance

O Twin’Run tem o habitáculo de um automóvel de competição, com o roll-bar tubular e os bancos de competição equipados com arnês de segurança.
Os painéis das portas e o painel de instrumentos são revestidos a couro tipo “alcântara” preto e vermelho. As bacquets, com assinatura Twin’Run, são em couro alcântara de 3 cores.
O condutor usufrui de um volante de competição e de uma alavanca de velocidades de comando sequencial colocada em posição elevada para facilitar as rápidas mudanças de velocidade.
O travão de mão está posicionado à mesma altura que a alavanca de velocidades.
Debaixo dos pés do condutor, os pedais de alumínio são de competição e concebidos para facilitar o movimento ponta-tacão.
Posicionado numa consola lacada de cor branca, o painel de instrumentos é dedicado, em primeira instância, à pilotagem.
O Twin’Run possui um ecrã de 5.5‘‘ LCD XAP posicionado logo atrás do volante. A apresentação multipáginas indica, a vermelho e azul, a velocidade, a relação engrenada, o regime do motor, assim como as pressões do combustível, da embraiagem e do óleo.
Dois manómetros vermelhos de agulhas colocados em posição central mostram as temperaturas do óleo e da água.

DADOS TÉCNICOS

Dimensões e capacidades:
Comprimento x largura x altura: 3.680 mm x 1.750 mm (1.970 mm com retrovisores) x 1.493 mm
Via dianteira: 1.522 mm
Via traseira: 1.497 mm
Capacidade do Depósito de Combustível: 40 litros
Peso em vazio: 950 kg

Carroçaria:
- Compósito, vidro-poliester

Motor:
- Renault V4Y / Nissan VQ35 da Aliança Renault-Nissan
- Disposição longitudinal em posição central traseira
- V6 (60°) – 24 válvulas – 3.498 cm3
- Diâmetro–curso: 95.5 mm x 81.4 mm
- Injecção / ignição: sistema de gestão integral SODEMO EV14
- Potência Máxima 320 cv às 6.800 rpm
- Binário Máximo 380 Nm às 4.850 rpm
- Regime Máximo do motor 7.500 rpm

Transmissão:
- Tracção traseira
- Caixa sequencial de 6 velocidades + marcha atrás
- Diferencial autoblocante
- Embraiagem de duplo disco metálico Ø184mm

Chassis:
- Multitubular em aço 25CD4S
- Suspensão de duplo braço triangular à frente e atrás
- Amortecedores-mola OHLINS de 2 vias à frente e atrás

Travões:
- Discos dianteiros ventilados Ø356 x 32 e estribos de 6 pistões
- Discos traseiros ventilados Ø328x30 e estribos de 4 pistões

Jantes e pneus:
- Dianteira: jantes de liga leve de 7.5’’ x 18’’ e pneus Michelin 205/40 R18
- Traseira: jantes de liga leve de 8.5’’ x 18’’ e pneus Michelin 245/35 R18

Performances:
- 0 - 100 km/h: 4.5s
- Velocidade máxima: 250 km/h

Parceiros:
- Tork Poclain Vehicles (chassis, carroçaria)
- Michelin (pneus)
- SPARCO (bancos)
- SABELT (arnês)


Sem comentários