APRESENTAÇÃO: Renault Mégane (MY 2014). Preços, características.

Modelo de maior sucesso da marca francesa e líder do seu segmento em diversos mercados europeus, o Mégane renovou-se em termos estéticos e actualizou-se em termos tecnológicos. Não se registaram alterações na oferta de motores face à versão anterior (ver AQUI o ensaio a todas as versões e modelos), como se pode observar na tabela de preços publicada mais abaixo. Com uma nova identidade dianteira, distribuído pelas carroçarias Berlina, Coupé, Break e Coupé-Cabriolet (além de uma inédita oferta de 2 versões de Comerciais Ligeiros com base na Berlina e no Coupé), a gama tem preços a partir dos 22.800€ e beneficia da habitual garantia de 5 anos.

Nos últimos nove anos o Mégane foi sempre um dos três modelos mais vendidos em Portugal. Foi oito vezes líder do segmento (2013 incluído) e, em termos absolutos, foi seis vezes o modelo mais vendido em Portugal. A terceira geração só este ano é que vai ser destronada da liderança absoluta, passando esse testemunho ao Clio.
Por ter beneficiado de muitos e importantes desenvolvimentos tecnológicos que são hoje referência ou até únicos no segmento – melhores motores da categoria; R-Link considerado o melhor sistema multimédia do mercado; e melhor classificação de sempre nos testes de segurança Euro NCAP –, é na estética que o novo Renault Mégane mais se demarca da geração anterior.
Recebe uma frente com a nova identidade visual já vista em modelos como o Clio, Captur, Scénic ou ZOE e que simboliza a nova estratégia de design da marca Renault:
- Capot é totalmente novo, de modo a receber o símbolo Renault de maiores dimensões ao centro
- Novos faróis de LED
- Novo pára-choques e uma nova grelha
- Novas molduras e novas máscaras dos faróis nas gamas GT Line e R.S..

Os melhores motores do segmento

Disponível com cinco diferentes motorizações, três diesel e duas a gasolina, com destaque para os novos motores Energy dCi 130 e Energy TCe 130.
- Motor Energy dCi 130 com 130 cv e 320 Nm, o motor 1.6 diesel mais potente do mercado. Consumo de 4,0 l/100 km em ciclo misto e emissões de CO2 de apenas 104 g / km. Entre as várias tecnologias (raras para este tipo de motorizações) que este motor incorpora, destaque para o sistema Stop & Start, EGR de baixa pressão, Energy Smart Management e Swirl Variável.
- Motor Energy TCe 130, motor de 1,2 litros mais potente do mercado. Com 130 cavalos e 205 Nm de binário às 5.500 rpm, consumo de 5,4 l/100 km em ciclo misto e emissões de CO2 de 124 g/km. O novo TCe 130 inaugura, também, a disponibilidade da caixa EDC de dupla embraiagem de 6 relações numa motorização a gasolina.
- Bloco 1.5 dCi com 95 e 110 cv. O motor Energy 1.5 dCi 110 também é comercializado com a caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC;
- Motor 2.0 Turbo 16 V que equipa o novo Mégane R.S., com 265 CV (195 kW) de potência às 5500 rpm e um binário de 360 Nm a partir das 3000 rpm. Emissões de 174 g de CO2 e uma velocidade máxima de 254 km/h, escassos 6 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h e 25,4 segundos dos 0 aos 1000 metros.

Gama de preços para Portugal (ampliar a imagem para melhor visualização)


A mais avançada tecnologia multimédia

Desde o ano passado que o novo Mégane tem sido alvo de várias e importantes evoluções tecnológicas, nomeadamente ao nível do equipamento.
O destaque vai para o R-Link, recentemente distinguido como o melhor sistema multimédia da indústria automóvel por parte de uma empresa especializada em tecnologia automóvel.
No novo Renault Mégane, o R-Link surge integrado acima da consola central. Este é um equipamento único no segmento que, para além da navegação (TomTom®), permite ver fotografias e vídeos, ouvir música, consultar o email, navegar nas redes sociais, fazer estudos comparativos dos consumos e muitas outras funções. Tudo isto através de um ecrã táctil de 7 polegadas (18 centímetros), com uma ergonomia simples e intuitiva e que até responde aos comandos por voz.
A lista equipamentos integra também:
- Sistema de som Bose Edition (com entrada USB)
- “Visio System”, um forte aliado em matéria de segurança e de conforto, já que emite um sinal sonoro sempre que o automóvel se desvia da faixa sem que o “pisca” seja accionado e, em condução nocturna, controla automaticamente os faróis médios e máximos
- Sistema de auxílio ao estacionamento com câmara traseira
- Ar condicionado automático com regulação “bi-zona”
- Sistema de ajuda ao arranque em subida
- Cartão mãos-livres,

Novidades Mégane coupé-cabriolet 

Além de adoptar a face dianteira com nova identidade de design da Renault, com um novo pára-choques que integra o logótipo da Renault de grandes dimensões colocado sobre um fundo preto brilhante, o sistema multimédia integrado R-Link, presente na maioria dos modelos da Renault, estará também disponível no Novo Mégane Coupé-Cabriolet.
Com o maior tecto panorâmico vidrado do seu segmento (em modo coupé) o Novo Mégane Coupé-Cabriolet oferece todas as sensações da condução num descapotável eliminando os inconvenientes. O vidro pára-vento, que equipa de série o Mégane Coupé-Cabriolet, é uma oferta única neste segmento e oferece o máximo conforto aos 4 passageiros até uma velocidade de 90 km/h. 
Este novo Mégane Coupé-Cabriolet estará disponível na Primavera de 2014.

R.S. monitor democratizado

Ainda em matéria de equipamento, uma referência para a “democratização” do R.S. Monitor 2.0 no Renault Mégane R.S., uma vez que, até hoje, apenas estava disponível no exclusivo Mégane R.S. Red Bull Racing RB8.
E se o Mégane R.S. era dotado de um sistema de telemetria que só tinha paralelo nos superdesportivos, a segunda geração do R.S. Monitor (incorporado no R-Link) pode ser considerado o mais completo sistema de telemetria montado em fábrica num automóvel de grande produção, mesmo comparando com alguns superdesportivos…
Na realidade, o R.S. Monitor 2.0 satisfaz até o mais exigente amante de condução desportiva, já que através de manómetros, gráficos e diagramas a cores, dá informações sobre diferentes temperaturas, valores e curvas de potência, performances, tempos e até permite a gravação de dados num dispositivo USB, isto entre muitas outras funções.
Veja neste vídeo vários detalhes do novo Renault Mégane R.S.


Tecnologias comprovadas ao serviço da segurança

A actual geração do Renault Mégane obteve as 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP e, segundo os critérios de avaliação que estiveram em vigor até este ano, o Mégane foi o modelo mais pontuado de sempre (com 37 pontos obtidos em 37 possíveis na protecção de adultos).
A segurança activa e passiva estão ao melhor nível, graças às tecnologias mais eficazes, como por exemplo:
- Ignição automática dos faróis e dos limpa-pára-brisas
- Regulador/limitador de velocidade
- ABS com repartidor electrónico de travagem, auxílio à travagem de emergência (AFU) de série
- ESC (Electronic Stability Control) com função adicional de controlo de sub-viragem (CSV)
- Sistema Renault de protecção de 3ª geração, incluindo a protecção anti-afundamento (duplo pré-tensor, limitador de esforço e airbags adaptativos)
- Duplos sensores de choque lateral e airbags tórax/bacia/abdómen bi-câmara
- Pontos de fixação Isofix de 3 pontos para a colocação de cadeiras de criança, nos três lugares da segunda fila.



-->

Sem comentários