Ligação automática para 112 em caso de acidente automóvel

- Sistema liga automaticamente para o 112 logo após acidente 

- Equipamento obrigatório em todos os veículos novos vendidos na Europa a partir de 2018

- Funciona em conjunto com sistema de navegação para identificar local do sinistro 

- Privacidade dos condutores é protegida por causa da monitorização constante do veículo

A presença de dispositivos automáticos de chamadas de emergência (eCall) nos veículos motorizados vendidos na União Europeia a partir de Abril de 2018 vai passar a ser obrigatória.

O sistema de chamadas de emergência foi concebido para tornar mais rápidos os serviços de emergência em caso de acidente de viação, prevendo-se que tal medida contribua para a redução do número de vítimas mortais.

Os aparelhos sem fios eCall ativam automaticamente um sinal de alarme para o número europeu de emergência 112. 

É compatível com os sistemas de navegação por satélite, que vão ajudar a identificar o local do sinistro com precisão e, desse modo, reduzir o tempo de resposta às emergências. 

A infraestrutura para o sistema eCall deverá estar operacional até 01 de Outubro de 2017, sendo a sua utilização ser acessível e gratuita para todos os consumidores. 

Para salvaguardar a privacidade dos condutores, os veículos não serão objecto de localização constante e os dados relativos às localizações anteriores do veículo serão permanentemente apagados e nunca comunicados a terceiros sem o consentimento do proprietário do veículo.

Sem comentários