APRESENTAÇÃO: Mercedes-Benz Classe C (MY 2014)

Com carroçarias Sedan e Wagon, além de uma elegante e desportiva versão coupé, juntar-se-à, mais tarde, um descapotável com capota em lona. Partindo de um conceito de design leve, que permitiu uma redução média de peso até 100 kg, uma apurada aerodinâmica e novos motores mais eficientes, o Classe C introduz também um conjunto de novos sistemas de assistência com vista a aumentar a segurança. Disporá igualmente de novas ajudas à condução, com destaque para as informações disponibilizadas por um touchpad inovador incluído na consola central. Sendo o primeiro de uma nova geração de produtos que irá utilizar uma nova plataforma com tracção traseira bastante mais leve, a nova suspensão assegura-lhe ainda maior conforto sem prejuízo de uma condução e de um comportamento vivo e ágil. Veja a seguir algumas imagens e mais dados sobre a futura geração da gama C, cuja estreia está prevista para o Salão de Genebra na Primavera de 2014.  

O novo Mercedes-Benz Classe C cresce em comprimento cerca de 10 cm, oito dos quais utilizados para aumentar a distância entre eixos, que passará a ser de cerca de 2,84 metros. A largura do carro (sem espelhos) aumenta para aproximadamente 1,81 metros (sensivelmente mais 4 cm).
A versão Sedan dispõe de 485 litros de capacidade de bagagem e de mais espaço numa cabine que revela uma evolução clara de qualidade, funcionalidade e design.
Quanto a motores, sabe-se que, além de versões revistas e eficientemente actualizadas dos actuais blocos motrizes, em 2015 poderão surgir versões híbridas “plug-in” com autonomia para cerca de 30 km em modo puramente eléctrico.
Mais do que uma mera possibilidade, a gama deverá receber o diesel 1.6 dCi com 115 ou 136 cv da Renault, actualmente utilizado quer em modelos desta marca como na Nissan. O peso reduzido e do carácter compacto deste motor colocarão do novo Classe C na liderança do seu segmento em termos de emissões de CO2. Dependendo da sua configuração e do mercado, este motor sobrealimentado de 1598 cc entrega 115 ou 136 cv de potência e fornece 280 ou 320 Nm de binário.
Com injecção directa common rail possui uma pressão máxima de 1600 bar. A disponibilidade deste motor faz parte da estratégia de cooperação entre estes dois fabricantes, recordando-se que o actual Classe A já utiliza o motor 1.5 dCi e que o futuro Smart Foufor e Renault Twingo partem de uma base comum.

Construção leve reduz consumos e aumenta a dinâmica

Um design inteiramente novo e a utilização extensa de alumínio foram acompanhados pela utilização de peças de aço moldadas a quente e aços de alta resistência e da utilização dos materiais adequados no local adequado.
A carroçaria e a respectiva estrutura foram também desenhadas para proporcionar uma segurança exemplar em termos de colisão. Neste capítulo acrescem pormenores como o sensor do novo airbag do passageiro dianteiro no futuro Classe C que consegue detectar todas as cadeiras para crianças instaladas, desactivando-se automaticamente. Depois de remover a cadeira para criança, o airbag é activado de novo.
Incorpora também muitos dos sistemas de assistência novos ou já existentes com uma gama de funções melhoradas e que tiveram a sua estreia mundial no Classe S: o chamado Mercedes-Benz Intelligent Drive.
A nova geração do Mercedes-Benz Classe C será a primeira a assentar sobre a nova MRA (Mercedes Rear-wheel drive Architecture), uma inovadora plataforma com tracção traseira, mais leve e que permite ao modelo de base pesar apenas 1380 kg. Graças a isto, carroçaria e estrutura são, em média, cerca de 70 kg mais leves do que as da produção convencional com a utilização de aço. No geral, todo o veículo é cerca de 100 quilogramas mais leve, comparando com o antecessor. Esta poupança de peso reduz significativamente o consumo de combustível, definindo um novo padrão neste segmento.
Outra característica de diferenciação do modelo assenta sobre a suspensão dianteira mais desportiva e com múltiplas possibilidades de afinação consoante as características da versão. Este eixo dianteiro de 4 ligações garante uma cinética excelente do eixo, enquanto a configuração do eixo traseiro sofre também melhorias de tracção e desempenho.
Quanto à nova Classe C Station será equipado com uma nova suspensão de aço. Em alternativa, torna-se no primeiro veículo do seu segmento que pode ser equipado com suspensão pneumática (AIRMATIC) no eixo dianteiro e traseiro. Graças ao controlo electrónico e ao amortecimento variável contínuo, oferece características extraordinárias de redução de ruído da estrada e vibrações de pneus e a escolha de diferentes configurações de amortecimento.

Interior progressista e de qualidade

O emprego de materiais de nível superior e de acabamentos de qualidade é algo a que a marca germânica há muito já habituou os seus clientes.
Menos conservadores do que era habitual, os últimos produtos da marca têm vindo a revelar uma aposta clara num design mais moderno, sem perder em vista as necessárias exigências de classe e funcionalidade.
Essa aposta tem vindo a manifestar-se também com a introdução de mais e melhor equipamento e de ajudas à condução, tornando esta não apenas mais cómoda como, sobretudo, mais fácil e acessível.
Por isso, o design interior do futuro Classe C evolui em sensualidade e elegância, respirando, ainda assim, um carácter desportivo que acompanha o luxo contemporâneo.
Entre o conjunto de novas funcionalidades, o destaque vai para o touchpad inovador desenvolvido pela Mercedes-Benz que, tal como num smartphone, todas as funções da unidade principal podem ser operadas facilmente com movimentos dos dedos (mais pormenores sobre este equipamento no capítulo seguinte).
Além da informação no visor central, outra inovação na marca é o visor projectado no pára-brisas. Tal como num avião caça, este equipamento projecta informação importante sob a forma de imagem virtual directamente no campo de visão do condutor. Parecendo flutuar sobre o capot, a cerca de dois metros do condutor, o sistema fornece informação sobre velocidade, limites de velocidade, instruções de navegação e mensagens do DISTRONIC PLUS. Possui uma imagem virtual de alta resolução que o condutor pode ajustar de acordo com as suas definições preferidas.

Novo Classe C na ponta dos dedos

O touchpad no novo Classe C constitui uma evolução do actual sistema de operação de navegação, áudio e entretenimento da Mercedes-Benz.
A superfície de controlo com 65 x 45 milímetros, feita com material resistente a riscos, está incorporada no apoio-de-braços da consola central, sendo contornada por um suporte de metal de alta qualidade.
Ao contrário de soluções com superfície sensível ao toque que apenas suportam passos operacionais previamente seleccionados, o touchpad no novo Classe C pode ser utilizado para controlar todas as funções do painel de entretenimento, utilizando toques familiares dos smartphones e tablets.
Este touchpad permite a introdução de letras, números e caracteres especiais através da utilização da função de reconhecimento de escrita manual no respectivo idioma. Os caracteres introduzidos podem ser lidos também em voz alta pelo sistema, assegurando, deste modo, que o condutor não tira os olhos da estrada e, por isso, reduz a distracção ao mínimo.
O utilizador pode introduzir comandos de modo fiável, permanecendo apoiado no respectivo apoio-de-braços ergonómico sem necessitar de deslocar a mão. Uma nova funcionalidade de detecção do apoio-de-braços aumenta também a segurança de operação e ajuda a evitar introduções incorrectas. Como parte deste processo, o sistema analisa um sinal do sensor em três dimensões, detectando assim se a mão está apenas a ser colocada no apoio-de-braços ou se está a introduzir dados. Os ícones na superfície de controlo são iluminados no escuro para ajudar o utilizador a localizar as várias funções.
Três botões sensíveis ao toque estão dispostos atrás do touchpad e podem ser usados para operar funções importantes de modo rápido e directo (função de retroceder, mudança para o menu de favoritos e menu rápido de áudio).
O visor vertical em posição destacada no cima e ao centro do tablier possui uma diagonal de ecrã de 17,78 centímetros (7 polegadas) ou de 21,33 centímetros (8,4 polegadas) com a opção COMAND Online.


-->

Sem comentários