ANÁLISE: Volkswagem e Golf são os mais desejados pelos europeus

- VW Golf continua a ser o modelo mais vendido
- Grupo VW tem cinco modelos no Top 10: Gof (1.º), Polo (2.º), Skoda Octavia (6.º), Audi A3 (8.º) e o Passat (10.º)
- Renault Clio é o terceiro mais vendido
- Ford é a segunda marca que mais vende na Europa
- A tabela dos pequenos SUV é liderada pelo Captur. Seguem-se o Mokka e o 2008


O mercado de automóveis novos na Europa continua a crescer e as marcas mais procuradas, até meados de 2014, foram a Volkswagen e a Ford.
Globalmente, o mercado que mais sobe é o espanhol. Beneficiando das ajudas estatais de incentivo ao abate, Espanha aumenta as vendas em 23 por cento em relação a Agosto do ano passado.
Foi o melhor desempenho entre os cinco maiores mercados europeus. Seguem-se a Inglaterra (+ 9,4 %), enquanto França (-2,6%) e Alemanha (-0,4%) regrediram em Agosto. A Itália estabilizou.
Embora em volume total tenha pouca expressão numérica, o maior crescimento percentual, em Agosto, pertenceu a Portugal (+ 35,7%). A Grécia aumentou 33,6 por cento e a Irlanda 31,8 por cento. 
O crescimento percentual do mercado português está a ser bastante mais expressivo: 36.4 por cento, traduzindo 98.317 veículos ligeiros vendidos entre Janeiro e Agosto de 2014, face aos 72.062 registados no mesmo período de 2013.

Golf e Polo, os mais vendidos

O Renault Clio é o terceiro carro mais vendido
A marca alemã fez o feito de colocar três modelos seus entre os dez carros mais vendidos na Europa – Golf e Polo ocupando, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar, surgindo o Passat na décima posição.
Metade dos modelos presentes no Top 10 dos mais vendidos na Europa pertencem também ao grupo alemão: Golf e Polo nas duas primeiras posições, Skoda Octavia no sexto lugar, Audi A3 em oitavo e o VW Passat encerra a lista.
Embora distante e com quase metade das vendas da Volkswagen, a Ford é a segunda marca mais procurada pelos europeus. Impulsionada pelas vendas do Ford Fiesta (no quarto lugar) e do Focus (na sétima posição), a marca americana cresceu 5,5 por cento desde o início do ano.
Ainda assim, abaixo dos 11,2 por cento da Renault ou dos 19,7 por cento da Skoda que, em termos percentuais, são as que apresentam o maior crescimento entre os dez construtores com maior volume de vendas.
Fora do Top 10 das vendas na Europa está a Toyota, caindo 5,8% no mês de Agosto. Números mais favoráveis, embora globalmente menos expressivos, revelam um crescimento da Mitsubishi, graças ao sucesso da versão híbrida plug-in do Outlander no Reino Unido e Holanda. Já o novo Cherokee está a impulsionar as vendas da Jeep.
No mesmo sentido, as vendas do novo Porsche Macan levaram a marca alemã a um crescimento de 42,9 por cento das vendas.
Agosto foi também um bom mês para a Mazda (aumento de 15,8 por cento) e para a Volvo (14,6 por cento, com um crescimento anual de 10,4 por cento).



-->

Sem comentários